O e-commerce ou comércio eletrônico vem crescendo e se tornando a principal forma de comércio entre muitas empresas. Aquelas que ainda não aderiram ao e-commerce estão pensando seriamente, visto que a previsão de crescimento para esse segmento feita pelo presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e CEO da Ebit, Pedro Guasti é de 10% a 15% no ano.
Veja o vídeo com as 5 dicas para montar seu e-commerce
Dica #1 Escolha uma boa plataforma
Primeiramente, você precisa achar uma boa plataforma para comportar sua loja virtual. Há plataformas gratuitas, de código fonte aberto e também pagas. É bem importante visar a sua loja no futuro, pensar a longo prazo na hora de escolher essa plataforma, antecipando se ela vai conseguir comportar o crescimento da sua loja. Atente-se também para o tipo que você vai escolher: geralmente, as lojas gratuitas possuem muitas limitações e barram o seu poder de personalização.
Dica #2 Organize corretamente as seções
Organize direitinho os produtos de acordo com seu segmento. Isso fará a jornada de compra do consumidor mais fácil. Além disso, você deve sempre atualizar os produtos novos e os que estão fora de estoque. É interessante colocar um botão ‘avise-me se esse produto chegou’ e pedir o e-mail do cliente quando um produto volta a estar disponível, fazendo o cliente retornar à sua loja.
Leia também: Serviço ao consumidor: Como balancear atendimento humano e virtual
Dica #3 Invista nos dispositivos móveis
Cada vez mais as pessoas estão comprando pelo celular. Isso porque é um dispositivo prático, compacto (na maioria das vezes) e possui muitas funcionalidades. Além do mais, é muito difícil encontrar alguém que não tenha um smartphone. É imprescindível ter um site otimizado para as dimensões de tela do celular e é também elementar ter uma loja virtual com um design feito especialmente para esses aparelhos. A maioria das lojas virtuais não possuem uma configuração que atende às necessidades dos clientes que utilizam o celular como principal meio de compra.
Se preocupe com os pequenos detalhes do site mobile ou responsivo.
Leia também Mobile First: o que significa esse conceito?
Dica #4 Identifique a jornada de compra do seu cliente
Pense em você indo comprar algo online. É normal enfrentar várias etapas como cadastro, confirmação da compra, frete, pagamento, mas fazer o seu cliente ter dificuldades de finalizar a compra é um problema gravíssimo. Imagine ele mudando de ideia e querendo comprar mais coisa e perde o carrinho inteiro e tem que começar de novo? Ou ainda, imagine ter problemas na hora do cadastro ou pagamento? É importantíssimo que você deixe essas etapas fáceis, adotando um sistema que permite o seu cliente navegar por entre essas etapas sem preocupações.
Na sua loja é vantajoso mostrar produtos relacionados com o produto que o cliente está procurando, instigando o consumidor a levar mais itens. Além disso, há maneiras de oferecer descontos caso o cliente pense em deixar seu site.
Dica #5 Faça uma descrição detalhada
A descrição do seu produto é o seu vendedor. Descrevê-lo corretamente é muito relevante para o consumidor. Muitos tópicos da descrição técnica são essenciais na hora da compra como tamanho, peso, dimensão, durabilidade, sistema operacional, processador, cor, material, enfim, vários tópicos em cada segmento que fazem diferença na aquisição.
Tire um tempo para tirar boas fotos do seu produto para valorizá-lo e faça uma descrição bem detalhada sobre o produto e també sobre o uso dos produtos, dê dicas, para que as informações sejam extremamente ricas. E nunca, NUNCA copie descrição de outro lugar. Sério.
#Dica Bônus
Utilize vídeos nos seus produtos. Saiba mais aqui neste post sobre vídeo na descrição dos produtos no seu e-commerce.
Fique atento às dicas acima e cresça muito o seu comércio virtual!
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