Qual grama é mais verde: a do vizinho ou a minha? Sobre a importância da análise da concorrência

A análise da concorrência é um dos primeiros passos para quem quer abrir uma empresa. Essa etapa aparece no projeto de qualquer negócio e na Introdução à Economia nas Universidades por algum motivo. Empreendedores devem dar atenção especial a esta fase que pode poupar muito tempo e esforços das ações iniciais da sua empresa, pois é a partir dessa análise que as estratégias são pensadas.

É a partir da pesquisa da concorrência que sua empresa consegue realmente avaliar seus pontos fortes e fracos, por exemplo. Ao conhecer as ações de seus concorrentes, fica mais fácil entender quais serviços ou produtos deverão ser ofertados e quais as maneiras mais eficazes de anunciá-los. Também é uma maneira simples de definir o posicionamento da sua empresa.

As principais questões a serem levadas em conta em uma pesquisa de concorrência são a identificação dos seus diferenciais conforme o comparativo de localização, preço, comunicação, especialização, qualidade e atendimento. Para entender melhor como a comunicação da sua empresa pode ser melhorada, leia este artigo sobre 7 razões para focar na sua estratégia de marketing digital.

A partir daí é possível avaliar como ser superior e se tornar mais competitivo. Também é muito importante identificar quais necessidades dos clientes não estão sendo atendidas pelos concorrentes. Identifique as insatisfações e use-as a seu favor. Pesquise as avaliações e reclamações da concorrência.

Se alguém já te disse que você precisa saber sobre a concorrência quase tanto quanto sobre sua própria empresa e cliente, ouça com atenção.

Lembre-se que a análise da concorrência é uma atividade contínua. Deve ser feito um monitoramento, não apenas uma análise com início, meio e fim, pois ao acompanhar o desempenho dos concorrentes ao longo dos anos, você acaba aprendendo com os possíveis erros estratégicos ou grandes sacadas. Seja um observador e perfeccionista quando for olhar a grama do vizinho.

 

Agora que você já sabe o quão é importante fazer análise da concorrência, conte com uma agência especialista em marketing focada em vendas. Venha conhecer a Mercado Binário.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter