Inteligência artificial: entenda como o Google vê seu website para otimizar o SEO e ficar bem ranqueado

Por meio da inteligência artificial, o Google utiliza robôs para analisar o conteúdo de um portal, definindo sua posição nos resultados de pesquisas. Atualmente, o live search identifica os possíveis termos que você pesquisará. Todavia, os algoritmos trabalham fortemente para ranquear os sites mais estruturados e eliminar os sites que utilizam blackhat para conseguir resultados expressivos em qualquer área da internet.

Porém, é necessário entender como o sistema do Google atua para embasar suas técnicas de SEO e alcançar os topos da primeira página.

Como os robôs do Google trabalham?

Os robôs possuem a capacidade de aprender sozinhos, por meio de diversas especificações. Por exemplo, se o site que estiver em primeiro lugar na pesquisa tiver um alto índice de rejeição, os robôs automaticamente identificam que isso é uma anomalia, aprendem e punem o site, o posicionando em resultados inferiores. Assim, os algoritmos já estarão configurados para executar essa ação em casos semelhantes. 

Outro fator que determina o posicionamento é a taxa de cliques. Se um site tiver uma quantidade de acessos muito maior que o site ranqueado em primeiro, este perde posições para o que possui mais cliques.

Processamento de Linguagem Natural

O processamento de linguagem natural é um ramo da computação que busca ensinar os robôs a compreenderem a linguagem humana. Pois os robôs precisam entender como se dá a comunicação humana para conseguirem exibir resultados relevantes para os usuários.

A Universidade de Washington, nos Estados Unidos, realizou um estudo com o quarto maior motor de buscas do mundo, o Yandex, e identificou que nele o PNL é aplicado de forma avançada, podendo pegar todas as pesquisas anteriores dos usuários, usando-as para otimizar futuras pesquisas. Com esse resultado, conseguiam aumentar em 10% as taxas de cliques na plataforma.

Como beneficiar o SEO do seu site?

Chega um momento em que os robôs do Google apresentam ao usuário o que ele realmente busca. Algo extremamente benéfico para profissionais de comunicação e marketing atuarem em cima dessas informações. Ou seja, o conteúdo mais direcionado e relevante ficará melhor posicionado. No geral, os aspectos mais relevantes são:

  • Website seguro
  • Otimização para smartphone
  • Carregamento rápido do site
  • Dados estruturados
  • SEO básico bem aplicado
  • Conteúdo útil, excepcional e com autoridade

Portanto, escolher as principais palavras-chaves, apresentar um conteúdo de qualidade e ter um site otimizado serão os principais fatores para ficar bem posicionado no Google.

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