Técnicas de marketing para aplicar na Black Friday

Agora em novembro temos mais uma Black Friday. Descubra como usar estratégias de marketing digital para turbinar as vendas da sua empresa no evento!

Original dos Estados Unidos, a Black Friday acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, e tem como objetivo queimar os estoques para receber novas coleções. Por essa razão, os preços caem bruscamente, atraindo clientes desde o amanhecer. Há alguns anos, o Brasil seguiu o exemplo americano e adotou a Black Friday como uma tática para gerar alta movimentação no comércio e varejo.

Por aqui a data já está consolidada como uma das principais para o comércio. A Black Friday é muito aguardada por lojistas e consumidores, especialmente no comércio eletrônico. Os números da Black Friday no Brasil vem crescendo cada vez mais. Em 2015 o faturamento total foi de R$1,6 bilhões. Já no ano passado esse total chegou a R$3,2 bilhões, um crescimento de 23% em comparação a 2018. E para este ano a tendência é de um faturamento ainda maior.

Mas não adianta apenas trazer suas super ofertas. Seus clientes precisam saber de suas promoções e até mesmo se preparar para as compras no seu site. Por isso, em época de Black Friday, é indispensável apostar em estratégias de marketing digital para atrair seus clientes e aumentar sua receita neste mês. Confira algumas ações para você aplicar hoje na sua empresa!

Planejando a Black Friday

O primeiro passo é apostar em um bom planejamento. Analise seu estoque e decida quais os principais produtos que vão entrar na promoção e como serão seus descontos. Verifique os itens mais procurados e se o seu inventário está de acordo com a projeção de vendas para a Black Friday. Alinhe também condições especiais com seus fornecedores, afinal, sem um preparo estrutural e financeiro, sua marca pode ter prejuízos.

No caso de e-commerce, é preciso, além de analisar produtos, também verificar o seu site. É comum que as páginas recebam muitos acessos simultâneos e acabem caindo. Saiba a capacidade técnica da sua plataforma e quanto tráfego conseguirá receber, para que a sua empresa possa atender a todos os pedidos.

Divulgação e redes sociais

Sem divulgação a sua Black Friday pode não render tanto lucro quanto esperado. Projete uma estratégia antes, durante e depois da data. Você pode, nesses casos, apostar em mídias pagas. Escolha os principais canais e traga anúncios sobre sua marca e promova a sua campanha de descontos de uma forma atrativa. Não esqueça também do retargeting, essa estratégia vai fazer com que seu anúncio apareça duas vezes para a mesma pessoa, aumentando as chances de que o usuário acesse o seu site no dia das promoções.

Não esqueça também de preparar um bom serviço de atendimento ao cliente. Durante esse período de compras, muitas dúvidas podem surgir. Um canal aberto para que o consumidor possa esclarecer seus questionamentos pode ser um diferencial para a sua marca.

Nas redes sociais, não esqueça de impulsionar suas ofertas. Use diferentes formatos de campanhas, como carrossel, vídeos. Mas não esqueça das publicações orgânicas. Converse com seus clientes, crie uma antecipação para o dia final de ofertas. Crie uma nova imagem de perfil e de capa, foque grande parte dos seus esforços de conteúdo para a Black Friday.

E-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das principais estratégias para marketing digital e não pode ficar de fora do seu planejamento para a Black Friday. Você pode criar uma landing page específica para a Black Friday, para captar novos leads que estejam interessados em suas promoções.

E além disso, avise com antecedência sua atual base de leads. Traga novidades exclusivas, como uma pré-lista de produtos que estarão com preços especiais no dia. Ou então crie uma campanha com pré-ofertas Black Friday, específica para essa base de leads, com um cupom de desconto para aplicar ao finalizar uma compra. Isso pode gerar antecipação e também pode ajudar seu cliente a seguir mais rapidamente pela jornada de compra.

 

Essas são algumas ações de marketing digital que você pode aplicar para conquistar mais clientes e aumentar sua receita durante a Black Friday. Mas você pode apostar em serviços de divulgação digital durante todo o ano. Conheça a Agência Mercado Binário, atuamos com serviços de criação de conteúdo, performance de mídia paga e até mesmo inteligência artificial para otimizar campanhas digitais.

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