Sempre confiamos em recomendações de amigos e familiares para tudo, desde carros até a marca de creme dental. Ao mesmo tempo, este tipo de avaliação boca-a-boca sempre foi direta e física. Então, a tecnologia entrou em cena e o modo como interagimos uns com os outros mudou drasticamente, tornando-se fácil para usar este aspecto humano dentro do marketing e negócios.
Em nosso mundo impulsionado pelas novas tecnologias, as pessoas são mais conectadas do que nunca. Mas é importante entender que o diferencial não é apenas a criação de mensagens – mas a entrega de reais experiências humanas para as massas. Os comerciantes espertos e donos de empresas que já descobriram como esta estratégia funciona, incentivam que as pessoas falem da sua marca e canalizam em seus sites e redes sociais estes depoimentos.
Mas mesmo assim, se você acha que o marketing boca-a-boca é algo simples, não se deixe enganar . Conseguir bons comentários/depoimentos e ainda conseguir que as pessoas gostem e compartilhem estas informações não é algo fácil.
A maioria das empresas de pequeno porte investem menos de 3 por cento do seu faturamento em marketing. Quando investem, a maioria destes empresários estão propensos a pensar em formas tradicionais de publicidade ou soluções amadoras. Estas formas não potencializam o marketing boca a boca.
Mas como transformar consumidores em defensores apaixonados da marca através do marketing boca-a-boca? Como você pode oferecer conversas que fazem as pessoas partilharem a sua mensagem com a sua rede?
Confira algumas dicas abaixo:
1. Identificar e segmentar os seus influenciadores.
2. Conecte-se à emoção humana.
3. Envolver continuamente comunidades.
4. Dar aos consumidores algo para falar com o serviço ao cliente superior.
5. Tornar mais fácil para as pessoas a deixar comentários
Não importa o quão avançados nós nos tornamos na tecnologia, é importante para as marcas entender que os consumidores ainda estão se conectando como seres humanos. Em outras palavras, esquecer-se sobre os seguidores e “Curtir”, mas se concentrar em uma visão mais profunda – pensar sobre o que as pessoas querem falar e identificar as pessoas que podem ajudá-lo divulgar a sua mensagem lá fora.