Marketing no Facebook: Como usar o Messenger Day?

 Você já sabe o que é o Messenger Day? Nós já falamos sobre o lançamento dessa ferramenta nesse post. Basicamente, o Facebook, assim como o Instagram e o Whatsapp, agora possui o seu próprio “stories”. E, agora vamos mostrar como você pode utilizar ele para o seu negócio. Confira:

O que isso significa para a sua página?

No momento, não é possível acessar o Messenger Day através de páginas do Facebook, pois elas não tem acesso ao app do Messenger. Isto faz com que o recurso seja mais acessível para pequenas empresas, empreiteiros e figuras públicas que têm um grande número de clientes ou usuários interessados como amigos no Facebook.

When a Facebook user interacts with your day, their reaction will be sent to you in a private message instead of posted publicly. This can be a way to start conversations with customers.

Quando alguém interage com a sua história ela te manda uma mensagem privada. Essa pode ser uma boa forma de falar com seus clientes.

Tudo vai depender de você e dos seus clientes. Se os seus clientes te adicionaram como amigo no Facebook, você terá uma grande oportunidade de usar o Messenger Day para o seu marketing individual. Esse toque pessoal pode ser uma vantagem para o seu negócio!

Como usar o Messenger Day?

O recurso está disponível apenas no app “Messenger”, tanto em termos de criação quanto para visualização. Os dias que estão disponíveis para visualização aparecerão na parte superior de sua tela do Messenger. Para adicionar uma foto ou vídeo, toque na opção “Adicionar para o seu dia” que irá aparecer no canto superior esquerdo.

 

Add content to your day by tapping the camera icon at the top of the Facebook Messenger home page.

Na tela seguinte, você pode tirar uma foto ou vídeo com a câmera, escolher uma foto ou vídeo da sua biblioteca ou criar uma imagem só com texto. Para acessar a biblioteca imagens, toque no ícone de imagens no canto inferior esquerdo. Para criar uma imagem de texto, toque no ícone de paleta no canto inferior direito.

When creating a Facebook Messenger day update, you can take a video or image through the app's camera, choose something from your library, or create a text-only image.

Depois, você pode adicionar filtros, emojis e textos, ou desenhar na sua imagem.  Na próxima tela você decide se manda para uma pessoa específica, para um grupo ou para todos. Depois de postado, você pode saber quantas pessoas e quem viu a sua foto ou vídeo.

Como incorporar no marketing do Facebook?

Agora que você sabe como criar uma história no Messenger Day, confira 4 formas de incorporar a ferramenta no marketing digital:

1. Foque no conteúdo gerado por funcionários

Conteúdo gerado pelos funcionários pode ser tão poderoso quanto o conteúdo gerado pelos clientes. E, como os usuários do Facebook são atualmente os únicos que podem compartilhar mensagens, esta é uma oportunidade para construir a consciência de marca através de seus funcionários.
Você pode ter clientes ou um público relevante que ainda não siga a sua página ou outros perfis sociais, portanto, use o Messenger Day para incentivá-lo a seguir essas contas.

Share what's new with you through your day updates and encourage Facebook users to follow you on other social platforms at the same time.

3. Compartilhe imagens de eventos ao vivo

Compartilhar imagens e vídeos de eventos é uma boa forma de engajar os seus clientes. Compartilhe o que você está fazendo no momento e convide os seus clientes e prospects para se juntar a você, pode ser um workshop, uma palestra ou um curso por exemplo.

4. Compartilhe notícias

Compartilhe notícias para aqueles que talvez não as veriam. Pode ser um lançamento de podcast, novos trabalhos ou clientes, por exemplo. Como esse conteúdo vai vir do seu perfil pessoal, tome cuidado para não exagerar e acabar gerando spam para os seus amigos. Concentre-se na construção de relacionamentos com os seus clientes.

Conclusão

O Instagram Stories decolou com rapidez, e logo se tornou uma ferramenta incrível para o marketing digital. E, acreditamos que o mesmo acontecerá com o Facebook Messenger Day. Essa ferramenta combina o alto alcance do Facebook com as características mais populares do Snapchat, sendo uma nova forma de engajar com os seus seguidores!

O que acharam da nova atualização do Facebook? Você já utilizou ela no seu negócio? Comente abaixo!

Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira também nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!

Toda semana um Vídeo novo no Canal MB. Acesse no Instagram para ver mais!

*Texto traduzido e adaptado do site Social Media Examiner 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter