Por que não copiar textos de outros blogs?

Será que eu posso pegar qualquer texto e fazer o uso dele no meu próprio site ou blog? Quais as implicações disso?

Se você entende a importância e acompanha as boas práticas de marketing digital, sabe o quão importante é para obter bons resultado produzir conteúdo relevante. E uma das principais ferramentas de produção que uma empresa pode ter é um blog. Porém, produzir conteúdo não é uma tarefa simples.

Além de possuir um conhecimento em SEO, ter boa escrita e conhecer bem sobre a área que se pretende falar, é preciso de tempo. E esse é um dos recursos mais limitados nas empresas. Por isso, é comum que elas encontrem maneiras rápidas para resolver esse problema. Um deles é o de (re)publicar conteúdos de terceiros em seu blog ou site. E isso é um problemão.

A primeira implicação que pensamos é o plágio. Sim, esse é um enorme problema para sua empresa. Porém, há outros problemas que podem prejudicar, e muito, a sua empresa, como penalização do Google e a perda da credibilidade para com o seu cliente.

Bom, vamos entender um pouco melhor sobre cada problema que copiar textos de outros sites podem ocasionar para o seu site.

Cópia sem autorização do autor é plágio. E plágio é crime!

É muito fácil copiar um texto de outro site, por isso se tornou uma prática tão comum. Mas quando alguém escreve um texto, ele é desta pessoa. Então, copiá-lo sem autorização é um crime, pois você estará roubando (def.: apropriar-se de um bem alheio) um conteúdo que não é seu.

Segundo o Artigo 184 do Código Penal Brasileiro, plágio é um crime de violação aos direitos autorais e os que lhe são conexos. A pena para esse crime pode ser multa ou até mesmo detenção, de 3 meses há 1 anoAcho que ninguém gosta de pagar multas, muito menos de ficar preso, não é?!

“Ah, mas e se eu alterar alguns trechos do texto?”

Se o texto estiver protegido por uma lei que não o permita ser reproduzido na íntegra, ou com modificações, você só estará piorando ainda mais os problemas.  

O Google vai te punir

O que era pra ser uma das principais ferramentas para atrair visitas orgânicas para o seu site, com a possibilidade de explorar várias palavras-chaves e conteúdo relevante, pode atrapalhar o seu resultado. Quando você copia textos de terceiros para o seu blog é isso que acontece.

Nas políticas do Google, o maior parceiro que um site pode ter, sites que copiam conteúdos são penalizados. As punições são uma má classificação nos resultados de busca, o que torna o seu site menos visível para o seu público, ocasionando em um mal resultado. E mesmo que você tenha autorização para copiar o conteúdo, o Google entende como uma duplicação de conteúdo e ele irá te punir.

Então, se você busca estar na primeira página do Google e entre os primeiros resultados, copiar conteúdos em seu blog, com certeza, não é o caminho certo.

Não perca sua credibilidade

A intenção de ter um blog é assumir a posição de autoridade, não a de a dar a terceiros. Tornar-se referência é um dos principais objetivos e benefícios em produzir conteúdo. É no conteúdo que você mostra ao seu cliente que você conhece a área, entende do assunto, dos problemas dele e que sua empresa pode resolver essas questões.

E quando o seu cliente ver que os seus conteúdos são copiados de outras fontes, o crédito que você tinha com ele irá valer mais nada.  

Pense assim: você irá realizar um importante jantar, quem você contrataria, Edu Guedes, um chefe de cozinha que te mostra como faz, ou a Angélica, que convida convidados para preparar pratos em seu programa?

Lembre-se que pensar e produzir rende muito mais frutos.

É injusto

Se o conteúdo que você irá copiar for exclusivo para assinantes, é óbvio que estará prejudicando o trabalho de alguém. E mesmo que o conteúdo não seja restrito, mas se houver anunciantes na página, você ainda sim estará atrapalhando o trabalho de alguém. E se não for exclusivo para assinantes e não houver anunciantes na página, você estará sendo, no mínimo, injusto e preguiçoso.

A pessoa teve um trabalho para escrever tudo aquilo, teve que organizar seu tempo – um recurso geralmente escasso -, exercitou a própria criatividade e você simplesmente só fez um Ctrl+C e Ctrl+V. Não parece uma atitude legal, você não acha?

Mas e se eu quero compartilhar um conteúdo interessante com outras pessoas, de forma correta, sem parecer plágio. Como eu faço?

Há algumas formas de promover um conteúdo de terceiros, que realmente é interessante e merece ser citado. A primeira, é indicar o conteúdo nas suas redes sociais (Facebook ou Twitter, por exemplo).

No blog, você pode citar o link no meio de um post, quando o mesmo for citado. Mas se o assunto for realmente muito relevante, você pode escrever um post sobre o original.

Exemplo:

“Recentemente, a empresa X publicou um artigo muito interessante sobre…”

Viu a diferença? Você pode se basear e criar um texto totalmente novo.
Jamais copie o conteúdo completo e sempre lembre de dar crédito ao autor.

Fazer mais do mesmo não é uma boa opção. Quando você cria, você se força a pensar, organizar as ideias, buscar referências. Você aprende muito mais criando do que copiando. Então, não copie textos, mas sim, crie textos. Isso será muito mais positivo para o seu blog, para os seus clientes e para o seu resultado.

 

Teste gratuitamente o nosso Robô de Ads!

Preencha o formulário abaixo que entramos em contato

[gravityform id=”33″ title=”false” description=”false”]

 

Quer saber mais sobre inteligência artificial, anúncios digitais e robôs de marketing?

Conheça a Mercado Binário, agência de marketing digital que já utiliza robôs e ferramentas de machine learning para seus clientes. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre marketing digital com inteligência artificial.

Dúvidas ou sugestões? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter