E-commerce: otimize seu negócio com o funil de vendas!

As lojas virtuais estão com as vendas em alta nos últimos meses. Descubra como otimizar o seu negócio com a estratégia de marketing digital do funil de vendas!

O e-commerce deixou de ser um diferencial de apenas alguns lojistas. Os usuários agora preferem fazer compras online e, com a pandemia do novo coronavírus, muitas lojas físicas se tornaram virtuais. Devido a esta mudança no comportamento dos consumidores, o aumento das vendas pela internet aumentaram cerca de 145% apenas no primeiro semestre de 2020.

Ter um e-commerce é naturalmente vantajoso. Oferecendo mais praticidade nas compras do cliente, possibilidade de integração com outros canais. E, principalmente, com a facilidade na criação de anúncios e estratégias de vendas.

Em uma loja totalmente online é mais do que natural recorrer a ações de marketing digital para destacar o seu negócio, conquistar novos clientes e fechar ainda mais vendas. Nesse cenário entra o funil de vendas para aumentar ainda mais suas vendas pelos canais digitais. O funil de vendas é uma forma de representar a jornada do consumidor, entre o conhecer a sua loja até se tornar um cliente fiel da sua marca.

O funil de vendas com foco em e-commerce conta com quatro etapas: atração, ativação, decisão e fidelização. Com uma ação focada na persona do seu negócio, você pode fazer com que os usuários naveguem facilmente pelo funil. Terminando na fidelização, você gera um relacionamento mais duradouro com este cliente.

Conheça cada fase e como você pode aplicar essa estratégia no seu e-commerce:

Leia também: Entenda a importância do Funil de Vendas no Marketing Digital

Atração

A primeira etapa do funil acontece quando o usuário tem o primeiro contato com a sua empresa. Essas pessoas são consumidores em potencial, mas que ainda não sabem sobre sua empresa e não entendem qual problema pode ser resolvido por ela. Então, não estão próximos de terminar uma compra logo de cara.

Eles podem chegar até o seu e-commerce através das páginas de blog, pelas redes sociais, anúncios digitais e até mesmo recomendações de amigos ou familiares.

Então, enquanto estão nessa fase de reconhecimento, eles provavelmente também vão entrar em contato com seus concorrentes. Por isso é essencial manter uma boa estratégia de funil, para que esses novos contatos sigam a jornada de compras e se tornem clientes.

Para que ele se mantenha no funil é preciso colocar a sua empresa como uma marca de valor, com alta expertise no mercado e capaz de solucionar a dor do usuário.

Ativação

Seguindo pelas etapas, agora o usuário já está demonstrando interesse nos produtos ou serviços oferecidos pela sua marca. Nesse momento o seu e-commerce deve trabalhar para realmente transformar o usuário em cliente, mantendo o seu engajamento e oferecendo algo em troca com conteúdos de qualidade.

Ou seja, neste momento, você irá investir em materiais ricos como e-books, infográficos ou cartilhas digitais. Trazer vídeos sobre a sua área de atuação, leia os artigos do seu blog ou então assine a newsletter da sua empresa.

O objetivo é fazer com que o usuário consuma mais conteúdos sobre a sua marca, para auxiliar na decisão final.

Saiba mais: Storytelling, aprenda agora a utilizar essa técnica em sua estratégia de marketing de conteúdo

Decisão

Nesse ponto o usuário já está mais familiarizado com a sua marca e provavelmente mais engajado no relacionamento, consumindo os conteúdos que o seu site oferece. Então, para oficialmente fechar uma compra, o usuário precisa entender que os produtos ou serviços da sua empresa são as melhores soluções possíveis para a sua atual dor.

Essa etapa deve ser levada com cuidado. Afinal, se você adotar uma tática muito evidente de vendas, é possível que tenha um efeito completamente contrário – afastando os usuários da compra.

Deixe que o usuário tome a decisão sozinho.

Fidelização

O funil não termina quando o usuário compra no seu site. O estágio de fidelização é uma das etapas mais importantes de todo o funil, quando você garante que aquele cliente que você conquistou aos poucos, voltará a comprar com a sua empresa. Construindo um relacionamento real entre a sua empresa e seu novo cliente.

Com uma boa base de clientes fiéis você pode até mesmo conquistar novos consumidores. Isso porque, ele se tornará um embaixador da sua marca, falando sobre sua empresa para amigos e familiares, em uma nova rede de contatos.

 

 

O funil de vendas é uma estratégia fundamental para e-commerce hoje e você pode aplicar na sua empresa com a ajuda do Inbound Marketing. O marketing de atração tem ações e estratégias focadas para encantar, converter, vender e encantar seus novos clientes.

 

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