Equilibrando vida social e trabalho: como oferecer o que os melhores talentos precisam para brilhar.

Pensando no propósito: equilibrando vida social e trabalho

Hoje em dia, o propósito é uma das palavras mais importantes no mercado de trabalho. Muitos trabalhadores não buscam apenas mais dinheiro ou planos de carreira promissores, mas desejam incentivos que vão além do tangível. Além disso, querem aproveitar a vida agora, em vez de esperar anos para desfrutar com suas famílias e amigos. As grandes empresas, acostumadas a considerar produtividade como sinônimo de maior volume de trabalho, precisam se adaptar a essa mudança. Mas como?

Equilibrando vida social e trabalho

Os colaboradores não querem mais passar por rotinas desgastantes, como carga horária longa, muitas horas extras, poucas oportunidades de tirar férias, entre outros problemas. Eles querem uma divisão clara entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal, que inclui passar tempo com a família, aproveitar hobbies e estudar por livre escolha. Em outras palavras, eles querem fazer o que bem entenderem em seu tempo livre, sem interrupções profissionais intermináveis.

A relação entre vida pessoal e profissional

A necessidade de limites claros entre vida pessoal e profissional não deve ser confundida com preguiça ou falta de ambição. Ao contrário, muitos profissionais recorrem a substâncias controladas por causa do ritmo acelerado e da pressão por alto desempenho. Quem consegue se distanciar do trabalho tem maior facilidade de oxigenar as ideias e produzir de forma mais atenta e criativa. Diante disso, as empresas têm percebido a necessidade de oferecer melhores condições de trabalho aos colaboradores.

Horários flexíveis e Home Office

Horários flexíveis e Home Office são excelentes opções para as empresas que desejam oferecer maior equilíbrio aos colaboradores. Ambas priorizam a entrega em vez da presença e demonstram confiança na capacidade produtiva dos funcionários. Essas alternativas também ajudam a diminuir distrações e interrupções comuns no ambiente físico da empresa. Além disso, o modelo home office amplia as opções de contratação de profissionais do mundo todo.

Criando uma cultura equilibrada

A cultura da empresa tem um grande papel na busca pelo equilíbrio entre vida social e trabalho. Os líderes precisam saber equilibrar as próprias vidas e oferecer opções de equilíbrio aos colaboradores sem pressioná-los informalmente a não fazerem uso delas. A cultura começa com os líderes, que devem dar exemplo e manter ações diárias para manter os colaboradores engajados e motivados. A forma de recompensar os colaboradores também diz muito sobre o que é prioridade para a empresa. A diversidade e o respeito precisam existir no nível das ideias e oportunidades.

Conclusão

Oferecer equilíbrio entre vida social e trabalho é um desafio para as empresas, mas é essencial para reter os melhores talentos e aumentar a produtividade. Horários flexíveis e Home Office são opções viáveis e demonstram confiança na capacidade produtiva dos funcionários. Além disso, é importante criar uma cultura equilibrada, que valorize a diversidade, o respeito e a recompensa pelo trabalho bem-feito.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter