IEML: A Metalinguagem que Conecta Humanos e Máquinas na Economia da Informação

A IEML: uma linguagem para gerar inteligência coletiva

A IEML, Metalinguagem da Economia da Informação, criada pelo filósofo Pierre Lévy, é uma linguagem computacional que permite utilizar o vasto arquivo de dados disponível na web para gerar mais inteligência coletiva e conhecimento. Com IEML, supera-se as barreiras idiomáticas e sistemáticas, permitindo aos algoritmos construir sistemas complexos de informação, onde se tem acesso a enormes volumes de dados e liberdade para manejá-los e investigá-los de acordo com a curiosidade ou necessidade.

Origem da IEML

O filósofo Pierre Lévy imaginou uma forma de transformar a memória representada pela internet e seu conteúdo em inteligência coletiva e conhecimento efetivo. Assim nasceu a ideia de IEML, Information Economy Meta language, que vem sendo desenvolvida desde 2002 por ele, em associação com matemáticos, tecnólogos e outros estudiosos, graças ao financiamento e apoio do governo canadense.

Desenvolvimento da IEML

O desenvolvimento da IEML em 2019 tem quatro principais linhas: matemática, ciência de dados, linguística e software. A matemática permite que a IEML classifique o máximo de informação possível de acordo com as relações, distâncias, proximidades, analogias, classes e outras relações. A ciência de dados está em andamento para testar a eficiência da IEML em comparação com os metadados usados hoje e, caso a hipótese se confirme, produzir a automação e o aprendizado de máquina semântico. Na linguística, o projeto permitirá o desenvolvimento das ciências humanas. A criação do software já está em andamento no GitHub.

Promessa da IEML

A IEML cria uma inteligência coletiva além das barreiras idiomáticas, das tradições e até interdisciplinares, construindo pontes entre diferentes categorias e informações, construindo o que Lévy chama de inteligência coletiva. A promessa da IEML é conectar humanos e máquinas, permitindo acesso à transparência de dados e informações online. A IEML pode ser a gramática que permitirá fazer construções e dar acesso a um novo universo de possibilidades.

Benefícios da IEML

A IEML como ferramenta de construção de conhecimento ajuda tanto instituições de ensino como empresas a gerir e propagar conhecimento de uma forma mais complexa e não linear. Pierre Lévy construiu um projeto complexo, que ajuda a tecnologia e a computação a utilizar modelos que tendem a criar ecossistemas mais consistentes e produtivos. Como resultado, pode ser que a IEML termine por oferecer, além de inteligência para as máquinas, mais inteligência para a humanidade.

Conclusão

A IEML é uma linguagem que pode transformar a maneira como acessamos e utilizamos os dados disponíveis na web. Ela pode ajudar a construir uma inteligência coletiva que permite conectar humanos e máquinas, criando um novo universo de possibilidades. A IEML pode ser a gramática que permitirá fazer construções e dar acesso a esse novo universo. As empresas precisam se atentar ao processo de compra de novas tecnologias e como sua empresa pode se destacar frente aos decisores.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter