O funil de vendas é essencial para guiar as estratégias, orientar o planejamento e garantir os resultados de cada ação. Saiba mais sobre esta ferramenta!
Dentro de uma estratégia de marketing digital o funil de vendas é fundamental. Ele representa cada uma das etapas que um comprador passa, desde o primeiro contato com a marca até a decisão final de fazer a compra. O objetivo do Inbound Marketing por exemplo, é conduzir o futuro cliente até o fundo do funil, chegando lá já preparado para fazer a compra.
A primeira etapa dentro de uma jornada de compras é o que chamamos de topo de funil. Aqui acontece o primeiro contato do usuário com a marca. Ele ainda é apenas um visitante, está descobrindo sua atual dor ou problema, não está em busca exatamente do seu produto – mas quase. Em seguida, ele pode vir a se tornar um lead, se o seu interesse for despertado. Nesta etapa seguinte é onde se encontra a oportunidade: o lead busca uma solução para uma dor e a sua empresa oferece o que ele precisa. Por fim, no fundo de funil a venda é concretizada.
Então o funil de vendas pretende auxiliar a jornada de compra dos clientes dentro de uma estratégia de inbound marketing, sanando dúvidas e oferecendo os diferenciais da empresa como soluções para as dores. São três fases: topo, meio e fundo.
Topo do funil – hora da descoberta
O topo do funil é a primeira etapa, que tem foco na aprendizagem e descoberta do cliente. Aqui levamos em consideração que o futuro cliente ainda não tem consciência da sua própria necessidade em relação ao produto oferecido. Ou seja, o cliente desconhecia o problema que estava enfrentando e ainda não estava em busca de uma solução.
Nesse momento é importante oferecer ao seu futuro cliente conteúdos que vão auxiliá-lo na descoberta, demonstrando que a sua empresa é especialista na sua área de atuação. Você pode, por exemplo, oferecer materiais ricos para download, como infográficos ou e-books informativos, que tenham relação direta com as principais dúvidas dos seus atuais clientes. Através de um rápido formulário o usuário se torna um lead na sua base de contatos, e que pode ir avançando na sua jornada de compra.
Meio do funil – considerando a solução
Entre a primeira e segunda etapa do funil de vendas está uma definição importante: o reconhecimento do problema. Depois de ler os materiais de topo, o usuário percebe que existe realmente uma dor a ser solucionada. Nesse momento, a sua empresa precisa de conteúdos que o ajudem a chegar até a solução final.
Ainda não é hora de fechar a venda. Mas sim de ajudar no amadurecimento do lead, para que ele possa dar o passo seguinte no funil de vendas. A ideia é trazer dicas: como ele pode solucionar o problema que lhe foi apresentado?
Essa ajuda no momento de indecisão vai ajudar a criar um laço de confiança entre o lead e a sua marca. Essa é uma parte essencial para que o usuário se prepare para passar para a próxima e última etapa do funil de vendas, quando ele vai procurar novamente a sua empresa.
Fundo do funil – decisão de compra
Na última fase, os leads já passaram por todo o caminho da jornada de compras e estão qualificados para tomar uma decisão final. Ou seja, estão prontos para entrarem em contato com um vendedor para finalmente solucionar o seu problema, que foi descoberto ainda no topo do funil.
Com os conteúdos de topo e meio, a sua empresa já deve ser reconhecida pelo seu lead como uma referência do mercado. Escolhendo a sua marca como confiável e a melhor alternativa para fechar o negócio.
Consideramos também que há uma quarta etapa, o pós-venda. Fechado o negócio, é importante manter o relacionamento com o cliente, investindo nessa relação de confiança que foi estabelecida. Aproveite os dados do lead para seguir nutrindo-o com conteúdos de alta qualidade para que ele se sinta encorajado a fazer novas compras no futuro.
Metodologia MB e consultoria
Para aplicar o funil de vendas de forma rápida e precisa na sua empresa é preciso primeiramente fazer uma análise interna, descobrir o nível de maturidade digital da sua empresa.
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