Estratégias para aumentar a retenção de usuários em aplicativos: o que as empresas precisam saber

Estratégias para melhorar a retenção de usuários em aplicativos

O sucesso de um aplicativo está diretamente relacionado ao uso equilibrado das estratégias de aquisição, retenção e monetização de usuários. De nada adianta lançar uma plataforma inovadora no mercado se o público não aderir. Nesse sentido, a retenção de usuários é considerada o coração de um bom aplicativo.

A importância da retenção de usuários

Os apps mais lucrativos pensam em retenção assim que é feito um novo download (aquisição) do serviço, o que consiste em utilizar de todas as formas possíveis para convencer o usuário abrir e usar o aplicativo novamente. Entre os principais motivos que levam o usuário a desistir de um app está a insistência para se registrar antes de qualquer coisa, experiência ruim e a solicitação de pagamento no momento errado. As empresas que cometem esses deslizes precisam rever as suas estratégias para fidelizar os usuários.

Métricas de retenção

Existem várias maneiras de olhar para métricas de retenção. É importante aprender a olhar para outras métricas que atendam às necessidades do aplicativo em questão. Uma vez que o comportamento de novos usuários é diferente do dos veteranos, é necessário alterar as métricas que usem o público ativo como dominador.

Conheça seu público

O ponto básico e mais importante dos apps é criar um aplicativo que de fato se encaixe nas necessidades do usuário. Portanto, entender as características e anseios do público deve ser o mantra da empresa. É necessário focar na demografia dos usuários e analisar quais canais estão funcionando bem para eles.

Experiência personalizada

Seus clientes provavelmente querem uma experiência personalizada. As informações cedidas pelos consumidores podem ser utilizadas para desenvolver funções e serviços no aplicativo que se adequem às características deles, facilitando a navegação e interação com a plataforma.

Educar os usuários

Em circunstâncias em que os usuários não compreendem quais são os benefícios e, portanto, o valor de um app, eles não estão aptos a aproveitar a experiência de navegação de forma completa. Assim, sendo para aumentar a retenção de usuários, é crucial educar o público sobre o valor do aplicativo, deixando claro quais são os benefícios ao usá-lo e como isso impacta a vida do usuário.

Investimento em Marketing de Conteúdo

Adotar as estratégias de Marketing de Conteúdo também é uma medida essencial para educar o usuário sobre o app. A partir da produção de conteúdos relevantes, a empresa constrói uma relação mais proveitosa e duradoura com o usuário, pois pode abastecê-lo com informações preciosas desde sobre o porquê instalar o app no seu smartphone até como aproveitar as vantagens da plataforma.

Prêmios, notificações push, feedbacks de cancelamento, há várias formas de atacar a retenção de usuários

Há diversas medidas que potencializam a retenção de usuários. Fazer uma combinação inteligente entre elas é uma ótima saída para convencer o público a manter uma relação próxima e frequente com o app. Prêmios, notificações push e feedbacks de cancelamento são algumas das alternativas para atrair e reter usuários em aplicativos.

Conclusão

Retenção de usuários é um aspecto crítico para o sucesso de qualquer aplicativo. Existem várias estratégias que podem ser adotadas para aumentar a retenção de usuários, desde conhecer o público até educá-los sobre os benefícios do app. Uma experiência personalizada, combinada com um bom Marketing de Conteúdo e uma estratégia de prêmios e notificações push, pode ajudar a manter os usuários engajados e fiéis à plataforma.

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