Todos nós temos uma vida social ativa nas redes sociais. Muitas pessoas nem conseguem imaginar suas vidas sem o Facebook ou Instagram. Quer saber qual é a rede mais usada para anúncios no Brasil e no mundo? Veja no nosso artigo!
A percepção desempenha um papel importante para as marcas nas plataformas digitais. Noções como: “todo mundo tem um Facebook” ou ”todos estão no Snapchat… mas todos estão saindo do Snapchat para o Instagram” podem impactar os profissionais de marketing ao decidir como mapear seus investimentos de orçamento.
Mas percepções sobre o tamanho do público e a demografia das plataformas podem ser verificadas, de fato, até certo ponto. As ferramentas de anúncios do Facebook e do Snapchat permitem que os anunciantes configurem o público que desejam alcançar por localização, idade, interesses e comportamentos, e fornecem estimativas de quantas pessoas estão em um determinado grupo de público.
Quer saber quantos homens de 25 anos estão em Atlanta e no Facebook e como isso se compara com Instagram e Snapchat? Você está curioso se pode alcançar mais jovens de 13 a 17 anos de idade no Reino Unido através do Snapchat ou do Instagram? Não tem certeza se um anúncio para 18 a 20 anos no Canadá no Instagram Stories sacrificaria muito o alcance em comparação com o feed principal do Instagram?
Você pode encontrar a resposta dessas perguntas nesse post! Mas cuidado: o Facebook e Snapchat medem seu público de maneiras distintas. Os números são alvos em movimento porque o Facebook e o Snapchat atualizam suas estimativas diariamente e baseiam essas estimativas no uso recente ao longo de um período de rotação, o alcance potencial para qualquer audiência determinada pode mudar, e geralmente muda, de um dia para o outro. E as estimativas de alcance fornecidas pela plataforma não incluem o potencial “alcance viral” gerado por pessoas que compartilham um anúncio através do botão de compartilhamento do Facebook, o sistema de comentários do Instagram ou as mensagens privadas do Snapchat.
Como é feita a mensuração das audiências?
As ferramentas de compra de anúncios do Facebook e do Snapchat oferecem as contagens das audiências específicas da própria plataforma, portanto, as empresas podem usar essas contagens pseudo-oficiais ao avaliar como alocar seus investimentos publicitários, bem como quando articular estratégias para escolher uma rede ou quais formatos de anúncios priorizar em sua próxima campanha. As estimativas também são úteis ao avaliar as rivalidades entre Facebook X Snapchat e Instagram X Snapchat, por exemplo: quanto é a retenção que o Snapchat tem sobre novos usuários? Até que ponto o Facebook é o único domínio de usuários mais antigos? Como a atenção das novas gerações se dividem?
Facebook: representa anúncios exibidos para pessoas no próprio site e aplicativo do Facebook, mas não no Instagram, Messenger ou da sua rede publicitária Audience Network – permite ampliar as campanhas de anúncios para além do Facebook, para alcançar seus públicos em sites e aplicativos em diversos dispositivos – e aplicativos de terceiros.
Feed do Instagram: limitado às pessoas mostradas em um anúncio enquanto se deslocam pelo principal e tradicional feed do Instagram.
Instagram Stories: isso capta o número de pessoas que seriam elegíveis para ver um anúncio dentro do feed do Instagram Stories.
Snapchat: isso inclui apenas o número de pessoas que podem ver um anúncio instantâneo de vídeo padrão e vertical, e não aqueles que poderiam estar expostos a Sponsored Lens ou Geofilter. É uma medida de usuários do Snapchat que visualizam canais de Stories, Shows e Discover, mas não inclui pessoas que talvez só usem a parte de mensagens privadas do Snapchat.
Veja a audiência de todas as idades, baseado em uso recente*, das redes no mundo:
O Instagram Stories pode ser maior que o Snapchat em uma perspectiva de audiência diária geral, mas este gráfico mostra que Snapchat oferece um alcance maior em cinco dos sete países, incluindo os EUA, o Reino Unido e a França – para anúncios de tela cheia. Claro, o Instagram tem mais visibilidade em seu feed principal do que o Snapchat em todos os países, exceto na França. E o Facebook atinge significativamente mais pessoas do que Instagram ou Snapchat.
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Audiência dos 13 aos 17 anos
Se você procura alcançar estudantes de ensino médio, o Snapchat continua sendo o lugar ideal. Aplicativos visuais como Snapchat e Instagram parecem especialmente atraentes para este grupo demográfico. Não só o Snapchat é extremamente popular: o Instagram rivaliza com sua empresa-mãe, Facebook, em todos os países, exceto o Brasil.
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18 aos 24 anos
O Snapchat continua a brilhar entre os jovens. Seu alcance chega muito perto do Facebook em todos os países exceto o Brasil, e ganha do feed e do Stories do Instagram nos EUA, Reino Unido e França. No entanto, no Brasil o dado é bem inverso: Snapchat perde feio na audiência para todos os outros competidores. Esse dado é muito importante para a sua empresa analisar até que ponto vale a pena fazer anúncios no Snapchat para esse público caso você só atue no cenário nacional.
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25 aos 34 anos
Aparentemente, o Facebook é como o e-mail: quanto mais velho você fica, mais provável é que você o use. As pessoas em seus vinte e trinta e poucos anos – o coração da geração Millenium – são mais prováveis de serem encontradas no Facebook do que Instagram ou Snapchat nos sete países.
Instagram também parece impactar mais essa geração do que o Snapchat. Isso pode ter a ver com a experiência do Instagram imitando de perto o Facebook, onde as pessoas podem transmitir mensagens para grupos de amigos, em oposição ao Snapchat, que originalmente forneceu mensagens privadas efêmeras. Essa troca de contatos parece ter mantido essa população no Instagram e ajudou o recurso de Stories a crescer rapidamente para alcançar a popularidade do Snapchat. O Instagram Stories ganhou muito espaço no Brasil.
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35 anos ou mais
“Nós tendemos a comercializar nossos produtos diretamente para pessoas mais jovens porque, francamente, eles estão mais interessados em aprender a usar novos produtos da tecnologia” – Evan Spiegel, CEO do Snapchat.
Os dados acima comprovam isso. Tanto Snapchat quanto Instagram são experiências primárias, talvez porque muitos adultos tiveram contato com os smartphones mais tarde do que com o desktop. Além disso, no celular, para você ter acesso ao Instagram e Snapchat você precisa baixar os aplicativos, tornando o acesso levemente mais complicado, diferente do acesso ao Facebook. Como resultado, este continua sendo a rede social dominante da população acima dos 35 anos.
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Lembre-se: esses números são estimativas que estão sempre variando, então é importante se manter sempre atualizado. As redes também não tem 100% de certeza quanto a veracidade das idades, pois há menores de 18 anos que criam uma conta para fazer o uso da ferramenta. As considerações quanto a localidade também podem variar, visto que cada vez que o Facebook registra a localização de uma pessoa, atualiza seus registros para que a pessoa seja incluída apenas na contagem para o local mais recente. Quando o Snapchat registra a localização de uma pessoa, é adicionado a uma lista de locais registrados por essa pessoa nos últimos 28 dias, e a pessoa será incluída na contagem para cada local registrado no período. Como resultado, uma pessoa do México pode ter viajado para os EUA em 1º de setembro, usou o Facebook e Snapchat, voltou para o México em 4 de setembro. Se um novo registro de dados for feito nesse período, a pessoa estará registrada nos EUA e não no México, que é o seu país de origem.
No entanto, esses dados podem ser de muita ajuda para os empresários, especialmente os que pretendem atuar em um cenário global. Os dados comprovam que no Brasil o Facebook é a rede social de mais sucesso em todas as idades. Independentemente do seu público-alvo, uma atenção especial para os anúncios do Facebook pode ser bem proveitoso para a sua empresa.
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*Facebook e Instagram baseado no uso nos últimos 30 dias e Snapchat 28 dias
Traduzido e adaptado de Marketing Land