O Inbound marketing é uma estratégia digital que pode trazer mais clientes para a sua empresa e aumentar suas vendas. Descubra como aplicar na sua marca hoje!
Já sabemos que o marketing digital é essencial para atingir novos clientes no mundo atual. Todos estão conectados, então a sua empresa também precisa estar. Mas dentro de tantas possibilidades do marketing digital, algumas estratégias se destacam. Um exemplo é o Inbound Marketing.
O Inbound Marketing, ou marketing de atração, diferente do marketing tradicional, se concentra em ações online que atraiam clientes em potencial. Os comerciais de TV, outdoors e demais ações offline, são exemplos de outbound marketing. Nesses casos, é a empresa vai em busca de seus clientes, oferecendo seus produtos e serviços. Essa estratégia tem um resultado disperso, atingindo todas as pessoas, não apenas o seu público-alvo.
O foco do Inbound Marketing é o público-alvo. Todas as suas ações são voltadas para desenvolver um relacionamento entre marca e cliente. Com um conteúdo atrativo, a empresa poderá captar e acompanhar seus leads pelo funil de vendas até a decisão final para adquirir o produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
As estratégias de Inbound Marketing são divididas em quatro fases distintas: atrair, converter, fechar e encantar. E a peça chave para que todo esse processo possa fluir de forma natural é o conteúdo.
Atrair e Converter
O primeiro passo de uma boa estratégia de Inbound Marketing é atrair o público correto para o seu site. Ou seja, conquistar leads qualificados para acessarem o seu site. Como fazer isso? Com conteúdo relevante.
Na fase de atração é importante apostar em marketing de conteúdo, começando pela criação de personas e pesquisa das principais palavras-chave para a sua empresa. Crie também um blog para a sua marca, deixe o site atrativo e configurado para o SEO e aposte em conteúdo para as redes sociais. Com esses conteúdos, que devem ser publicados regularmente, você poderá transformar desconhecidos em visitantes regulares.
Depois de atraídos, você deve conseguir converter alguns dos leads qualificados que chegaram no seu site com seus conteúdos. Ou seja, alguns de seus visitantes vão se transformar em oportunidades reais de venda.
Essa conversão pode acontecer através de landing pages, nas quais o usuário vai deixar seu e-mail em um formulário para acessar um material rico, como um e-book, infográfico ou cartilha – relacionada a sua área de atuação. Com um software CRM, você conta com uma lista dos informações de quem fez o download do material. Uma ótima estratégia para nutrir e gerar leads.
Fechar e encantar
Para fechar o negócio, é preciso ainda nutrir o lead com mais conteúdos atrativos, avaliando o estágio de cada lead qualificado. Para se comunicar da forma certa com seus clientes, é preciso levar em consideração também o funil de vendas. O funil de vendas leva em consideração três fases do lead: o reconhecimento do problema, a consideração da solução e a decisão de compra. Cada uma das fases vai exigir uma forma de conteúdo, para que o usuário avance na sua jornada de compras. Afinal, cada etapa do funil tem uma função no processo de decisão do cliente.
A venda pode acontecer por meio de uma automação de e-mail marketing, por exemplo. Seguindo a ideia do funil, quando uma lista de leads estiver pronta para tomar uma decisão, você estará lá para oferecer um cupom de desconto exclusivo para aquele canal.
E por último, depois que a venda é fechada, a relação com o atual cliente precisa se manter. Mantendo um contato pós-vendas, ainda com conteúdos atrativos, você pode fazer com que o lead comunique seus amigos sobre a sua empresa e como seu problema foi sanado com seus produtos, se tornando um verdadeiro embaixador da marca, auxiliando na atração de ainda mais clientes.
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