Microsoft compra ChatGPT e ameaça império do Google

Recentemente, a notícia de que a Microsoft adquiriu a plataforma ChatGPT causou um grande impacto no mercado de tecnologia.

A aquisição da empresa de inteligência artificial, baseada em aprendizado profundo, coloca a Microsoft em posição de competir diretamente com o Google no campo da tecnologia de linguagem natural e em várias outras áreas como pesquisa na web, assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

A Microsoft tem investido pesadamente em inteligência artificial nos últimos anos, e esta aquisição fortalece ainda mais sua posição no mercado. De acordo com o jornal The New York Times, o valor do negócio pode chegar a US$ 10 bilhões [equivalente a R$ 51,7 bilhões].

Continue a leitura e veja como essa aquisição pode mudar os rumos da tecnologia.

 

O que é o ChatGPT e como essa compra afeta o Google?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial baseado em aprendizado profundo que tem sido amplamente utilizado em chatbots e assistentes virtuais.

A plataforma foi desenvolvida pela OpenAI, uma empresa de inteligência artificial fundada por Elon Musk, Sam Altman e outros líderes do setor.

O Google tem sido líder no mercado de tecnologia de linguagem natural há anos, com seu assistente virtual Google Assistant e sua plataforma de pesquisa avançada baseada em IA.

No entanto, a aquisição do ChatGPT pela Microsoft pode mudar o jogo e colocar a empresa em posição de desafiar a liderança do Google neste campo.

Com isso, a Microsoft agora tem uma ferramenta poderosa para desenvolver seus próprios assistentes virtuais e chatbots que também pode ser usada para melhorar a pesquisa na web, oferecendo resultados mais precisos e relevantes para os usuários.

Apesar disso, o Google ainda tem uma grande vantagem em relação à inteligência artificial: dados. Já que tem acesso a uma quantidade incrível de dados de usuários que podem ser usados ​​para treinar modelos de aprendizado profundo.

Ou seja, a Microsoft terá que investir em coleta de dados para competir com o Google neste campo.

 

O contra-ataque do Google: como a empresa está se preparando para enfrentar a ameaça da Microsoft?

O Google sempre foi sinônimo de busca na internet e publicidade segmentada, mas a empresa evoluiu para se tornar um conglomerado, a Alphabet, com uma ampla variedade de ofertas, desde softwares de produtividade até carros autônomos e pesquisa de vida eterna.

No entanto, a empresa ainda é altamente dependente de publicidade segmentada como fonte de receita, o que a torna vulnerável a ameaças externas.

E é justamente isso que está acontecendo agora, com a Microsoft comprando o ChatGPT da OpenAI e ameaçando o império do Google.

O ChatGPT é considerado o futuro da inteligência artificial e já atingiu 100 milhões de usuários em apenas dois meses. Além disso, está sendo incorporado em produtos de parceiros importantes, como a própria Microsoft e a Snap.

Isso representa uma mudança significativa no campo de batalha digital, onde o Google sempre se destacou em devolver rapidamente uma lista de links relevantes para as consultas dos usuários.

No entanto, a conversa por IA é muito mais difícil de monetizar do que a busca na internet.

E é aqui que o Google pode ter uma vantagem, se aproveitar a sua posição de líder na busca por conhecimento na internet e criar uma IA que possa competir com o Chat GPT, pode ter sucesso em manter a sua posição dominante.

Diante dessa ameaça, o Google está se preparando para o contra-ataque. Os cofundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, voltaram à empresa para ajudar nessa luta e estão trabalhando em novas tecnologias que possam competir com o ChatGPT

Uma das medidas adotadas pela empresa foi o lançamento do Bardo, um chatbot inteligente baseado na linguagem LaMDA. Com ele, a empresa busca combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de seus grandes modelos de linguagem.

O chatbot é baseado em informações da web para fornecer respostas novas e de alta qualidade, ou seja, diferente do ChatGPT, que foi “alimentado” com dados até 2021, o que reduz a qualidade de suas respostas, principalmente em relação a temas atuais.

Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, apresentou o Bard como um serviço experimental de IA de conversação, alimentado por LaMDA.

Ainda segundo o executivo, o chatbot será aberto para testadores confiáveis antes de tornar-se mais amplamente disponível ao público nas próximas semanas.

Sendo assim, o Google está pronto para o contra-ataque no campo da inteligência artificial.

O jogo está aberto e a disputa promete ser intensa.

 

Disputa acirrada: Google apresenta novidades em IA para competir com Microsoft após aquisição do ChatGPT

Engana-se quem acha que a disputa entre essas gigantes da tecnologia está perto do fim.

Durante um evento recente, o Google apresentou novidades que estão por vir nos próximos meses, todas com uso de Inteligência Artificial e indo além do Bard.

Entre as novidades apresentadas estão as melhorias no Google Maps, com o modo imersivo, novas funções e melhorias no Lens, incluindo melhores integrações para dispositivos Android, além de novidades no Google Arts & Culture, como o Blob Opera.

Essas inovações demonstram o investimento contínuo do Google em tecnologias de Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos usuários.

Além disso, durante o evento, foi anunciado que em breve desenvolvedores serão convidados a testar a nova API de Inteligência Artificial do Google e contribuir com melhorias.

No entanto, a estratégia de apresentação apressada do Bard, não teve uma recepção positiva e causou uma queda no valor de mercado da Alphabet/Google, mas ainda assim, a disputa entre Google e Microsoft continua a todo vapor.

Outros investimentos da Microsoft nessa área incluem o Azure Cognitive Services e o Azure Machine Learning.

Com a crescente importância da IA na indústria de tecnologia, é cada vez mais provável que essas disputas continuem intensas e acirradas. Resta aguardar e ver quais serão os próximos movimentos dessas gigantes da tecnologia.

 

Saber analisar dados é fundamental

A disputa acirrada entre a Microsoft e o Google na área de Inteligência Artificial é uma prova da importância crescente dessa tecnologia na indústria de tecnologia.

O anúncio apressado do Bard pelo Google mostrou que mover-se rápido sem uma análise cuidadosa pode gerar reações adversas.

Por isso, é fundamental contar com especialistas que possam ajudar a interpretar os dados e tomar as melhores decisões.

Em um mercado tão competitivo e em constante evolução, não basta apenas investir em tecnologia de ponta. É preciso saber interpretar e utilizar os dados de forma estratégica para obter sucesso.

A Mercado Binário, como martech pioneira no uso de inteligência artificial em estratégias de marketing, sabe disso muito bem e oferece consultoria gratuita para ajudar empresas a criar ofertas precisas ao consumidor ideal.

Além disso, a MB é certificada com o selo Google Partner Premier e é vencedora do Prêmio “Melhor em RD Station”!

Agende hoje mesmo sua consultoria gratuita e converse com profissionais especialistas em vendas na internet.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter