O pesadelo do e-commerce: o abandono de carrinho

Provavelmente todo empresário que tem uma loja virtual fica frustradíssimo com os abandonos de carrinho. Vamos mostrar aqui os principais motivos para isso acontecer e como reverter essa situação!

A cada 100 potenciais consumidores, 67 abandonam seus carrinhos. Esse número é extremamente perturbador para os empresários que possuem um e-commerce. Esses dados são de uma pesquisa feita pelo site Nextopia realizada em 2016. Mas calma, a pesquisa ainda mostra que 72% dos visitantes só irão realizar a compra 12 horas depois da primeira visita. Ainda sim, o que você pode fazer para diminuir os abandonos de carrinho e maximizar a suas vendas?

1. Preocupe-se com a jornada de compra

Os dados do Nextopia mostram que 25% dos consumidores abandonam o carrinho porque acreditam que a navegação é muito complicada e 21% acreditam que o processo de finalização de compra é muito longo. Essas informações são bem importantes para você organizar a jornada de compra do seu consumidor. É interessante você mesmo, empresário, testar como é o processo de compra na sua loja virtual e se colocar no lugar do seu cliente.

Para que o processo de compra seja facilitado e com uma boa navegação, você deve mostrar para o seu cliente que em apenas alguns passos ele pode realizar a sua compra. Muitas lojas virtuais colocam uma ‘linha do tempo‘ mostrando visualmente para o consumidor que o processo vai ser bem rápido.

Observando o exemplo do site Submarino, podemos ver que em apenas 3 etapas você pode realizar a compra. Mais importante que ter a linha do tempo é ter uma transição entre essas etapas facilitada. Para transitar entre uma etapa e outra basta clicar na palavra no caso do Submarino. Você deve ter muito cuidado para que essas transições não falhem, porque se tem uma coisa que é muito ruim para o consumidor é perder todo o processo de compra porque ele decidiu repensar alguma informação.

2. Facilite o cadastro

Um dos momentos bem essenciais da compra é a hora do cadastro. É o momento que o cliente vai deixar suas informações como e-mail, endereço, telefone e, dependendo da loja virtual, as informações do seu cartão. O ideal é colocar a opção de se cadastrar logo no começo do carrinho para ajudar no cálculo do frete, por exemplo. Imagine que somente na hora do pagamento o cliente tenha que fazer o cadastro e, ao registrar seu endereço, descobre que o preço do frete é muito alto? Certamente ele irá abandonar o carrinho. Muitas lojas virtuais já colocam o cálculo do frete na página do produto, perguntando o CEP do potencial comprador. Nesse momento, antes mesmo de ir para o carrinho, o cliente já sabe quanto será a quantia e decide se irá prosseguir com a compra ou não.

Caso seu cliente já tenha cadastro, uma boa opção para facilitar o acesso é logar com o Facebook. O Netshoes disponibilizou essa opção e isso ajudará muito o seu cliente.

O pesadelo do e-commerce: os abandonos de carrinho

3. Coloque o valor!

Comprar algo virtualmente e só descobrir o preço na hora do pagamento é muito absurdo. Mas acreditem, acontece e é um dos grandes motivos para abandonarem o carrinho. Cerca de 56% dos entrevistados abandonam o carrinho por se depararem com um valor inesperado. Isso também pode ser em relação a custos adicionais que não estavam juntamente com o valor do produto.

Deixe claro que terá custos adicionais antes da hora do pagamento para evitar abandonos!

4. Simplesmente não quis

37% dos consumidores que abandonam carrinho estão apenas pesquisando e 26% decidem, simplesmente, não comprar. O que podemos para fazer para convencê-los?

Uma ótima tática é usar o remarketing para atingir esse cliente uma segunda vez. Remarketing consiste em anúncios ‘perseguindo’ o visitante em outros sites, blogs e até mesmo redes sociais! É uma ótima maneira para tentar ganhar o coração do seu potencial consumidor. Você pode aproveitar e ofertar descontos ou vantagens especiais para aquele cliente.

Mais informações relevantes!

  • 2/3 dos compradores disseram que comprariam mais online se o custo para retornar o produto fosse de graça
  • 47% dos compradores esperam que site carregue em 2 segundos ou menos
  • 17% dos consumidores não compram porque estão preocupados com os métodos de pagamento

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