Marketplace no Facebook! Saiba como usar

O Facebook lançou no Brasil a ferramenta de marketplace. Nosso país é o 3º que mais acessa a rede, com 140 milhões de usuários e agora recebe o recurso, que já rodava em 47 países pelo mundo. O Facebook Marketplace é, basicamente, um novo concorrente para sites de venda, como o OLX e Mercado Livre. Você pode conferir essa novidade no aplicativo mobile entre a aba de solicitações de amizade e notificações, na versão desktop está no menu principal esquerdo, logo em baixo do atalho para o Messenger.

Por meio do marketplace os usuários poderão tanto vender quanto comprar produtos de forma informal. Essa modalidade de compra e venda já existia no Facebook através dos grupos, que, segundo a empresa, contam com mais de 550 milhões de usuários acessando mensalmente. Então agora a empresa deixou esse processo bem mais fácil.

Como anunciar no Facebook Marketplace?

Anunciar é simples. Basta o vendedor colocar fotos, descrição e o preço do produto que deseja vender. A seguir, a localização de onde encontrar o produto deve ser confirmada para então postar na plataforma.

Os interessados só precisam buscar pelo produto desejado, podendo filtrar a busca por palavras-chaves, grupos e até localização GPS. Ao encontrar, podem entrar em contato com o anunciante e toda a negociação é feita pelo Messenger, pois a plataforma de marketplace ainda não oferece opções de pagamento.

É possível divulgar qualquer produto na plataforma, desde roupas até imóveis.

Dicas para a venda no Marketplace

O próprio Facebook disponibilizou em sua Central de Ajuda para Anunciantes dicas para garantir uma boa experiência ao vender itens no Marketplace:

  • Analise a Política de Comércio antes de publicar algo para venda.
  • Converse com o comprador sobre a forma de pagamento preferencial. Considere aceitar dinheiro ou uma forma de pagamento segura que ofereça proteção para a compra. Cuidado com cheques sem fundo e lembre-se de que todos os tipos de cheques podem ser falsificados.
  • Se você for se encontrar com o comprador, faça isso em um local público. Não convide compradores à sua casa. Antes de encontrar o comprador, pegue seu celular e informe a uma pessoa de confiança o local exato do encontro ou peça a ela para ir com você.
  • Proteja sua privacidade. Não compartilhe suas informações financeiras (por exemplo, login e senha do PayPal ou informações bancárias) com ninguém.
  • Ao enviar um item, comunique-se com o comprador. Informe-o sobre o prazo de envio, à transportadora (correios, etc.) o status da entrega e a informação de rastreamento. Nunca envie um item antes de receber o pagamento total por ele.

O Facebook Marketplace é mais um bom canal para vendas digitais no Brasil. E não há como negar que o enorme volume de acessos e usuários da plataforma é uma excelente oportunidade comercial. Porém, a plataforma tem como finalidade auxiliar e realizar transações pontuais e/ou informais. Isso não impede que lojistas profissionais também a utilizem. Contudo, uma loja virtual própria (e-commerce), com operações de venda estruturadas, ainda é a melhor opção para o comércio profissional.

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter