Por que fazer um planejamento estratégico para sua empresa

Se você administra uma empresa, vai empreender, ou é responsável pela gestão de um setor e quer otimizar os resultados, você precisa entender a necessidade de elaborar um planejamento estratégico para sua empresa. 

Entre os anos de 2020 e 2021, o Brasil atingiu a marca de 152 milhões de pessoas com acesso a internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2020, elaborada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

De acordo com a Neotrust, ao longo de 2020, o comércio eletrônico brasileiro ganhou 20,2 milhões de novos usuários e 301 milhões de compras foram realizadas online, registrando uma alta de 68,5% em comparação com 2019. 

Ao analisar essas informações, podemos afirmar que é fundamental investir em um ambiente digital, na produção de conteúdos relevantes e manter um olhar atento para o comportamento do consumidor. Mas para que isso gere bons resultados, é essencial fazer um planejamento estratégico para sua empresa. 

E o que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um documento composto de estudos, estratégias e ações que irão orientar a empresa sobre qual o melhor caminho para seguir e até alcançar o seu objetivo. Nele estarão respostas para perguntas sobre a marca/empresa como:

  • Qual o segmento de atuação ?
  • Qual o público alvo ?
  • Quais os valores da marca?
  • Qual o objetivo da marca?

Com essas e outras respostas será possível tomar decisões e definir a distribuição dos recursos e investimentos de maneira assertiva. 

O que o planejamento estratégico precisa ter?

Além das respostas citadas, o desenvolvimento do planejamento estratégico para sua empresa conta com análises de mercado, concorrência, perfil da persona e pode ser dividido em 5 etapas: diagnóstico, identidade, metas, plano de ação e análise. 

1- Diagnóstico: diz respeito a uma visão interna do seu negócio e para o mercado atual. Aqui, é realizada a análise SWOT ou FOFA para avaliar as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças. 

Esse trabalho, geralmente, acontece em equipe para que possa trazer pontos de vista diferentes e é muito importante para poder entender o cenário em que a empresa está inserida e identificar quais ações são mais adequadas. 

Se a sua empresa conta com uma agência de comunicação e marketing, conte com a colaboração dos profissionais de planejamento, comercial e atendimento para realizarem essa análise com olhar técnico e assertivo.

2- Identidade: a identidade organizacional é a imagem que a empresa terá e guiará contratações, parcerias e lançamento de produtos ou serviços. Nessa etapa serão definidos a missão, visão e valores, definindo a forma como a empresa deverá ser reconhecida pelo público. 

3- Metas: este é o momento de definir onde a empresa quer chegar, os resultados esperados e quais serão os indicadores usados para medir o sucesso dessa jornada. Lembre que essas metas precisam ser realistas e para entender as possibilidades de executá-las você pode contar com a colaboração dos gestores de setores como vendas, RH, marketing, deixar toda a equipe ciente dos objetivos. 

4- Plano de ação: é hora de agir!! O plano de ação é o que torna viável a conquista dos seus objetivos. Nele sua equipe contará com um cronograma, definição de responsabilidades, prioridades e soluções para possíveis imprevistos.

5- Análise: sem analisar o andamento e os resultados das ações planejadas, não tem como saber o que precisa melhorar e o que está dando certo. Por isso, é importante que periodicamente líderes se reúnam, tragam dados, observem e discutam sobre as estratégias e resultados. Nestes encontros, algumas informações podem ser revistas como a Análise Swot, as metas e o plano de ação. 

Ao desenvolver e seguir o que foi traçado no planejamento estratégico para a sua empresa, você conseguirá notar avanços e se relacionar com o seu público, fidelizando clientes e conquistando excelentes resultados.

A Mercado Binário conta com especialistas em marketing digital e oferece consultoria gratuita para que a sua empresa otimize as vendas e fortaleça sua imagem no ambiente digital. 

Entre em contato com nossos consultores e saiba mais sobre o método MB.

 

 

 

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter