Transformação em consumidores, os 3 processos.

A principal função de uma empresa é o lucro, ou seja, vender. Querendo ou não, o que faz a empresa girar é a quantidade de transações que esta realiza com seus consumidores.

Já o processo que transforma uma pessoa normal em um consumidor de seu produto/serviço envolve diversas variáveis e este movimento não é fácil.

Existe uma necessidade, racional ou não, que é satisfeita assim que determinado item é consumido e cabe ao marketing fazer com que o produto/serviço da empresa seja este item.

Para chegar a este objetivo existem tem 3 maneiras conhecidas:

1- Estar sempre presente para ser lembrada na hora do consumo: Este é um modelo antigo e é o principal tipo utilizado pelas empresas até hoje, consiste em fortes investimentos em mídias e promoções para que a marca esteja presente em todos os lugares, para que quando a necessidade venha, o usuário lembre-se do produto.

2-Estar presente na hora que o cliente buscar saciar a necessidade: Este é também um modelo antigo, mas se destaca pela utilidade, neste caso a empresa se faz presente no momento exato da busca, seja aparecendo em destaque no PDV, ou nas listas amarelas e mais recentemente nos buscadores de internet.

3- Se relacionar com o cliente para que ele nem considere as outras marcas: O relacionamento de clientes da marca também não é algo novo, mas a intensidade para se criar um fã real é algo que se potencializa com o advento das redes sociais. Uma pessoa que se relaciona de forma intensa com a marca, quando surge a necessidade quase não considera seus concorrentes.
Criar fãs/consumidores é o novo desafio dos gestores de marketing.

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