Parabéns, Rihanna! Veja 6 lições de marketing da artista e empresária

Rihanna é uma das maiores artistas e empresárias do mundo, com uma fortuna estimada em mais de US$ 1,7 bilhão de dólares. Além da carreira musical, ela possui uma marca de cosméticos, a Fenty Beauty, e uma marca de roupas, a Savage X Fenty.

Nascida na ilha caribenha de Barbados em 20 de fevereiro de 1988 e com um império bilionário, Rihanna tem muito a ensinar sobre marketing, com uma abordagem inovadora e ousada que se destaca no mundo dos negócios.

Continue lendo o post, se inspire e aplique as lições dessa trajetória de sucesso espetacular em seus negócios!

Rihanna, rainha do business

Ainda mais impressionante do que os números de vendas dos empreendimentos de Rihanna é como ela promove sua música e a si mesma: assumindo riscos, sendo fiel a si mesma e, o mais importante, fazendo ótimos produtos.

No último domingo, durante o Super Bowl 2023, a cantora voltou aos palcos depois de uma pausa de cinco anos e aproveitou a enorme visibilidade para promover suas marcas e anunciar a gravidez do segundo filho.

Durante a apresentação de 13 minutos, cantou vários hits de sua carreira de 17 anos, com direito à uma versão funk de “Rude Boy”, feita pelo DJ Klan, um brasileiro de 20 anos.

Depois do show, a artista teve alta de 390% nas vendas de suas músicas e 211% nos streams.

Uma breve pausa para retocar a make usando o pó compacto Invisimatte Instant Setting Fonte: YouTube, NFL

Veja o que mais podemos aprender com essa lenda do marketing!

Conhecer muito bem o público

Rihanna sabe exatamente quem é a sua cliente ideal e cria produtos que atendem às suas necessidades e desejos.

No caso da Fenty Beauty, Rihanna criou uma linha de maquiagem com 40 tons diferentes de base (hoje são 50!), para atender a uma variedade de tons de pele que muitas marcas não atendiam. Isso fez com que a marca se destacasse no mercado, atraindo consumidoras que se sentiam ignoradas por outras marcas.

Ao entender o seu público-alvo e criar produtos que atendam às suas necessidades, sua marca pode ganhar lealdade e engajamento, o que é crucial para o sucesso a longo prazo.

Ainda, a cantora sempre teve uma base de fãs fiéis e engajada. Ao lançar a Savage X Fenty, Rihanna sabia que precisava atender às expectativas desse público, oferecendo peças modernas e descoladas, com um toque de ousadia e personalidade.

A estratégia deu certo e a Fenty se tornou uma das marcas de moda mais comentadas e disputadas do mercado.

Promover a inclusão

Ao entender o que torna cada grupo único e atendendo especificamente a eles, Rihanna foi capaz de criar algo realmente especial.

Quando ela lançou a Fenty Beauty, o mercado de beleza ainda era dominado por marcas tradicionais e com uma variedade limitada de tons de base para peles negras.

Rihanna viu uma brecha nesse mercado e decidiu preenchê-la com uma linha de maquiagem inclusiva, com uma gama de tons que atendesse a todas as nuances de pele – os produtos não eram apenas para “mulheres de cor”, mas também para diferentes etnias dentro desses grupos (como afro-americanas ou mulheres indianas).

O sucesso foi estrondoso e a Fenty Beauty se tornou uma das marcas de cosméticos mais populares e inovadoras do mundo.

Arriscar pode compensar

A carreira de Rihanna é um excelente exemplo de como correr riscos pode compensar.

Ela sempre ultrapassou os limites do que é considerado aceitável e apropriado em sua música, moda e personalidade pública. Isso levou a algumas controvérsias notáveis, mas também a ajudou a se tornar uma das mulheres mais bem-sucedidas da cultura pop hoje.

Correr riscos pode paralisar, mas aprender envolve assumir esses riscos e cometer erros ao longo do caminho. Apenas certifique-se de que, se algo não funcionar como planejado, você vai aprender com isso para que da próxima vez as coisas corram bem!

Ser autêntico

Uma das características mais marcantes de Rihanna como artista e empresária é sua autenticidade. Ela não tem medo de ser quem é, de se posicionar sobre questões importantes e de se expressar de forma honesta e direta.

Essa autenticidade transparece em todos os seus empreendimentos, desde as letras de suas músicas até a forma como ela conduz seus negócios.

Ao criar a Savage X Fenty, Rihanna quis que a marca refletisse essa autenticidade e celebrasse a diversidade de corpos e personalidades. A estratégia foi um sucesso e a Savage X Fenty se tornou uma das marcas mais inclusivas e representativas do mercado.

Inovar para prosperar

Rihanna sempre busca formas de se reinventar e de surpreender seu público.

A estratégia de inovação constante é uma das chaves do sucesso da Fenty Beauty, que sempre busca lançar novos produtos e cores que atendam às necessidades e desejos de seu público.

Essa linha de produtos de maquiagem tinha uma ampla gama de tons de pele, mas também focava em produtos que davam um acabamento natural e luminoso, algo que outras marcas não estavam oferecendo na época.

Ao criar um diferencial, você pode atrair a atenção dos consumidores e se destacar no mercado. É importante que essa diferenciação seja algo relevante e atraente para quem você quer vender.

Encontrar parcerias certas

A Savage X Fenty fez uma parceria com a Amazon em 2019 com o objetivo de expandir seu alcance para além das lojas físicas e do site próprio da marca.

Com a parceria, a Savage X Fenty passou a vender seus produtos na plataforma de e-commerce da Amazon. A marca também lançou um desfile transmitido pela Amazon Prime Video (onde a cantora Anitta participou na última edição), o que ajudou a aumentar a visibilidade da marca e a impulsionar as vendas.

O poder do streaming para impulsionar as vendas foi notável. Ao transmitir o desfile na Amazon Prime Video, a marca aproveitou o potencial de alcançar milhões de assinantes em todo o mundo. Assim, permitiu que os clientes experimentassem a sensação de estar presentes no evento e ainda abriu para interação com o público por meio de perguntas e respostas, proporcionando uma experiência mais próxima e pessoal.

Faça hits de vendas

Seja na indústria ou no comércio, as oportunidades de venda são inúmeras e se manifestam o tempo todo. Ler e usar as informações de comportamento do seu consumidor pode ser o que falta em suas ações de marketing.

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