A maioria dos negócios está descobrindo diferentes maneiras de se adaptar a essa nova realidade. Saiba como a pandemia tem afetado o marketing das empresas
A pandemia de COVID-19 afetou diretamente milhares de pessoas. A facilidade de transmissão, o isolamento social, o home office – uma nova realidade que se integrou em todo o mundo. Foi uma forte quebra de rotina, o que também causou um estresse generalizado em vários setores da economia.
Pessoas e empresas tiveram que reinventar seus hábitos e se adaptar a esta nova realidade. A forma de trabalhar mudou, a forma de se divertir mudou, a forma de nos relacionarmos uns com os outros também mudou.
E dentro do marketing, principalmente o digital, as mudanças também foram sentidas. Os hábitos dos consumidores, que agora estão passando grande parte do tempo em casa, também se transformaram. Entenda agora como essas mudanças estão acontecendo e quais os impactos para o setor de marketing das empresas:
As novas buscas no Google
O Google trouxe um artigo sobre as buscas mais recentes na sua plataforma, que mostra exatamente essa mudança de hábito dos consumidores. A primeira conclusão: por ficar muito tempo em casa, diminuindo o ritmo da rotina, o tédio, a ansiedade e a incerteza ganharam terreno.
Buscas relacionadas ao termo ‘entediado’, saltaram globalmente na última semana de março. Outras demonstraram a mudança do trabalho, com termos como cadeiras de trabalho e mesas para computador aumentando.
A pesquisa exemplifica grandemente o que é viver em uma época de pandemia e isolamento social. E em relação ao consumo, considerando que muitos foram afetados financeiramente, o foco está em conter gastos não obrigatórios e focar no que é realmente necessário.
As necessidades de consumo estão sendo revistas, e seguindo esta tendência, o marketing também está precisando ser repensado.
Novas estratégias
Neste momento, a comunicação digital deve ser uma prioridade. Se sua empresa nunca anunciou online ou investiu em marketing digital a hora é agora. Se você já está no mercado digital, esse é o momento para repensar suas estratégias e ativar novas ações.
O marketing digital apresenta ferramentas importantes neste momento. Que podem ajudar na hora do retorno, fazendo com que sua empresa seja lembrada como uma marca ativa, que se manteve conectada com seus clientes.
Você pode apostar em conteúdos relevantes e também estratégias para estreitar o relacionamento entre marca e cliente. Com ações de inbound marketing, redes sociais e também e-mail marketing, é fácil manter esse engajamento.
Talvez também possa ser a hora de investir no e-commerce, se você possui um ponto físico de venda. As vendas online têm crescido a cada dia que passa.
Os anúncios também estão relacionados com uma estratégia de marketing que pode ser efetiva. É uma forma de impactar novos públicos e continuar ativo nas redes sociais e Google.
Mantenha seus anúncios rodando, invista em conteúdo de qualidade e não esqueça de manter um bom relacionamento com os seus consumidores.
O que acontecerá depois
Está claro que, depois da pandemia, as relações e interações serão cada vez mais fortes no meio digital. E isto tende a se estender para o futuro.
O marketing digital é uma tendência que tem tudo para se fortalecer ainda mais com essa mudança de comportamento do consumidor. Grande parte das compras começam com uma pesquisa na internet: comparação de preços, visita em blogs, consumo de conteúdos relacionados ao produto até a decisão pelo o modelo exato que vai solucionar o seu problema, para então realizar a compra final.
A digitalização do consumo já é uma realidade. E a tendência que se mantenha e até mesmo aumente: com o crescimento das plataformas e-commerce, porque não finalizar a compra também pela internet?
O que podemos dizer é que o marketing, e muitas outras áreas, estão caminhando para se tornarem ainda mais digitais.
O marketing digital é agora
Como está a sua estratégia de marketing digital hoje? A Mercado Binário é uma agência de marketing digital com foco em resultados. Com uma metodologia exclusiva, dividida em quatro etapas, definimos qual o nível de maturidade digital da sua empresa hoje, para oferecer os melhores serviços para gerar resultado e aumentar suas vendas online. Solicite a sua consultoria gratuita agora mesmo.
Quer potencializar suas vendas? Vem para a Mercado Binário! Ligue para gente: (41) 3907-5331 ou pelo WhatsApp (41) 988845-8172
Acesse também nossas redes sociais para ficar por dentro das novidades: Facebook e Instagram.