A inteligência artificial (IA) é a “ciência de criar máquinas inteligentes“, de acordo com Demis Hassabis, chefe da Google DeepMind, a ala IA do gigante da busca. Essas máquinas, por sua vez, aprimoram o conhecimento e as capacidades humanas.
A inteligência artificial é o termo geral usado para se referir a diferentes sistemas de máquinas que se relacionam, o que inclui tecnologias como aprendizado por máquinas, processamento de linguagem natural e visão computacional. Essas tecnologias têm diferentes capacidades e estão em diferentes níveis de maturidade, mas são todas consideradas IA. As ferramentas que utilizam inteligencia artificial podem depender de uma ou mais dessas tecnologias.
A inteligência artificial, –Machine Learning como também é conhecida- mais avançada reconfigura incessantemente as regras iniciais para maximizar o desempenho, usando o aprendizado de máquina para evoluir constantemente suas ações. Em outras palavras, ele aprende, fica mais inteligente e cria seus próprios algoritmos. Você usa IA todos os dias, mas pode não perceber isso. As recomendações de produtos da Amazon e as sugestões de filmes da Netflix, por exemplo, são alimentadas por IA. Alexa e Siri entendem sua voz e respondem graças a uma IA. E é provável que sua última compra tenha sido entregue à sua porta, graças à logística de Inteligência Artificial.
Nas duas últimas décadas, a inteligência artificial mudou significativamente a maneira como Wall Street e o Vale do Silício fazem negócios. Hoje, avanços recentes em certas tecnologias da IA introduziram uma “mola IA” de startups, aquisições e investimentos com base em IA. McKinsey diz que as empresas de tecnologia gastaram entre 20 e 30 bilhões de dólares em IA em 2016 entre todas as indústrias. E houve um aumento de 4,6 vezes em negócios para startups de IA de 2012 a 2016, de acordo com a CB Insights .
A IA está se implantando em setores tão diversos como finanças, seguros, saúde, manufatura e serviços profissionais. Sempre que exista uma oportunidade altamente lucrativa para automatizar e aprimorar tarefas cognitivas com inteligência artificial, existe um mercado importante pronto para ser interrompido e transformado por esta tecnologia.
O inbound marketing está apenas entrando em seu momento de IA. A tecnologia agora existe para automatizar e aumentar as campanhas de inbound marketing com inteligência artificial, e o desenvolvimento está se acelerando. (Na verdade, seis empresas de marketing com mais de 500 bilhões de dólares em financiamento entraram para a lista mais recente de empresas “mais promissoras” de IA, da CB Insights).
No processo, a IA irá evoluir significativamente a prática de inbound marketing. Estamos nos aproximando rapidamente de uma era no inbound marketing onde profissionais de marketing e máquinas trabalharão juntos para planejar, produzir, personalizar, promover e executar como nunca antes.
Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis!
Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Acesse também no Instagram.
Texto traduzido e adaptado de Marketing Artificial Intelligence Institute.