Objetivos de anúncio no Facebook: defina o melhor para sua campanha

Segundo uma pesquisa feita pela Sebrae com micro e pequenas empresas, 75% disseram que aumentaram as vendas usando o Facebook. Mas para isso acontecer para você também, é preciso ficar atento às atualizações de normas de divulgação e alcance das campanhas no Facebook Ads.

Os anúncios são essenciais para qualquer negócio e é ideal fazer um planejamento com uma boa agência de marketing para garantir os resultados esperados. Nesse planejamento, a primeira questão a ser estabelecida é: qual é o objetivo desse anúncio? O que eu quero que minha audiência faça? Acesse o site? Baixe um material rico? Se envolva com a publicação?

Todas essas perguntas são necessárias para alinhar com os objetivos de marketing dos anúncios da sua empresa, pois ele representa o que você deseja que as pessoas façam quando forem impactadas pelo anúncio. Ou seja, o importante é você entender para que serve cada um dos objetivos de anúncio do Facebook e como você pode aplicá-los em seu negócio.

Quais os tipos de anúncios no Facebook?

O Facebook tem uma variedade de tipos de anúncios e é divido em três categorias para facilitar o direcionamento do seu objetivo de marketing. Essas categorias são resumidas em três intenções:

  • Reconhecimento – Para gerar reconhecimento da marca, mais focado no alcance da publicação (visualizações) do que em ações do usuário.
  • Consideração – para gerar tráfego em um site, envolvimentos com a publicação, gerar cadastros ou instalações de aplicativo.
  • Conversão – focado em conversões específicas, como vendas de produtos ou visitas ao estabelecimento.

 

Além de selecionar corretamente as categorias de direcionamento, para que o seu anúncio tenha um bom resultado é necessário definir o objetivo.

Existem diversos objetivos de anúncio para o Facebook e cada um tem uma função diferente para gerar certo resultado. Para isso, selecionamos os principais para você aplicar em seu negócio:

1 – Reconhecimento de marca

O objetivo de anúncio de reconhecimento de marca é alcançar novos públicos que se identifiquem e tenham interesse em seu produto ou serviço. Por exemplo, você irá abrir um restaurante e quer que as pessoas conheçam o local. Para isso, você cria anúncios com diferenciais do seu restaurante para que as pessoas tenham interesse em conhecer o espaço.

2 – Alcance

O alcance é um objetivo de anúncio para quem deseja atingir o maior número de pessoas possíveis em uma publicação. Esse alcance está dentro da sua segmentação de público. Por exemplo, você tem uma loja de roupas e deseja atrair mais clientes. Para isso, você lança um anúncio de promoção para pessoas que moram na região.

3 – Tráfego

Nesse objetivo, é possível criar anúncios para aumentar o fluxo de pessoas para fora da sua página no Facebook. Ou seja, levar mais pessoas para seu site, aplicativo ou outro perfil em rede social. Um exemplo muito usado no objetivo de tráfego são as empresas de jogos. Muitas delas utilizam esse tipo de anúncio para convidar o público a baixar o jogo.

4 – Envolvimento

Se o seu objetivo é gerar mais engajamento e interações em suas publicações, como: mais curtidas, compartilhamentos e comentários, o anúncio de engajamento é o essencial para seu negócio. Por exemplo, você é uma professora autônoma e deseja mais envolvimento em suas publicações. Para isso, você produz vídeos de tutoriais e ofertas de aulas. Esse é um recurso interessante agora, para evitar os efeitos da mudança de algoritmo do Facebook.

5 – Instalação de Aplicativos

Se você possui um aplicativo móvel, você pode enviar as pessoas diretamente a uma loja (Apple Store, Google Play), na qual elas possam baixá-lo.

Nesse anúncio, podemos utilizar o exemplo das empresas de jogos novamente. A diferença do tráfego e da instalação de aplicativos, é que no tráfego você pode fazer uma publicação de uma curiosidade do jogo para gerar interesse, por exemplo. Já na instalação de aplicativos, o download é direto e você só convida para baixar o App.

6 – Visualizações do vídeo

Com este objetivo você pode fazer com que mais pessoas assistam ao seu vídeo no Facebook. Esse anúncio também é ideal para aumentar a percepção da sua marca com o público. O anúncio de visualizações de vídeo é bastante utilizado em lançamentos de produtos, por exemplo.

7 – Geração de cadastros

Neste anúncio, o objetivo é coletar o máximo de informações de seu público por meio de cadastros e preenchimento de formulários. Ou seja, é o anúncio ideal para criação de leads.

Com a geração de cadastros, fica mais fácil de fazer um contato mais próximo com o cliente e fazer algum convite ou oferta, por exemplo.

8 – Conversões

O anúncio de conversão só funciona se você tem a ferramenta de pixel do FacebookNesse anúncio, o objetivo é induzir as pessoas a fazerem algo específico no teu site ou App. Por exemplo, se cadastrar em uma promoção ou comprar algum item dentro o App.

9 – Vendas de Catálogo de produtos

Os anúncios de catálogos de produtos têm o objetivo de informar e aumentar as visualizações em seu catálogo de produtos ou serviços. Ao criar esse anúncio você, ou o próprio Facebook, pode criar um padrão de imagens e informações específicas dos produtos do seu catálogo. É ótimo para vendas e chamar a atenção do público.

10 – Visitas ao estabelecimento

Esse anúncio é ideal para estabelecimentos locais para direcionar clientes a loja e fechar mais vendas. Nesse anúncio de visitas ao estabelecimento, você pode chamar a atenção de clientes que estão nas redondezas de seu negócio. Além disso, você também pode colocar chamadas para ação, como “ligue agora” com o telefone ou “como chegar” com um mapa.

A diversidade de anúncios do Facebook é importante para gerar novos resultados e principalmente aumentar suas vendas. Por isso, é necessário alinhar os objetivos que sua empresa deseja alcançar e fazer um bom planejamento.

 

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