Empoderamento de colaboradores com Business Intelligence: a chave para o sucesso empresarial.

Como incentivar o uso de Business Intelligence para colaboradores

Business Intelligence já é um termo bastante conhecido e utilizado por gestores modernos. Esse conceito é responsável por criar estratégias administrativas, financeiras e operacionais que não seriam possíveis há uma década. No entanto, será que esse mesmo entendimento está sendo repassado para as outras camadas de hierarquia dentro da empresa?

A importância do Business Intelligence para os colaboradores

A utilização do Business Intelligence pelos colaboradores aumenta exponencialmente a capacidade criativa e de resolução de problemas em um negócio. Líderes precisam mostrar a importância do BI para os colaboradores, incentivando sua utilização e explicando como essa ferramenta pode beneficiar a empresa como um todo.

Popularização do BI e resistência em posições-chave de direção

A popularização do BI mudou muito o perfil de liderança dentro das empresas, mas ainda é possível encontrar resistência em posições-chave de direção com conceitos ultrapassados do que esse poder significa. É claro, Business Intelligence é uma arma de gestores, mas isso não significa que ela precise estar limitada a eles.

O verdadeiro poder desse conceito está na integração e na conexão entre ideias, insights e dados do máximo de fontes possíveis dentro e fora do escritório. No centro dessa discussão está a capacidade de tomada de decisões. A tendência para o mercado, no futuro, é que esse tipo de proatividade para analisar e se adaptar a mudanças, por menor que sejam, esteja capilarizada e decentralizada na rotina de um negócio.

Acesso à Big Data para todos os colaboradores

Gerentes de diversas camadas e, até mesmo, colaboradores que respondem a eles, precisam do mesmo acesso à Big Data do que os diretores mais altos. Em pesquisa feita pela Boston University, 47% dos profissionais em diversos níveis de atuação responderam que limitações de acesso ao BI podem diminuir sua habilidade de tomar decisões. Portanto, esse é o caminho para o verdadeiro empoderamento de colaboradores no futuro: demonstrar o quanto Business Intelligence passa a influenciar o trabalho de todas as esferas de um negócio e entregar as ferramentas necessárias para que eles consigam fazer parte dessa estratégia.

BI como uma ferramenta que pode ser usada todos os dias

Como BI ainda é um assunto relativamente novo, muitas empresas tratam como um processo especial, com uma série de precauções e limitações. É claro, a empresa precisa investir em infraestrutura e proteção para manter seguros seus ativos. No entanto, é necessário conceder acesso simples e ágil a todo o poder que os dados dão para a tomada de decisões em qualquer cenário possível.

O segredo é saber controlar as informações, não impedir que os colaboradores as acessem. É mais uma ferramenta fundamental para o trabalho de todos, assim como um editor de texto ou planilhas. Só com essa nova percepção sobre o assunto é possível garantir competitividade no futuro.

Benefícios do BI para colaboradores

Como aceitar e convencer todos os colaboradores dessa importância? Como fazer com que eles participem desse processo e busquem a capacitação e a motivação para incluir BI em suas rotinas? Essa é a verdadeira função de um líder: guiar seus comandados sem vendar seus olhos. Argumentar e ponderar argumentos.

É vital ter essa conversa e apresentar para todos os colaboradores os benefícios do Business Intelligence em suas rotinas. A pesquisa estadunidense aponta os principais que podem ajudar nesse convencimento:

Investimento com retorno em todas as áreas: quem considera BI como um gasto secundário na empresa, tem seu negócio com os dias contados. Inteligência e gestão de dados são investimentos prioritários para a competitividade no futuro, pois dão mais retorno na medida em que são incluídos mais profundamente em toda a operação de um negócio.

Aprimoramento do relacionamento com o cliente: permitir o acesso controlado ao BI em todos os setores facilita o alinhamento de estratégias e agiliza a adaptação a novas oportunidades de mercado, aumentando o lucro e reduzindo as vendas perdidas.

Uso mais consciente de recursos: é o tipo de poder que, quando delegado, aumenta em muito a eficiência operacional de uma empresa.

Decisões de negócio mais rápidas e mais criativas: o verdadeiro empoderamento por Business Intelligence está no entendimento de que cada colaborador pode ser um líder de inovação em potencial. O acesso estruturado à Big Data facilita a análise e a tomada de decisões.

Conclusão

Para concluir, é importante destacar que a utilização do Business Intelligence pelos colaboradores é uma revolução disponível para todos. É vital que os líderes da empresa mostrem a importância do BI para os colaboradores, incentivando sua utilização e explicando como essa ferramenta pode beneficiar a empresa como um todo. O acesso à Big Data para todos os colaboradores é o caminho para o verdadeiro empoderamento de colaboradores no futuro.

É necessário conceder acesso simples e ágil a todo o poder que os dados dão para a tomada de decisões em qualquer cenário possível. Só assim é possível garantir a competitividade no futuro.

Portanto, é fundamental que as empresas invistam em BI como uma ferramenta prioritária para a competitividade no mercado. A utilização do Business Intelligence pelos colaboradores é uma revolução disponível para todos, que pode ser usada todos os dias.

Com isso, a empresa pode garantir decisões de negócio mais rápidas e mais criativas, aprimoramento do relacionamento com o cliente, uso mais consciente de recursos e um investimento com retorno em todas as áreas.

Por fim, é importante ressaltar que a cultura de inovação e criatividade são aspectos fundamentais para a competitividade do futuro. O Business Intelligence para colaboradores é uma ferramenta que pode ajudar a alcançar esse objetivo e garantir um futuro de sucesso para a empresa.

Texto produzido por Mercado Binário.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter