O pixel do Facebook é uma ferramenta de análise que permite medir a eficácia dos seus anúncios em andamento, otimizá-los e conquistar leads. O processo se dá rastreando as ações que os visitantes realizam em seu site, com a inserção de um código. Isso é importante para auxiliar nas campanhas de anúncios no Facebook.
A partir do rastreamento das ações desses visitantes, o código proporciona dados para entender e acompanhar o comportamento deles. Ter acesso a essa informação ajuda a trabalhar melhor sua marca para conquistar mais conversões.
Para utilizar o pixel de rastreamento – também chamado de web bug – sua empresa precisa ter um site, instalar o pixel e inserir o código no cabeçalho da página, gerado pela própria plataforma do Facebook, que irá acionar um servidor específico. Feito isso, uma imagem de 1×1 pixel aparecerá na sua página e o rastreamento vai começar a ser realizado, medindo a quantidade de visitas, as impressões dos anúncios, conversões, etc.
Por exemplo, quando um cliente concluir uma compra, o pixel é acionado e rastreia a ação. Com acesso a essa informação, os seus futuros anúncios poderão ser direcionados e alcançar esse mesmo cliente, ou outros que se assemelhem a ele, aumentando as chances de futuras vendas.
Vantagens de usar os pixels
As informações conquistadas com o rastreamento de pixels podem ser usadas de diversas formas, objetivando melhorar a maneira com que você anuncia na rede social. Algumas delas são:
-
Alcançar o seu segmento correto de público e gerar mais vendas
O rastreamento feito pelo pixel permite acompanhar o comportamento dos visitantes em seu site. A partir disso, os anúncios poderão ser melhor direcionados para o público-alvo. É interessante que os seus anúncios também continuem atingindo os visitantes que se tornaram clientes e os que somente visitaram seu site a partir deles.
Além disso, é viável que sejam direcionados também a potenciais clientes – que são os que possuem comportamento semelhante aos que já demonstraram interesse no seu negócio, seja em produtos ou serviços. Isso é considerado remarketing, estratégia que aumenta as chances de futuras vendas.
-
Acompanhar o andamento dos seus anúncios
Com o pixel, você pode acompanhar não só o comportamento do cliente, mas também o andamento dos seus anúncios. É possível entender os resultados diretos da sua campanha para verificar se o desempenho dela foi positivo ou não. Quanto maior for o número de conversões no seu site, melhor será sua otimização de conversão por meio dos anúncios veiculados no Face.
-
Rastrear dados importantes
O rastreio de número de visitas no site, conversões de landing pages, downloads, conclusões de compras, geração de cadastros, abertura de campanhas de e-mail marketing é importante para acompanhar o desenvolvimento dos resultados da sua campanha.
-
Mensurar a conversão
A forma mais comum de mensuração é configurar o pixel para analisar dados específicos, como leads, visualizações e compras realizadas. Para habilitar essa forma, é necessário alterar o código do pixel e instalá-lo novamente no cabeçalho do seu site.
Para utilizar uma forma um pouquinho diferente e mais simples, restringindo a mensuração entre geração de cadastros e conclusão de compras, por exemplo, é preciso que você acesse “Conversões Personalizadas do Gerenciador de Anúncios“, cole a URL de uma página de finalização de ação (por exemplo, a página de “Obrigado pela compra” de seu site) e escolha a categoria do que quer mensurar.
Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.