Pesquisa: essa ferramenta está correta no seu site?

Para muitos sites, uma ferramenta de pesquisa interna do site é uma obrigação. No entanto, muitas vezes é olhado como mais de uma ideia tardia do que uma verdadeira ferramenta de otimização de conversão – e que por si só poderia estar matando a sua taxa de conversão. Então, o que você deve saber sobre a melhoria de sua pesquisa no site e como você colocar essas dicas em prática? Vamos dar uma olhada.

Pesquisas em site são 200% mais prováveis de converter

De acordo com a pesquisa da WebLinc, os visitantes que pesquisam são 216% mais propensos a se converter do que os usuários regulares. Além disso, a Screen Pages compartilhou os resultados de 21 de seus clientes, o que mostrou (com exceção de um caso) que a receita média proveniente da pesquisa no site era significativamente maior do que os usuários regulares.

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Usuários que realizam uma busca no site gastam mais tempo que usuários regulares.

Mas mesmo com esses tipos de números apontando para o enorme potencial de conversão da pesquisa no site, apenas 15% das empresas possuem recursos dedicados a otimizá-lo. E apenas 7% dessas empresas estão realmente aprendendo com dados internos de pesquisa de sites e alavancando-o em outras áreas.

Veja essa pesquisa perguntando para as empresas se ela têm uma pessoa responsável pela busca no site.

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42% admitem que ninguém é responsável pela pesquisa no site, e outros 42% têm adicionado à sua lista de responsabilidades. Mas vamos ser honestos, quando foi a última vez que você mesmo olhou para a sua pesquisa no site? Para muitos comerciantes e proprietários do negócio a ferramenta apenas está lá.

E se os clientes não estão recebendo os tipos de resultados que esperam da sua pesquisa no site (ou pior, obtendo links para os sites do seu concorrente), eles simplesmente irão para outro lugar.

É por isso que é vital começar a prestar atenção ao seu mecanismo de pesquisa interno – e fazer alterações que podem levar a melhores resultados para todos. Veja como fazê-lo:

Mire nos usuários que pesquisam

De acordo com a Forrester Research, que fez um relatório aprofundado sobre a importância da pesquisa no site para o varejo, as empresas devem se concentrar naqueles usuários que chegam a um site à procura de um produto específico. A pesquisa de Forrester mostrou que 43% dos visitantes vão imediatamente às caixas de busca e eles têm 2-3 vezes mais probabilidade de conversão.

Isso significa que precisamos tornar o botão de busca simples para eles fazerem uma pesquisa imediatamente. Você pode agradecer sites como Amazon e Google por fazerem uma caixa de pesquisa proeminente sendo a primeira e mais importante (e às vezes apenas) coisa que os usuários vêem. Mas também precisamos de resultados robustos e relevantes após a pesquisa ser conduzida.

Pesquisa com complemento automático

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Indo para o site da Swarovski sem um produto específico em mente, instantaneamente o usuário irá para a caixa de busca querendo sugestões. Eu digitei “azul” e recebi 10 sugestões de produtos imediatamente. O site da Kohl vai ainda mais longe para recomendar (e mostrar) produtos específicos com base em uma pesquisa básica:

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Ao sugerir produtos específicos (ou até mesmo mostrar os melhores resultados), você está guiando o usuário ao longo do caminho que você deseja que eles tomem antes mesmo deles tomarem uma decisão consciente para continuar. Essencialmente, você está plantando sementes de sugestão de produto e permitindo que elas se ramifiquem a partir daí – colocando seu usuário um passo mais perto de uma conversão.

Permita que o usuários filtrem a busca

Há talvez nada mais frustrante para um usuário do que obter um milhão de resultados de pesquisa e ter que peneirar a desordem. Ajudar os seus usuários a filtrarem os resultados de busca nas páginas por todos os tipos de opções de classificação, de preço para disponibilidade e muito mais, permite estreitar exatamente o que eles querem e por quanto.

Exemplos de filtro que um site pode ter nas suas buscas são preço, cor, modelo, marca, tamanho entre outros.

Crie landing pages específicas

Com base nos dados que você está coletando do mecanismo de pesquisa do site, você pode até querer elevar determinados produtos para obter mais exposição ou rebaixar outros que podem não ser tão populares. Para aqueles que estão recebendo a maior parte dos cliques, considere criar uma landing page dedicada para esse produto para ajudá-lo a se destacar entre um mar de itens semelhantes.

Ofereça Recomendações Relevantes

Às vezes, apesar de seus melhores esforços, os produtos acabam ou não são mais produzidos. O que acontece quando um usuário termina nessas páginas? Com tantas pesquisas no site, disponibilizar uma página com “produto não disponível” é um caminho para o abandono do site. Em vez disso, tire a página do ar e ofereça outras sugestões e recomendações.

Pontos bônus se você conseguir sugerir a opção de ‘quem comprou esse também comprou’

Melhore a busca para celular

E por último, mas certamente não menos importante, considere seus usuários do celular também. Digitar em um dispositivo móvel pode ser incômodo na melhor das hipóteses e erros ortográficos muitas vezes levam os usuários a páginas “Not Found” mesmo se o produto estiver disponível. Teste sua pesquisa do site em uma variedade de dispositivos para ver a facilidade do uso e carregamento rápido. Nenhum usuário de celular vai esperar para sempre para ver mais de 1000 produtos carregar em uma página de resultados.

Conclusão

Como você pode ver, a pesquisa no site definitivamente não é algo que você vai querer ignorar quando se trata de novas ideias para melhorar a sua taxa de conversão. Ao implementar algumas etapas simples para dar aos usuários mais controle sobre seus resultados, é provável que você comece a ver as conversões e a receita subir quando os clientes encontrarem exatamente o que precisam de forma rápida, fácil e acessível.

Traduzido e adaptado de: Kiss Metrics

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