Desenvolvimento de liderança através da cultura do feedback: benefícios e referências.

Desenvolvimento de liderança: como o feedback pode ajudar líderes a crescerem

Ser um líder traz consigo uma série de responsabilidades e desafios, e estar preparado para lidar com essas questões é o que faz um profissional se tornar um bom líder. Para aperfeiçoar conhecimentos, estratégias e adquirir técnicas e experiências que ajudem a impulsionar os resultados individuais e coletivos, é imprescindível investir no desenvolvimento de liderança. Neste artigo, vamos abordar como o feedback pode ajudar líderes a crescerem e se tornarem referências para suas equipes.

Feedbacks constantes ajudam líderes a crescerem

Ter um bom relacionamento interpessoal é uma habilidade básica para aqueles que desejam ser líderes de sucesso. Ela abre espaço para a realização de feedbacks cordiais e respeitosos, que são considerados uma das principais e mais eficientes ferramentas de desenvolvimento. Além disso, o feedback ajuda na construção de relacionamentos de confiança, uma vez que envolve transparência, interesse genuíno pelas pessoas e honestidade.

Apesar de sua enorme importância, muitos líderes ainda negligenciam o feedback. O mais comum é que eles se mostrem dispostos a dar retornos sobre o desempenho dos colaboradores, mas não demonstrem a mesma abertura para receber sugestões e críticas sobre a sua própria liderança. A cultura do feedback só tem êxito quando os líderes são os primeiros a colocar em prática os valores e princípios defendidos pela empresa, tornando-se referência para as suas equipes.

Pesquisa revela que líderes ruins afastam talentos

Uma pesquisa realizada pela consultoria de recrutamento Michael Page evidenciou que 8 em cada 10 pessoas pedem demissão por causa do chefe. Esse cenário é negativo para a empresa, que perde talentos e recursos com o alto turnover, para o líder, que pode ter sua capacidade de gestão questionada, e, claro, para o liderado, que pode abrir mão de uma ótima oportunidade em sua carreira.

Segundo o estudo, outras principais causas pelas quais os profissionais se desligam de uma empresa, são: não manifestar confiança; não oferecer recompensas financeiras; ignorar o excesso de trabalho; não dar apoio ao colaborador em disputas com o cliente; contratar ou promover pessoas erradas; não dar orientações claras; não dar autonomia; focar apenas em fraquezas.

Todos esses problemas podem ser evitados com uma simples mudança de comportamento do líder: deixar a sua equipe à vontade para dar feedbacks sobre a liderança. Tal iniciativa gera diversos benefícios, confira a seguir:

Melhorar o entendimento da visão dos liderados sobre a liderança

Permanecer sempre no papel de avaliador é mais confortável do que ser o avaliado. Porém, ao ser o foco de um feedback, é possível entender o processo em todas suas etapas e resultados. Com retornos constantes sobre a sua atuação, o gestor tem a oportunidade de compreender melhor a visão dos liderados sobre a liderança, o que pensam e sentem sobre ele e a empresa. A partir do conhecimento da opinião dos colaboradores, o líder pode avaliar o seu trabalho, identificando como as suas ações e comportamentos estão impactando na performance individual e coletiva dos membros da equipe.

Trazer a possibilidade de aperfeiçoamento

Todo e qualquer profissional precisa saber com clareza o que a empresa e colaboradores esperam dele. Com base nisso, pode-se reconhecer os seus pontos fortes e assimilar aqueles que devem ser aperfeiçoados. Isso contribui para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Se o líder recebe um retorno sobre como está sendo a sua gestão, a tendência é que entenda o que a organização realmente espera dele e como pode agir para atender e até mesmo superar as expectativas. Independentemente de um feedback ser negativo ou positivo, ele possibilita à liderança reavaliar os seus posicionamentos do dia a dia, dar espaço para o uso de novas metodologias, recursos e ideias que possam melhorar a sua atuação.

Sair da zona de conforto

Quando feito corretamente, o feedback estimula o avaliado a sair da zona de conforto, uma das maiores razões da estagnação profissional. Sabendo da sua performance frente aos liderados, o líder pode criar novas perspectivas para a sua carreira, não só para o seu crescimento na organização, mas também para construir uma reputação que garanta a sua empregabilidade no mercado de trabalho. Após serem avaliados, a tendência é que os líderes passem a entender que não existem detentores da verdade, pois cada pessoa tem uma visão sobre o que poderia ser melhor na execução de uma tarefa, por exemplo. Com isso, todos os dias, os gestores podem aprender algo em conjunto com o seu time de colaboradores, o que estreita o relacionamento entre ambos e resulta em melhorias significativas no desempenho de todos.

Buscar por desafios cada vez mais diferentes

Ceder à comodidade é algo bastante comum na vida pessoal e profissional. Para sair da zona de conforto, é importantíssimo que o líder se disponha a enfrentar os seus medos, redescobrir objetivos e, assim, ir em busca de novos desafios. Ficar na zona de conforto é extremamente prejudicial não só para o líder, mas também para toda a organização, visto que isso afeta negativamente a produtividade dos times e proporciona resultados abaixo do esperado. O líder deve ser o primeiro a abrir-se para a inovação. De acordo com uma pesquisa da Amcham, 59% dos profissionais acreditam que contar com um líder que apoie a inovação faz toda a diferença para os negócios. A inovação na liderança pode se dar de várias formas, como com o estabelecimento de novas metas e processos, implementação de metodologias mais avançadas, entre outras. Ao deixar de enxergar as coisas sempre do mesmo jeito, o gestor se depara com desafios que podem ser vistos como oportunidades para desenvolver os seus pontos fracos e crescer continuamente.

Ter referências no mercado de lideranças que geram impacto positivo

Muito se fala na qualificação dos líderes. É cada vez mais comum que as empresas ofereçam cursos específicos e pontuais para formar e capacitar gestores. Mas como continuar se aprimorando de modo constante? Como ir além dos aspectos técnicos e abrir espaço para o desenvolvimento de uma liderança saudável, que preze pelo bem-estar dos colaboradores? Uma solução viável para isso é a busca por profissionais que são referências no mercado e que podem ser fonte de inspiração para novas iniciativas e até mesmo, novas formas de entender um processo ou desafio. Essas referências devem ser diversas, de mercados distintos, diferentes níveis de experiência e vivências, de modo que seja possível ter o máximo de insumos — ideias e perspectivas — para que se possa melhorar seu impacto como líder.

Conclusão

O feedback é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de lideranças. Ao receber retornos constantes sobre sua atuação, o líder tem a oportunidade de compreender melhor a visão dos liderados sobre a liderança, identificar pontos a serem aperfeiçoados, sair da zona de conforto, buscar por desafios e se inspirar em referências de mercado. Ao adotar uma postura ab

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