Como iniciar o uso de inteligência artificial no marketing da sua empresa

Provavelmente você já assistiu ou ouvir falar no filme “Eu, Robô”, protagonizado por Will Smith e dirigido por Alex Proyas. Nele, a inteligência artificial (IA) integrada aos humanoides automatiza diversas tarefas que antes cabiam às pessoas. Desde empregadas domésticas até babás, as máquinas conquistaram seu espaço e dividem a realidade com os seres de carne e osso.

Apesar do formato ainda parecer distante do nosso cotidiano atual, cada vez mais a IA otimiza processos e está vinculada às atividades de diversos segmentos. Áreas como medicina já estão a usando para efetuar diagnósticos e realizar algumas prescrições. Mas não é só isso, saiba que o Marketing Digital também está se aventurando no admirável mundo novo das automatizações propiciadas pela inteligência artificial. Se você não quer ficar de fora dessa inovação, acompanhe nosso artigo até o final e saiba como dar os primeiros passos para utilizá-la na sua empresa.

Leia também: O que é a Inteligência Artificial?

1- Como a inteligência artificial pode te ajudar?

Responder a essa pergunta é mais fácil do que parece. Comece a observar os processos de marketing do seu negócio de perto. Procure atividades repetitivas – ou metódicas – que a sua equipe desempenhe todos os dias e que ocupam um tempo precioso. Para utilizar de exemplo, vamos selecionar a nossa: criação de conteúdo.

  • Criar e editar conteúdo;
  • Criar conteúdo exclusivo para geração de leads e suporte ao time de vendas;
  • Divulgar conteúdo de todos os tipos por meio de posts e impulsionamentos em redes sociais;
  • Desenhar e lançar campanhas de marketing no sistema de automações;
  • Enviar e-mail marketing para a carteira de clientes;
  • Formular extensos relatórios de desempenho de campanhas digitais.

Provavelmente você se identificou com algumas tarefas dessa lista. Mas, para começar, é preciso selecionar apenas uma delas e começar a explorá-la.

2- Divida essa tarefa em alguns passos

Criar conteúdo normalmente exige muito tempo e esforço. Separe essa atividade em pequenos processos que são recorrentes:

  • Brainstorm;
  • Filtrar os tópicos relevantes;
  • Criar um calendário de produção de conteúdo sobre os tópicos;
  • Esboçar cada tópico;
  • Criar posts;
  • Editar posts;
  • Publicar o post.

Se você conseguisse automatizar algumas dessas funções, já seria ótimo não é mesmo? Com essa lista elaborada, é hora de começar a procurar as ferramentas disponíveis.

3- Vamos iniciar a pesquisa

Neste caso, vamos usar a IA para filtrar os tópicos relevantes para o nosso conteúdo. Comece a sua pesquisa inicial a partir das listas que elaborou e seus processos recorrentes. Opte pelos formatos de pesquisa abaixo, assim, você será direcionado diretamente para o conteúdo do seu interesse.

  • “IA para marketing de conteúdo”
  • “Criar conteúdo usando IA”
  • “IA para blog”
  • “IA para tópicos de conteúdo”
  • “IA para performance”
  • “Fazer planejamento com IA”
  • “IA para escrita”
  • “IA para textos de blog”
  • “IA para edição”
  • “IA para ferramenta de automação de marketing”

Com esse agrupamento feito com o uso de inteligência artificial, cabe a você apenas analisar os resultados mais relevantes. Otimizando o tempo de produção.

4- Teste e elabore estratégias

Faça alguns testes com a ferramenta selecionada, se ela atender as suas expectativas e necessidades, é preciso que você elabore estratégias para otimizar a utilidade da sua ferramenta. Com isso, você pode começar a automatizar processos e liberar espaço para tarefas que exigem maior esforço e não podem ser delegadas à inteligência artificial.

A IA é uma ferramenta em desenvolvimento e poderá ser o braço direito da sua equipe em breve. Com ela, você sentirá um acréscimo na produtividade e rentabilidade do seu negócio. Além disso, quem nunca quis ter um robô de marketing para realizar algumas tarefas do dia?

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital com Inteligência Artificial. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter