IGTV: descubra todo o potencial da plataforma de vídeos do Instagram [Vídeo]

Os conteúdos de vídeos estão em alta, que tal descobrir como aplicar a plataforma IGTV na sua estratégia de marketing digital?

Para profissionais de marketing muito é importante estarem sempre ligados nas tendências do mundo digital, a fim de manterem suas estratégias digitais atualizadas. Cada novo recurso lançado pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência, afinal 96% das empresas já utilizam as mídias digitais.

Os conteúdos do Instagram, por exemplo, têm ganhado cada vez mais força – mais de 1 bilhão de pessoas utilizam a plataforma todos os meses e 500 milhões usam a função stories todos os dias. Desde 2018, os vídeos mais longos ganharam espaço no Instagram através do IGTV. Segundo a própria plataforma, o número de vídeos criados cresce cerca de 80% ao ano – motivo o bastante para dar uma chance a esse formato de conteúdo.

Os vídeos no feed do Instagram estão limitados a ter até 60 segundos. Desde que foram lançados, esses conteúdos se mostraram mais efetivos do que as fotos, resultando em até 38% mais engajamento e duas vezes mais comentários. A partir de dados como esses, o IGTV foi criado e liberado em 2018. Essa é uma tendência que não pode passar em branco, afinal, segundo um estudo da Cisco, 79% do tráfego de dados móveis mundial pertencerá aos vídeos até 2022.

Aprenda mais sobre a plataforma do Instagram e como utilizá-la na sua estratégia de marketing digital agora mesmo:

IGTV

O Instagram Stories e o IGTV são visualmente semelhantes e o usuário pode utilizar a mesma conta para acessar as duas ferramentas. A grande diferença é que o IGTV é focada nos usuários que já são produtores de conteúdo. Pensando em um formato de TV Mobile como uma evolução do vídeo online, ela permite o compartilhamento de arquivos entre 15 segundos a uma hora.

Outro recurso interessante são os seus canais para descobrir novos usuários e conteúdos. Logo no seu lançamento, o IGTV permitia apenas vídeos na vertical (9:16) e com uma qualidade mínima de 720 pixels. A ideia era ser algo totalmente voltado para criação de conteúdo com smartphones. Atualmente já contemplam vídeos na horizontal, dando espaço também para a produção audiovisual profissional.

Com essa nova possibilidade, as marcas podem, além de atingirem mais pessoas do seu público alvo, criar uma narrativa mais profunda e desenvolver uma conexão maior com seus seguidores. Também não ficam limitadas a apenas um tipo de conteúdo ou duração, podendo apostar em diferentes formatos para aumentar as possibilidades de criação.

Como utilizar o IGTV como estratégia

Feito um canal na plataforma, as contas comerciais também têm acesso a estatísticas como a porcentagem de mídia assistida e gráficos de retenção do público. Entender o que os seus seguidores gostam de ver no seu canal e qual a melhor forma de prender a sua atenção logo nos primeiros segundos de vídeo é uma análise importante que é possível fazer com o IGTV. É uma forma de já pensar em um planejamento estratégico, pensando em novos conteúdos, na duração média dos vídeos e a sua estética.

Importante lembrar que reciclagem de conteúdos não é a melhor ação para o IGTV. Os usuários estão buscando por novidades dentro do canal. Por isso o planejamento prévio é essencial. Você pode, inclusive, criar séries, uma espécie de tag da plataforma que permite que vídeos com uma mesma temática fiquem organizados e separados dos outros. O usuário pode seguir e ativar as notificações para a sua série preferida e ficar de olho em todas as atualizações do canal.

Os conteúdos, graças a função séries, podem ser variados. Mas entre os mais interessantes para o público que acessa o IGTV, estão:

  • Teasers, como conteúdos exclusivos da plataforma;
  • Tutoriais, guias de produtos ou receitas;
  • Vídeos DIY (Do It Yourself – Faça você mesmo);
  • Webinars, um seminário online com conteúdos exclusivos;
  • Resenhas com avaliações de produtos ou serviços;
  • Entrevistas, que podem aumentar a credibilidade do seu canal;
  • Bastidores da sua empresa, reforçando a exclusividade do conteúdo.

Que tal planejar uma estratégia de marketing digital pensando na plataforma do IGTV? O seu público-alvo pode estar por ali, esperando seus conteúdos!

Descubra agora mesmo o nível de maturidade digital da sua empresa, para desenvolver a melhor estratégia para atrair o seu público-alvo. Para isso conte com a Mercado Binário! Somos uma agência de marketing digital com foco em resultados, que elabora estratégias com base na maturidade digital da sua empresa, através de uma consultoria totalmente gratuita.

Quer potencializar suas vendas? Vem para a Mercado Binário! Ligue para gente: (41) 3907-5331 ou pelo WhatsApp (41) 988845-8172

Acesse também nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook e Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter