O que é o Facebook Frames (Sticker)?
O Facebook Frames permite que os usuários adicionem texto, imagens, logomarcas, artes e projetem sobreposições nas bordas de suas imagens, assim como os filtros do Snapchat. As pessoas podem usar esses filtros para expressar criatividade e aprimorar imagens.
Esses frames estão disponíveis para uso no Facebook Stories apenas para celular.
Para aplicar um filtro na sua imagem, comece criando um Facebook Stories e clique no ícone da figurinha no canto inferior direito.
Depois, clique no filtro que irá ser aplicado acima da sua imagem.
Agora todo mundo vai ter acesso para criar e enviar filtros no Facebook. Você pode mostrar para seus amigos, fãs e seguidores!
Quando os usuários colocarem filtros da sua marca, eles estarão endossando o seu negócio e deixando todos os seguidores animados ao saberem o que você está fazendo. Esta é uma ferramenta poderosa e autêntica de marketing que pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu negócio.
Crie um filtro da sua marca!
Criar um filtro do Facebook é um processo surpreendentemente simples, embora seja reconhecidamente mais desafiador se você não tem talento de design. Se for esse o caso, contratar um designer para o seu projeto provavelmente valerá a pena.
Abra a Plataforma de efeitos de câmera, e edite seu projeto.
Atualizado 2019 o Facebook lançou novas ferramentas e também a Realidade Aumentada, agora você pode criar os efeitos avançados de Realidade Aumentada fazendo o download do Spark AR do Facebook neste link e confesso que achei a ferramenta bem mais complicada, porém é mais compleata.
Processo de criação de filtro
Basta carregar uma arte da sua escolha e configurar a posição e o tamanho que você deseja, selecionar se você quer no perfil do Facebook (Fotos de perfil) ou no Stories do Facebook (Câmera do Facebook).
Você pode carregar mais de uma imagem para o seu projeto e alterá-la independentemente da outra imagem. Pode também colorir o background da maneira que desejar. Quando estiver satisfeito, clique em avançar.
Na próxima tela, será solicitado nomear seu filtro e selecionar o proprietário. Escolha o nome do filtro com cuidado porque seus amigos e seguidores serão capazes de procurar o seu efeito usando este nome. O Facebook permite que você escolha o seu perfil pessoal ou página de negócios como o proprietário do filtro. Neste caso, escolha a sua página de empresa.
Na seção abaixo, você pode escolher quem irá ver seu filtro. Mostre o filtro para pessoas em um local específico ou para pessoas em qualquer localização.
Em seguida, você pode escolher uma data de início e término para quando seu filtro ficar disponível. Você pode optar por disponibilizá-lo assim que o Facebook o aprovar ou agendar um período de tempo específico quando ele puder ser usado. Definir um período de tempo é útil se você estiver usando o filtro para promover um evento especial.
Abaixo do cronograma, escolha palavras-chave para adicionar ao seu filtro. Palavras-chave são essenciais porque você quer certificar-se de que os usuários certos podem encontrar seu filtro se eles procurarem. Adiciona pelo menos 10 palavras-chave para ajudar o seu público a encontrar o filtro. Quando terminar, clique em ‘Avançar’. O Facebook irá te mostrar uma notificação que o filtro foi para a análise e que dentro de uma semana você saberá se ele foi aprovado ou não.
Ao criar os filtros do Facebook para o seu negócio, existem algumas práticas recomendadas para se manter em mente.
Não deixe que seu projeto ocupe toda a tela. Isso pode parecer óbvio, mas com base em filtros que eu já vi no Snapchat, aparentemente não é. Faça o filtro mais discreto possível, mas também garanta que ele adiciona algo à imagem.
Em muitos casos, posicionar o detalhe mais pesado e maior nos cantos da imagem será mais discreto. Se você tiver uma superposição maior na parte inferior da imagem (como o nome completo da empresa), esqueça de decorações no resto da imagem ou mantenha-a minimalista.
Diga aos usuários que seu filtro está disponível. Você precisará certificar-se de que os usuários sabem que a arte está disponível para uso deles. Caso contrário, você vai ter que esperar que eles achem por acaso. Faça um post sobre seu filtro, use-o você mesmo e lembre os usuários de criarem conteúdo com a arte quando eles estiverem visitando seu negócio.
Não tenha medo do branding. Se você criar um filtro que permitirá aos usuários mostrar que eles fizeram algo incrível (por exemplo, eles tiveram uma sessão de treino matadora em sua academia ou comeu um cupcake decorado em sua padaria), seus seguidores irão usá-lo.
Escolha cuidadosamente o uso do filtro para cada caso. Ao criar seus filtros, você pode escolher entre dois casos de uso primários:
- Criar um filtro genérico sobre o seu negócio que incorpora a sua marca.
- Crie um filtro focado na promoção de um evento especial que sua empresa está organizando.
Se você criar ambos, é uma boa ideia usá-los separadamente. Caso contrário, sua mensagem pode ficar confusa. Ter uso específico para as artes irá ajudá-lo a obter mais engajamento.
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Adaptado de: Social Media Examiner.