O bloqueio criativo é uma dificuldade momentânea ou prolongada que diversos profissionais que vivem diariamente de ideias e inovação enfrentam. Em uma agência de marketing, por exemplo, a criatividade é explorada desde o planejamento para mídias online até o time comercial.
Índice:
- O que é bloqueio criativo.
- Formas de retomar a criatividade.
- Formas de otimizar seu trabalho de bloqueios criativos.
- Técnica dos 6 chapéus para destravar o bloqueio criativo
- Conclusão.
ENTENDA O QUE É BLOQUEIO CRIATIVO:
O bloqueio criativo é a falta de ideias momentaneamente ou por dias prolongados, afetando diretamente a produtividade. Essa barreira pode ser causada por pressão excessiva, fadiga mental, perfeccionismo, ambiente desfavorável ou falta de estímulos. Além de prejudicar o desempenho, o bloqueio impacta diretamente a saúde mental, trazendo frustração e estresse. Ela é diferente da procrastinação, em que postergamos uma atividade a ser feita.
FORMAS DE RETOMAR A CRIATIVIDADE:
Para superar o bloqueio criativo, é fundamental identificar os sinais e aplicar práticas que façam sentido ao momento individual. Algumas estratégias eficazes incluem:
- Aceitar o bloqueio como parte do processo criativo.
- Fazer pausas regulares entre uma atividade e outra.
- Buscar mudanças no ambiente do trabalho, mudar de local, reorganizar seu espaço.
- Aprender sobre assuntos novos.
- Praticar exercícios criativos.
- Praticar uma atividade física.
Leia também: Psicologia das cores: como as cores influenciam decisões de compra.
FORMAS EFICIENTES DE RETOMAR A CRIATIVIDADE BLOQUEADA:
Organizar o fluxo de trabalho pode reduzir a frequência e a intensidade dos bloqueios criativos, mantendo a produtividade estável.
Mantenha sua mesa sempre organizada; inclua objetos; personalize seu desktop com o seu gosto. Sendo uma forma de conectar-se com “pequenas” coisas que estimulam seu cérebro de forma positiva.
FERRAMENTAS ANTI-BLOQUEIO CRIATIVO: ESTÍMULO DE IDEIAS:
Mantenha sempre um caderno físico ou app no celular para adicionar insights espontâneos. Ideias surgem nos momentos mais inesperados. O objetivo é fazer algo manual, mas, se o bloco de notas do celular estiver mais perto, manda ver!
COLAGENS:
Estando bastante em alta, como sketchbook, bullet journal. Sendo o sketchbook um caderno de anotações e experimentações artísticas, as colagens ajudam a explorar ideias, combinar referências visuais e estimular a criatividade. Já no bullet journal, uma metodologia de organização pessoal que une planejamento, listas e diário criativo, as colagens servem para personalizar páginas, torná-las mais atraentes e funcionais,
FERRAMENTAS ANTI-BLOQUEIO CRIATIVO: ESTIMULO DE IDEIAS:
Crie uma pasta personalizada em que você possa salvar imagens, textos, palavras, tudo o que for referência visual.
COLAGENS DIGITAIS PARA COMBATER O BLOQUEIO CRIATIVO:
Os famosos sketchbook e bullet journal também podem ser feitos digitalmente.
TÉCNICA DOS 6 CHAPÉUS:
Desenvolvida por Edward Bono, um escritor e psicólogo inglês. Sendo uma técnica de pensamento criativo, essa técnica consiste no uso de seis chapéus imaginários, com diferentes formas de pensamento.
BRANCO:
Palavra-chave: fatos.
Representa a neutralidade e objetividade, em que não se geram ideias, mas serve para mapear informações existentes.
VERMELHO:
Palavra-chave: emoções.
Representa os sentimentos, intuições e percepções. Onde expressa o que sente, tanto de forma positiva quanto negativa.
AMARELO:
Palavra-chave: benefícios.
Representa o pensamento positivo, no qual busca sempre alternativas otimistas de uma ideia. Busca entender as razões lógicas, mantendo uma visão construtiva.
PRETO:
Palavra-chave: riscos.
Representa o pensamento crítico e de prudência. É o chapéu no qual se baseia para analisar todos os riscos, tendo como prioridade a lógica.
VERDE:
Palavra-chave: criatividade.
Representa inovação e as alternativas. Sendo o chapéu da criatividade, do estímulo de novas ideias, soluções que agregam. Buscando sempre uma nova forma de aprender e trazer mudanças.
AZUL:
Palavra-chave: organização.
Representa o planejamento e a visão global. Concentra-se em pensar em todo o processo, definindo objetivos e uma sequência de raciocínio. Tendo cada passo bem detalhado.
CONCLUSÃO:
O bloqueio criativo é uma experiência universal entre profissionais criativos, mas longe de ser uma sentença definitiva!
Gostou de nosso conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e confira nossos vídeos semanais no Canal MB para mais insights e dicas.
Até mais!