Entenda por que o Inbound Marketing veio para ficar

Você já deve ter ouvido falar de Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, para estar lendo este post. De fato, Marketing de Conteúdo já está sendo aplicado por muitas empresas e sendo falado em muitas palestras. Por que será que o Inbound Marketing veio para ficar?

Primeiramente, vamos ao o que é Inbound Marketing. Nós marketeiros e publicitários adoramos deixar os termos de Marketing em inglês, mas o Inbound Marketing nada mais é que Marketing de Conteúdo, em uma tradução não literal. Mas o termo já explana bem a ideia do que se trata. Marketing de Conteúdo é produzir algo relevante para os consumidores, um conteúdo útil e não invasivo. É entender as necessidades e problemas do seu cliente e mostrar maneiras de resolver essas questões. É um Marketing na hora certa para a pessoa certa. E por que isso está ganhando popularidade?

As pessoas cansaram. Cansaram de ver propaganda toda hora, que interrompe sua programação. Cansaram da poluição visual das suas cidades cheia de banners, outdoors, e publicidade até mesmo nos ônibus. A publicidade tradicional cansou o público por ser invasivo e, às vezes, até irritante. Afinal, não é chato estar vendo um vídeo ou escutando uma música e ser interrompido por uma propaganda? Ou mesmo estar vendo a tradicional TV e, no momento mais crucial da trama daquela novela que você adora, entra um comercial que você já viu 98765434567 vezes e sabe de trás pra frente. Por que você acha que a Netflix faz tanto sucesso? Além do seu ótimo conteúdo, um ponto positivo que sempre abordam é: não tem propaganda. Você pode ficar até 4 horas da manhã vendo filme que nada te interrompe – talvez a sua consciência dizendo que é hora de dormir. É um ponto de fuga das pessoas. A publicidade tradicional não vai sumir, mas está perdendo seu brilho porque fazer propaganda é cada vez mais desafiador. Acionar uma atenção passiva para ativa requer muito mais criatividade e, quem a tem, está na frente.

Então, voltando a primeira pergunta, por que o Inbound Marketing veio para ficar? Pense que você está tentando abrir um  pote de geleia. Você perdeu seu dia todo tentando abrir o maldito pote, de todas as maneiras possíveis. Não tem ninguém em casa para te ajudar, e o único incentivo é seu cachorro latindo para você se perguntando: ‘o que que esse louco tá fazendo?’. A frustração já tomou conta: você só queria passar uma geleia de morango no seu pãozinho, é pedir demais? Então você vai na Internet e pesquisa: como abrir o maldito pote de geleia. Tcharam!

Lá está um link com uma lista com 10 dicas para se abrir um pote de geleia. Você abre o link com um brilho nos olhos, um sorriso na cara e, enfim, abre a lata de geleia. Poxa, que bacana esse conteúdo! Era quase um desejo de grávida comer aquela geleia. Depois do desespero, você olha aquele site e percebe que é um fabricante de pote quem deu as dicas. No fim do post, o fabricante fala que tem um pote ideal para guardar a geleia e o melhor: abre com facilidade. Você faz o seu pãozinho, volta para o computador e navega mais no site com o pote que é fácil de abrir. A experiência traumatizante pode ser um grande incentivo para comprar um novo pote para colocar a geleia – vai que a tampa trava de novo, né? Nunca se sabe. Isso é Marketing de Conteúdo. Não é te interromper vendendo um pote, é te dar a dica de abri-lo. E é por isso que ele veio para ficar, porque ele te ajuda.

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

O conceito criado pela Hubspot sintetiza bem sobre o que é Inbound Marketing. Produzir esse conteúdo, no entanto, não é tão simples e possui várias técnicas, como o uso do SEO (Search Engine Optimization).

Veja esse post, por exemplo. Não falei em nenhum momento sobre o que é a Mercado Binário ou o que ela faz. Eu estou te explicando o que é Inbound Marketing, porque é isso que você veio procurar. Talvez você entre em contato com a gente, porque eu te expliquei, e isso foi útil a você. Você pode até encontrar aqui  O Guia definitivo para o marketing de conteúdo. Infográfico gigante o/, se ficar mais um pouco. E só agora eu te pergunto, quer saber mais da gente?

Veja nossos clientes e cases, que ficaram satisfeitos com nosso Marketing de Conteúdo!

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Até o próximo post!

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