Na última quarta (9) o Facebook anunciou a sua nova plataforma de vídeo, o Facebook Watch. A plataforma vídeo funcionará como uma página exclusiva para vídeos e terá uma programação especial transmitindo desde jogos ao vivo até programas sobre safári.
Para tornar o Facebook Watch competitivo contra o Youtube e Netflix, ele também contará com produções originais. Por enquanto será restringido a alguns produtores de peso, como BuzzFeed, Tastemade e Condé Nast. Inicialmente o Watch será lançado somente nos EUA para um grupo limitado de usuários. A novidade promete ter seu alcance ampliado, mas o Facebook ainda não divulgou mais detalhes.
Por que uma plataforma de vídeo no Facebook?
O Facebook não pensa na sua rede social com um lugar para assistir vídeos, eles apenas são compartilhados no feed. Por isso, a necessidade em criar esse espaço exclusivo para os vídeos. Ultimamente o Facebook tem demonstrado interesse em se tornar uma fonte de conteúdo, com vídeos bem produzidos e conteúdo original ao invés de apenas programas criados por usuários. Isso mostra a intenção do Facebook em seguir o modelo da Netflix.
“Aprendemos que as pessoas gostam de descobrir vídeos em suas páginas, mas elas também querem um lugar dedicado em que podem ir e assistir a eles”, disse Daniel Banker, diretor de produto do Facebook.
Como funcionará?
Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, afirmou que o Watch permitirá aos usuários “conversarem e se conectarem com pessoas durante um episódio e aderirem a grupos de pessoas que gostam dos mesmos programas, criando comunidades.”
Desde o ano passado já há uma aba de vídeos no app. Nessa aba, o Watch será dividido em duas partes principais: Discover e Watchlist.
A aba Discover é o feed principal, onde o usuário poderá encontrar vídeos ao vivo ou gravados. Reações e comentários – como já acontece nas transmissões ao vivo – continuaram, e também será possível se juntar à grupos sobre o vídeo. Além disso, os vídeos serão organizados em categorias e seções de acordo com o que as pessoas assistem e interagem. Você poderá encontrar seções como:
- Os mais comentados;
- O que está fazendo as pessoas rir: videos com muitas reações de “Haha”;
- O que as pessoas estão amando: vídeos com muitas reações de “Amei”;
- O que seus amigos estão assistindo;
Enquanto a aba Watchlist mostrará as novidades relacionadas à seus interesses. Funcionará como uma lista sobre as preferências do usuário, como produções escolhidas para seguir. Assim será possível sempre acompanhar o conteúdo.
Como o Watch ajudará sua empresa?
Além de ser uma nova plataforma para fazer Ads (anúncios), você poderá usar o Watch para fazer webinars ou lives que são o momento que sua empresa tem para falar cara a cara com seu público. Trabalhar com conteúdos digitais e principalmente com vídeos, é essencial para tornar uma marca referência no mercado, visto que hoje está muito mais fácil encontrar seu público nas redes sociais. Essa conversa com seu público é facilitada, já que o usuário não precisará te buscar em várias plataformas, como ir até o Youtube para assistir seu conteúdo, apenas acessará pelo próprio Facebook.
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!
Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Acesse também no Instagram.