Conquistar o cliente moderno é difícil. Com as compras on-line, os clientes têm acesso a um número ilimitado de marcas e produtos, sua atenção é dividida entre vários dispositivos e eles estão constantemente pesquisando, comparando preços e explorando diferentes opções antes de tomar suas decisões de compra. As marcas atuais são desafiadas a capturar a atenção dividida dos consumidores e as crescentes vendas em um ambiente de marketplace extremamente lotado.
Para permanecerem competitivas, as marcas devem capitalizar o público e a presença on-line. Mas ao invés de ficar em pé e esperar taxas de conversão melhoradas ou maior tráfego, as marcas podem desempenhar um papel ativo na construção de sua presença on-line em sites de varejo.
Simplificando: ser proativo quando vender através de canais de varejo on-line leva a inúmeros benefícios. Veja 4 dicas para aproveitar ao máximo suas vendas on-line através do canal varejista.
1. Use a voz poderosa do consumidor
Se você tem parceiros que vendem seus produtos através de um marketplace, lembre-se de que estudos mostram que incluir avaliações de clientes colabora no aumento de conversões e compras.
Muitas empresas coletam feedback dos clientes e opiniões sobre seus produtos, o que lhes dá uma grande quantidade de informações úteis que podem influenciar as decisões de compra de outros compradores. Mas a voz do cliente é ineficaz se outros compradores não tiverem acesso a ela. Ao compartilhar opiniões de clientes com os parceiros de varejo que vendem seus produtos, as marcas podem ampliar o alcance das classificações dos seus clientes, aumentando as vendas através do canal de varejo.
Capturar e publicar críticas de clientes pode parecer águas inexploradas para algumas marcas, mas vale a pena investir. Considere as centenas e milhares de outros produtos que os varejistas vendem em suas lojas on-line. As avaliações dos clientes podem ajudar sua marca a descobrir e se destacar neste ambiente ruidoso, e os produtos com avaliações recebem mais atenção e conseguem melhores vendas. A Bazaar Voice realizou um estudo descobrindo que, em média, exibir opiniões de clientes em páginas da web de varejo produz um aumento de 10% na conversão e 5% na taxa de retorno de visitantes e esses números aumentam à medida que o volume de avaliações cresce. Além disso, o estudo da BrightLocal aponta que 83% dos consumidores confiam em avaliações on-line tanto quanto uma recomendação pessoal.
Além disso, uma vez que você iniciar uma conversa com seus clientes, mais oportunidades podem aparecer. Seu revendedor provavelmente pode exibir mais o seu produto em seu site de comércio eletrônico e mencionar sua marca em suas mídias sociais.
Usar a voz do cliente pode inclusive influenciar as vendas nas lojas físicas. As pessoas agora estão pesquisando produtos a caminho das lojas em seus smartphones. Em alguns casos, os varejistas podem oferecer exclusivas promoções na loja para produtos populares favorecidos e apreciados pelos clientes.
Da mesma forma que as avaliações dos clientes podem ajudar a sua marca a diferenciar seus produtos dos concorrentes, os varejistas podem alavancar as vozes de seus clientes para venderem mais em suas lojas e competirem com outras marcas.
2. Timing é tudo
É importante fazer sua lição de casa em relação ao marketplace, mas tempo é essencial. A partir do momento em que um produto é adquirido pelos canais de distribuição de um varejista, as marcas têm a difícil tarefa de se destacar entre as inúmeras outras marcas que eles carregam on-line. A chave é agir rapidamente ao criar sua presença on-line em seus canais, coletando proativamente as avaliações dos clientes em seus produtos.
Timing não é apenas importante para impedir que a sua marca seja esquecida, também é importante quando se trata de avaliar a relevância. Um estudo de 2016 da BrightLocal observa que 73% dos consumidores pensam que as avaliações anteriores a três meses são irrelevantes e 22% dos consumidores só consideram críticas escritas nas últimas duas semanas.
Alimente seus parceiros de marketplace com um fluxo constante de avaliações de consumidores, atualizadas e frescas para sustentar sua presença on-line em seus sites.
3. Deixe seus clientes testarem novos produtos
Coletar e exibir opiniões de clientes nos sites dos varejistas é uma ótima opção para produtos que já estão disponíveis no mercado. Mas e os produtos que ainda não lançaram? Como as marcas podem criar uma avaliação saudável quando seu produto ainda não está nas prateleiras?
É como o dilema da galinha e o ovo: com a avaliações, os produtos vendem mais, mas produtos novos não têm nenhuma avaliação de consumidor ou resenhas sobre sua funcionalidade.
Uma das maneiras mais eficazes de coletar as avaliações dos clientes de forma rápida e significativa é oferecendo amostras gratuitas de seus produtos aos consumidores em troca de uma avaliação honesta. A amostragem é uma ótima maneira de recompensar seus clientes existentes com uma olhada em novos produtos e essa tática tende a gerar feedback autêntico e de alta qualidade.
Com a abordagem certa, a amostragem pode montar bases para um fluxo constante de avaliações dos consumidores que você pode compartilhar e distribuir aos seus parceiros de varejo. Avaliações e resenhas dos novos produtos ajudarão a converter navegadores em compradores e darão aos seus revendedores um valioso conteúdo no primeiro dia em que começam a vender seu novo produto on-line ou na loja.
4. Ofereça sua experiência
É impossível para os grandes varejistas serem os especialistas em todos os produtos que vendem. Mas seus prospects e clientes vão querer acesso a experiência e recomendações para ajudar a tomar as melhores decisões de compra.
Como uma marca, você tem a oportunidade de ser o especialista dos seus produtos e pode oferecer conselhos úteis ou responder perguntas específicas dos clientes sobre seus produtos e as formas adequadas de usá-los. Compartilhe sua experiência e conhecimento para fornecer um ponto de vista educacional e informativo que seus varejistas possam compartilhar com seu público.
Conclusão
As marcas têm uma grande oportunidade para impulsionar seus canais de vendas se construírem uma forte presença on-line nos sites de seus parceiros de varejo. Use e compartilhe a voz de seus clientes, alimente seus varejistas com um fluxo contínuo de novos conteúdos, ofereça seus conhecimentos e ative os defensores da sua marca com amostragens. Tanto você quanto seus varejistas estarão felizes com a melhoria no engajamento, consideração e vendas do cliente.
Traduzido e adaptado de: Marketing Land
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