O que aprendemos com 10 anos de Instagram

O Instagram completou uma década de vida. Relembre seus últimos anos e confira todas as atualizações de aniversário que foram liberadas

No dia 06 de outubro de 2020, a rede social Instagram completou 10 anos. Criada por um brasileiro em parceria com um norte-americano, a plataforma foi comprada em uma transação bilionária pelo Facebook ainda em 2012, quando contava com apenas 30 milhões de usuários e havia recém-lançado a sua versão para o sistema Android – durante os primeiros anos só havia o aplicativo para iOS.

Desenvolvida para ser apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos, o Instagram foi evoluindo nos últimos anos e se tornou uma das redes sociais mais acessadas no mundo, com cerca de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Atualmente ela vai muito além das imagens com filtros que a fizeram famosa, abrindo espaço para outros formatos de mídia como vídeos e animações.

O aplicativo passou por diversas mudanças, a maioria delas pensando em melhorias no aplicativo e na experiência dos usuários. Um exemplo foi a retirada do número de likes em publicações, depois de pesquisas apontarem que a rede social poderia ser prejudicial à saúde mental, principalmente de jovens. O principal ponto foi diminuir os estímulos que pudessem levar as pessoas a se compararem demais, principalmente com perfis muito idealizados, que parecem viver uma vida perfeita. A rede reconheceu esse efeito e retirou o número de likes, buscando diminuir o sentimento de competição entre os usuários.

Confira algumas outras atualizações que o Instagram passou nesta última década:

Leia também: Estratégia de marketing digital, como usar o Instagram para vender

Relembrando os últimos anos

A primeira versão do Instagram era apenas um aplicativo de compartilhamento de imagens. Em questão de horas após seu lançamento, o Instagram se tornou o aplicativo mais baixado na categoria ‘Fotografia’.

As grandes atualizações do aplicativo vieram depois da compra pelo Facebook. Em 2013, a primeira delas foi a possibilidade de fazer o upload de vídeos, de até 15 segundos. Neste mesmo ano os usuários também ganharam a opção de marcar perfis em imagens e o direct message, para conversas privadas.

Em 2016 o Instagram parou de exibir seus conteúdos de forma cronológica, passando a distribuir o conteúdo com base em um algoritmo, da mesma forma que já estava acontecendo no Facebook. Nem todos os usuários aprovaram a mudança, mas o aplicativo mantém até hoje essa lógica de visualização no feed principal. Neste mesmo ano também foi lançado o Stories, a função de conteúdos efêmeros que desaparecem em 24h. Os fundadores admitiram que a ferramenta foi baseada no aplicativo Snapchat, que estava em alta na época. Os stories bombaram e fazem sucesso até hoje, com a possibilidade de até mesmo criar anúncios neste formato.

Um pouco mais tarde, em 2018, foi apresentado o IGTV, a plataforma para vídeos mais longos, de até uma hora. É uma função bem completa, que conta até mesmo com uma guia ‘Explorar‘ para que o usuário possa buscar canais que sejam do seu interesse.

Este ano surgiu o Instagram Reels, um novo formato de vídeos curtos, que podem ser editados de forma criativa, dando diversas possibilidades para os usuários soltarem a imaginação. Um conceito muito similar ao TikTok, outro aplicativo que está em alta.

Saiba mais: como usar estratégias de mídias digitais na minha empresa?

Atualizações de aniversário

Para comemorar seu aniversário, a rede social trouxe ainda mais inovações para seus usuários. A primeira delas aconteceu no Stories, que agora conta com um calendário e um mapa de lembranças das postagens pelos últimos três anos, contando com a data da publicação e onde foi feita. É possível baixar, compartilhar ou salvar nos destaques.

A plataforma também colocou uma linha do tempo com seus principais marcos. E também um Easter Egg interessante que permitiu que seus usuários trocassem o ícone do aplicativo para versões clássicas

Procurando reduzir interações negativas, o Instagram permite agora a restrição de comentários de usuários e até mesmo apagar diversas mensagens de uma só vez. Além de ocultar automaticamente mensagens possivelmente ofensivas, com base em conteúdos que já foram denunciados.

Um dos grandes anúncios foi a possibilidade de fazer compras diretamente pelo IGTV. O objetivo é ter mais uma forma de monetização para criadores e marcas. O Instagram se mostra cada vez mais pronto para avançar como uma plataforma completa de e-commerce.

Instagram para sua empresa

Com suas últimas atualizações podemos ver que o Instagram é muito mais do que apenas uma mídia social. Com tantos usuários e possibilidades é essencial manter uma conta comercial para a sua empresa.

Descubra agora mesmo como o marketing digital pode te ajudar a conquistar mais clientes e aumentar sua receita. Aposte em serviços de divulgação e criação de conteúdo para sua marca. Conheça a Agência Mercado Binário, atuamos com serviços de criação de conteúdo, performance de mídia paga e inteligência artificial para campanhas digitais.

Quer potencializar suas vendas? Vem para a Mercado Binário! Ligue para: (41) 3907-5331 ou pelo WhatsApp (41) 98845-8172

Acesse também nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Youtube, Facebook e Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter