A importância da alinhamento entre vendas e marketing
Trabalho em equipe faz o sonho se tornar realidade. Isso é verdade no esporte e também nos negócios: quando as equipes trabalham juntas, os resultados melhoram. Para as empresas, o alinhamento entre vendas e marketing é uma das conexões mais importantes a serem estabelecidas desde o início. Para ajudar o seu negócio a utilizar melhor essa abordagem de “smarketing”, reunimos algumas das melhores estatísticas de pesquisa sobre o alinhamento entre vendas e marketing para capturar o estado do smarketing e incentivar a colaboração.
Benefícios e oportunidades do alinhamento entre vendas e marketing
40,4% dos profissionais de vendas disseram que as vendas e o marketing se alinharam mais em 2022 em comparação a 2021. (HubSpot, 2022)
22,1% dos vendedores disseram que o maior benefício de um maior alinhamento entre as equipes de vendas e marketing foi ajudá-los a fechar mais negócios. (HubSpot, 2022)
20,3% das equipes de vendas e marketing disseram que as taxas de conversão aumentadas foram o maior benefício do alinhamento entre vendas e marketing. (HubSpot, 2022)
44,8% dos profissionais de marketing disseram que o alinhamento entre vendas e marketing se tornou mais importante em 2022. (HubSpot, 2022)
79% dos profissionais de vendas disseram que seu CRM melhora moderada ou extremamente o alinhamento entre vendas e marketing. (HubSpot, 2022)
87% dos líderes de vendas e marketing afirmam que a colaboração entre vendas e marketing possibilita o crescimento crítico dos negócios. (linkedin, 2020)
Quase todos (94%) dos melhores vendedores pesquisados pelo linkedin classificaram os leads de marketing que recebem como “excelentes” ou “bons”. (linkedin, 2020)
30% dos profissionais de marketing que utilizam a abordagem de Account-Based Marketing (ABM) relataram 2 vezes mais engajamento com o público-alvo de nível C. (linkedin, 2020)
76% dos profissionais de Marketing b2b afirmam que abordagens baseadas em ABM oferecem um ROI mais alto do que outros esforços de marketing. (BrightTALK, 2022)
62% das equipes utilizaram o ABM para alinhar vendas e marketing e conquistar clientes em 2021. Em 2022, 33% das empresas planejam começar a usar essa tática. (HubSpot, 2021)
Táticas de Smarketing
50,6% dos profissionais de vendas disseram que rastrear e organizar dados com um CRM se tornou mais crucial. (HubSpot, 2022)
65,3% dos vendedores disseram que as demonstrações de produtos são o conteúdo mais eficaz para capacitação de vendas. (HubSpot, 2022)
30,9% dos líderes de vendas disseram que estabelecer confiança e rapport com os prospects se tornou mais crucial entre 2021 e 2022. (HubSpot, 2022)
41,6% dos profissionais de vendas disseram que compartilhar Feedback dos clientes é o mais importante para alinhar vendas e marketing. (HubSpot, 2022)
86% dos profissionais de marketing direcionam seus esforços para contas que as vendas estão segmentando. (linkedin, 2020)
85% dos profissionais de marketing com um Acordo de Nível de Serviço (SLA) acham que sua estratégia de marketing é eficaz. (HubSpot, 2022)
A medida mais comum de sucesso para programas de marketing de conteúdo é Vendas Totais. (HubSpot, 2022)
De julho de 2021 a junho de 2022, o volume de busca por ABM aumentou 25% para 100 mil pesquisas por mês. (SimilarWeb, 2022)
Desafios e necessidades do Smarketing
52,2% dos profissionais de vendas disseram que o maior impacto do desalinhamento entre as equipes de vendas e marketing são as vendas e receitas perdidas. (HubSpot, 2022)
Apenas 9,1% dos vendedores disseram que os leads que recebem do marketing são de alta qualidade. (HubSpot, 2022)
41,7% dos profissionais de vendas disseram que precisam de leads de maior qualidade de suas equipes de marketing. (HubSpot, 2022)
38,3% dos líderes de vendas citaram um melhor alinhamento de metas e estratégias como sua principal prioridade em relação às equipes de marketing. (HubSpot, 2022)
17,9% das equipes de vendas citaram a necessidade de mais leads de alta qualidade como seu maior desafio no processo de vendas. (HubSpot, 2022)
Apenas 37,2% das empresas possuem equipes de capacitação de vendas até 2022. (HubSpot, 2022)
16,1% dos prospects desistem de negócios porque o processo de vendas precisa ser mais personalizado. (HubSpot, 2022)
60% dos entrevistados globais em uma pesquisa do linkedin acreditam que o desalinhamento entre vendas e marketing pode prejudicar o desempenho financeiro. (linkedin, 2020)
90% dos profissionais de vendas e marketing apontam para uma série de desconexões em estratégia, processo, conteúdo e cultura. (linkedin, 2020)
Apenas 28% dos vendedores disseram que o marketing é sua melhor fonte de leads. (HubSpot, 2022)
Apenas 23,1% dos profissionais de vendas disseram que vendas e marketing estão fortemente alinhados. (HubSpot, 2022)
76% das equipes de marketing disseram que não sabem como se alinhar melhor com as vendas. (StrategicAMB, 2022)
66% das equipes de vendas e marketing têm dificuldade em encontrar o orçamento certo para o ABM. (StrategicAMB, 2022)
Empoderando o alinhamento entre vendas e marketing
O alinhamento entre vendas e marketing é crucial para o sucesso da marca. Criar uma relação recíproca entre essas equipes pode melhorar a geração de leads, melhorar a qualidade dos leads e facilitar a conexão com os clientes.
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