Previsões para o streaming este ano: tendências e impactos no marketing

Tendências para o streaming: o que esperar?

Nos últimos anos, temos visto um aumento significativo dos conteúdos em vídeo e áudio na internet e as previsões para o streaming são de que o tráfego online desse tipo seja de 82%. Mas quais são as tendências para o streaming em 2020? Neste artigo, vamos falar sobre as principais previsões para o streaming e como elas afetam o mercado de marketing.

Aumento da acessibilidade dos serviços de internet

Uma das tendências para o streaming em 2020 é o aumento da acessibilidade dos serviços de internet, com maior cobertura, inclusive, em países em desenvolvimento. Além disso, a tecnologia utilizada para gravar vídeos e sons terá mais qualidade, ao mesmo passo que se tornará acessível para um número maior de pessoas.

O mobile em crescimento junto com o streaming

A rede mobile continua ganhando destaque das previsões devido a sua capacidade de crescer e comportar novos usuários. Teremos mais chamadas ao vivo com imagens e sons. As lives são ótimas práticas para influencers, artistas, empreendedores e demais criadores de conteúdo.

O espaço do áudio no streaming

As plataformas de música crescem não apenas com a inclusão de novos artistas e seus trabalhos, mas também há distribuição de podcasts. Muitos programas de rádio reduziram seu formato, focando no público web, e colocaram uma versão periódica disponível em seus sites.

As previsões para o streaming apostam em VR e AR

Outra previsão para o próximo ano em streaming é a inclusão de Virtual Reality (VR) e Augmented Reality (AR) — respectivamente realidade virtual e realidade aumentada. Com as plataformas de conteúdo para streaming, como as redes sociais, vídeos em VR e AR são possíveis com aplicações e filtros.

A era do 8K está prestes a ganhar mais força

As previsões de streaming em 8K é que as plataformas de conteúdo on demand comecem a distribuir material nesse formato assim que um encoder estiver disponível.

A fragmentação de conteúdos OTT por streaming

As plataformas OTT tornaram-se populares por sua oferta de assinatura por conteúdo e não por produto, como acontecia com a televisão a cabo. Porém, uma consequência natural dessa popularidade toda é sua fragmentação em diversos novos canais para receber materiais desejados.

O streaming de vídeo ganha seu lugar na cultura

Com o aumento das produções originais pelas plataformas de conteúdo sob demanda e da qualidade desse material, a Netflix recebeu 24 indicações no Oscar em diferentes categorias. Além disso, serve como consolidação da marca Netflix, mas também das OTTs para o futuro: conteúdo original via streaming pode ter status de arte.

Adesão aos negócios

Empresas estão abertas a utilizarem a transmissão de vídeo e áudio como aliadas. Isso significa treinamentos a distância, conexão de clientes com operadores e suporte personalizado com voz e imagem.

Conclusão

As tendências para o streaming em incluem o aumento da acessibilidade dos serviços de internet, a rede mobile, o espaço do áudio, VR e AR, 8K, fragmentação de conteúdos OTT, o streaming de vídeo na cultura e adesão aos negócios. É importante ficar atento a essas tendências para se manter atualizado e utilizar as melhores estratégias de marketing em suas campanhas.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter