Aprenda como criar um dashboard de métricas eficiente para impulsionar o sucesso da sua empresa

Aprenda a criar um dashboard de métricas de sucesso para sua empresa

Para uma tomada de decisão mais clara e eficiente, é fundamental contar com ferramentas de avaliação. E nesse quesito, o dashboard de métricas é uma excelente opção. Por meio dele, é possível visualizar indicadores relevantes para cada departamento da empresa, facilitando a análise de dados e a condução do negócio.

Mas como criar um dashboard de métricas eficiente e produtivo? Confira a seguir algumas dicas para montar o seu painel de informações.

O que é um dashboard?

Dashboard é uma ferramenta que organiza informações relevantes em um painel visual, facilitando a análise e acompanhamento de métricas e indicadores. É possível criar diferentes tipos de dashboard, personalizados para cada área da empresa, incluindo comparações de períodos diferentes e diversas métricas que sejam relevantes para o desempenho do negócio.

Quais são os tipos de dashboard?

Existem três tipos de dashboard: estratégico, tático e operacional. O dashboard estratégico é destinado ao alto escalão da empresa, contando com métricas estratégicas que colaboram com o sucesso do negócio. Já o dashboard tático é focado no médio prazo e usa indicadores para compreender cenários e identificar problemas. Por fim, o dashboard operacional está relacionado ao dia a dia da empresa e tem impacto direto nas atividades cotidianas.

O que um dashboard deve conter?

Um dashboard eficiente deve conter dados relevantes para a condução do negócio, incluindo métricas, indicadores e informações que ajudem na determinação de estratégias para alcançar metas e objetivos da organização. É possível incluir diferentes tipos de métricas em cada departamento da empresa, como marketing, vendas e finanças.

Quais KPIs usar no dashboard de métricas?

O dashboard de métricas deve conter indicadores de qualidade que auxiliem na tomada de decisão do negócio. Entre os principais KPIs que podem ser incluídos no painel, destacam-se o total de leads gerados, leads por páginas e valor da cotação por fonte.

Conclusão

Montar um dashboard de métricas é fundamental para ter uma visão clara e eficiente dos dados relevantes para cada área da empresa. Com a escolha dos indicadores adequados e uma análise estratégica, é possível tomar decisões mais assertivas e direcionar o negócio ao sucesso. Não deixe de implementar essa ferramenta em sua empresa e acompanhar de perto os resultados alcançados.

Acompanhe mais dicas de Gestão e Liderança aqui na Mercado Binário

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter