Personalização é chave para publicidade de sucesso no ambiente digital

Personalização é a chave para o sucesso no marketing digital

A personalização é um conceito-chave para o marketing digital, que vem evoluindo muito nos últimos anos, em várias frentes. Com a evolução das soluções de inteligência artificial, as atenções se voltam, agora, para a publicidade, onde as experiências nesse campo têm se multiplicado e resulta daí a importância da criatividade em escala.

A importância da personalização

O marketing experience faz parte do dia a dia dos profissionais que lideram o planejamento estratégico das empresas. Nesse contexto, uma das premissas é investir na customização das experiências. Quem pretende engajar o cliente não pode depender somente de ações genéricas. Elas não funcionam mais no atual ambiente. O raciocínio por trás da personalização da publicidade é o mesmo. A proposta é direcionar melhor as abordagens, aproveitando mais os novos recursos tecnológicos.

Como a criatividade em escala virou realidade

Respondendo à pergunta do nosso título, a criatividade em escala virou realidade porque as marcas têm como usar com mais propriedade os dados dos clientes. Essa mudança tem relação com a maior disponibilidade de informações dos usuários de internet. Em outros termos, não há dificuldades quanto ao ferramental técnico. O que vai fazer a diferença nesse tipo de trabalho é a forma como a empresa valoriza a coleta de informações e, em um segundo momento, como consegue usar esse conhecimento para entregar mensagens úteis e relevantes para cada uma das pessoas de sua base.

A personalização gera mais engajamento

A personalização gera mais engajamento porque o usuário não recebe uma mensagem aleatória. O conteúdo é planejado de modo contextualizado, considerando hábitos, comportamento de navegação na internet, perfil, enfim, existe uma infinidade de dados que podem ser obtidos (e usados) a partir do rastreamento do público.

O melhor dessa história é que o consumidor está ciente dessa movimentação: pesquisas mostram que as pessoas valorizam essa abordagem personalizada e conhecem a sua origem, sabem que as empresas estão monitorando suas atividades na web. Eles têm ciência de que esse tipo de publicidade é feito com base em suas preferências, estilos de vida e hábitos.

Privacidade no meio do caminho

Para trabalhar os dados dos clientes de forma adequada (não invasiva), o mais importante é valorizar a transparência. Nesse sentido, podem ser consideradas como positivas as novas regulamentações sobre direito de privacidade. Com regras estabelecidas, todas as empresas ficam submetidas às mesmas normas e os usuários podem entender melhor o que estão compartilhando e como essas informações serão usadas.

Como a personalização pode mudar o futuro da publicidade

É impossível dissociar as mudanças que estão ocorrendo na publicidade da personalização. Por trás dessa história está o uso, cada vez mais intensivo, dos recursos de inteligência artificial. O foco está, principalmente, nas soluções de machine learning, que se tornam mais importantes para as áreas de comunicação e marketing.

Nesse contexto, a criatividade em escala ainda é um dos desafios. Os estudos têm confirmado que, além de chegar no usuário certo, no melhor momento possível, também é fundamental ter uma abordagem criativa. A disputa pela atenção do usuário da internet torna-se mais acirrada. Portanto, faz todo sentido redobrar a atenção com a criatividade em escala, valendo-se para isso do apoio das soluções de machine learning.

Conclusão

A personalização é a chave para o sucesso no marketing digital. Com a evolução das soluções de inteligência artificial, as marcas têm a oportunidade de usar os dados dos clientes com mais propriedade e, assim, entregar mensagens úteis e relevantes para cada uma das pessoas de sua base. A privacidade é importante, mas a transparência pode ser considerada positiva para as empresas que valorizam a ética em suas práticas. A criatividade em escala ainda é um desafio, mas vale a pena investir nas soluções de machine learning para acompanhar as mudanças e obter sucesso na disputa pela atenção do usuário da internet.

Para saber mais sobre a linguagem que conecta humanos e máquinas, leia nosso artigo sobre o IEML, Metalinguagem da Economia da Informação, uma das frentes de estudo do sociólogo Pierre Levy, sobre inteligência coletiva.

Este conteúdo foi produzido pela equipe do Mercado Binário, agência de marketing digital especializada em soluções inovadoras para alavancar vendas e resultados.

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