Remarketing: saiba como influenciar uma jornada de compra

Provavelmente já aconteceu a seguinte situação contigo: você estava navegando em um site e apareceram um monte de anúncios relacionados a uma pesquisa que você fez ou um site que visitou. E aquilo parece que te persegue. Em todo lugar que você vai tem aquele anúncio. Até no Facebook! Entenda por que isso acontece nesse artigo!

Remarketing e retargeting

Retargeting é o ato de impactar seu prospect uma segunda vez, com anúncios relevantes baseados na busca que ele havia feito. Remarketing é nome da ferramenta de retargeting do Google, ou seja, as nomenclaturas diferem mas significam praticamente a mesma coisa. ‘Target’ vem do inglês e significa ‘alvo’, então ‘retargeting’ seria atingir o usuário novamente.

Qual o objetivo?

Fazer aquele usuário voltar no seu site e efetivar a compra. É difícil uma pessoa comprar algo na internet na primeira visita. Normalmente ela faz mais pesquisas para procurar um preço mais em conta ou um modelo diferente. O remarketing te ajudará a fazer a pessoa lembrar do seu site. É comum os e-commerce oferecerem descontos e vantagens como frete grátis ou alguma porcentagem de desconto para convencer a pessoa nesses anúncios.

Por exemplo, suponha que você visitou o site da Dafiti e estava procurando uma blusa. Você navegou no site mas achou que poderia ter mais opções em outra loja virtual. Pode ter certeza que a Dafiti vai utilizar o remarketing e tentar te impactar para realizar a compra. Eu sei porque aconteceu comigo. Os anúncios eram dos produtos que eu havia pesquisado e até mesmo outras sugestões.

Isso instiga a pessoa a visitar novamente o site e quem sabe comprar aquele produto. Além disso, esse tipo de ação pode ter outras funções como aumentar inscrições ou ainda promover o conhecimento da sua marca.

Como funciona?

Ao entrar em um site, um cookie é armazenado no seu computador, marcando o usuário e possibilitando que o Google o identifique. Esse cookie será responsável por intensificar a exibições desses anúncios. Eles podem ser aplicados na Rede de Display (sites, blogs ou redes sociais que disponibilizam espaço para anúncios) ou na Rede de Pesquisa (página dos resultados de busca). Geralmente o remarketing dura 30 dias, mas isso pode variar de acordo com as configurações estabelecidas ou a plataforma.

Como influencia a compra?

Bem, os anúncios no remarketing são extremamente personalizados. Você deve identificar qual é um bom público para atingir baseado nos seus dados e qual melhor lugar para impactá-las, se é Rede de Display, Rede de Pesquisa ou nas redes sociais como Facebook e Instagram. É claro que de nada vai adiantar criar um anúncio mirabolante se a landing page é insuficiente ou se a pessoa clica em um link errado.

Com essa personalização, você pode estudar o comportamento do visitante e identificar quando ele abandona o site ou o que ele colocou no carrinho por exemplo, e aplicar essas informações nos seus anúncios.

Remarketing é um ótimo de reconquistar o seu cliente e induzi-lo a voltar no seu site. É claro que se você encher de anúncios por todos os lados e de maneira constante, o remarketing se tornará um incômodo para o usuário e pode ocasionar um efeito negativo.

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