Entenda a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace

Nos últimos anos, tornou-se comum ouvirmos termos como e-commerce, loja virtual e marketplace em virtude da mudança de cenário do mercado e do comportamento do consumidor por causa da pandemia. 

Em um panorama geral do comércio, as restrições de funcionamento e o distanciamento social forçaram muitas marcas a adiantaram seus planos de vender online e colocar seus produtos ou serviços à disposição do público de maneira digital. 

Já os consumidores, viram pelas telas uma infinidade de opções de produtos, preços, formas de pagamentos, frete, e se tornaram mais exigentes quanto a qualidade do que compraram, aos prazos de entrega e ao atendimento prestado pela marca. 

E assim, percebemos que o significado de e-commerce, loja virtual e marketplace ainda não é algo claro para quem vende e para quem compra. 

Entenda quais as diferenças entre  e-commerce, loja virtual e marketplace

E-commerce: é, normalmente, um site ou plataforma que comercializa produtos próprios. Nessa categoria, o consumidor final consegue escolher produtos, comprar e definir os formatos de retirada ou entrega do pedido. Aqui, a empresa não divide sua receita e tem mais chances de alcançar maiores margens de lucro. 

Ex: Renner, O Boticário. 

Loja Virtual: no caso das lojas virtuais, essas são hospedadas em sites próprios, sem dividir o espaço, mas não necessariamente vendem só produtos da empresa. Aqui, um pequeno empreendedor pode revender itens de marcas diversas, não se encaixando na categoria de e-commerce, e também ter sua própria loja, mas arcando sozinho com os custos, o que o difere de um marketplace.

Ex: Farmácias Nissei, Supermercados Pão de Açúcar 

Marketplace: é semelhante a um e-commerce em aparência e funções, mas a principal diferença é não ser uma plataforma exclusiva da marca ou empresa, pois vende produtos de parceiros, que pagam um valor por período ou por venda, reduzindo a sua margem de receita. Por outro, o marketplace elabora e executa estratégias para atrair compradores e levá-los ao site para comprar produtos do parceiro. 

Ex: Amazon, Americanas, Mercado Livre. 

Agora que você já sabe a diferença entre  e-commerce, loja virtual e marketplace, entre em contato com consultores da Mercado Binário e solicite uma consultoria gratuita para avaliar qual dessas plataformas é a melhor opção para o seu negócio e saber como o método MB vai ajudar a otimizar seus resultados. 

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter