5 dicas para conquistar seu espaço no Youtube

Já parou para pensar quantas vezes por dia acessamos o Youtube? Se você tem mais de 40 anos, pode ser que não acesse tanto, mas caso tenha filhos ou conheça millennials, é fato que as maiores referências deles vêm do Youtube. E se eu te contar que esse gigante da comunicação não existia há 13 anos?

História

O Youtube foi oficialmente criado no dia 14 de fevereiro de 2005, pelos jovens Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim. No seu primeiro ano de vida, o canal chegou a dois milhões de visualizações por dia e 200 mil usuários registrados, e olha que os vídeos eram bem limitados, pois o site só aceitava conteúdos com até 100Mb. O boom do Youtube, aconteceu no ano de 2009 e só tem aumentado de lá para cá. O que fez esse ano tão especial? Bom, uma música muito peculiar, com uma dancinha cativante: “Gangnam Style” do rapper sul-coreano PSY. Não lembra? Deixe-me atiçar sua memória com a famosa dancinha: 

A partir daí, o Youtube se tornou um dos maiores meios de comunicação que existem hoje, e junto com ele chegaram milhares de novas oportunidades. Ter um canal de sucesso no Youtube, se tornou um sonho para quase uma geração inteira. Duvida? Entre em uma sala de aula do ensino fundamental e pergunte o que elas querem ser quando crescer. Tenho certeza que pelo menos uma delas vai responder “youtuber”.

Por conta desse sucesso, milhares de canais são criados todos os dias. Mas como transformar o sonho de ter um canal de sucesso em realidade? Bom, com as nossas dicas, essa transformação pode ficar mais fácil. Confira!

Dicas para um canal de sucesso

1- Defina quem você é ou quer se tornar

É muito comum entrar ver canais que a pessoa tenta ser tudo: maquiadora, estilista de moda, gamer, dançarina, cantora… mas será que ela faz todas essas coisas direito? Se sim, ótimo! Ponto para ela. Mas sabemos que isso não é o comum. A grande questão não é nem fazer todas aquelas coisas bem, mas sim ser apaixonado por todas elas. Pois quando se é apaixonado por um assunto, mais seguro e confortável se está quando for falar em frente a uma câmera.

Por isso, é importante segmentar sobre o que será seu canal. Para isso, é preciso escolher um assunto que você goste de falar, não se preocupe em não ser um expert. Por exemplo:

Eu resolvo criar um canal sobre tendências imobiliárias, porque eu trabalho e sei tudo sobre o ramo. Porém, minha paixão de verdade é futebol americano. Eu assisto a todos os jogos, acompanho meu time e, mais importante de tudo, amo falar sobre isso. Só que, por não ser um expert em futebol americano, eu opto por começar o canal sobre as tendências do mercado imobiliário. Sabe o que aconteceu comigo um mês depois que abri o canal? Não aguento mais postar vídeos sobre o mercado imobiliário, mesmo sabendo de tudo que acontece nele. Aliás, eu passei a não aguentar mais o meu emprego, pois passei a viver 24 horas por dia do mercado imobiliário.

Viu por que não é necessário que você seja um perito no assunto que escolheu para seu canal? O que é necessário é ser apaixonado pelo tema escolhido. Então, tenho uma dica dentro da dica:

Seja apaixonado pelo assunto do seu canal!

“Mas meu canal tem que falar só de um assunto?” No começo, é mais seguro que sim. Quando você lança um canal de nicho, para um público mais segmentado, é mais fácil que fiquem sabendo do seu canal e que ele faça sucesso. Um exemplo real disso é o que aconteceu com os youtubers que fazem vídeos do jogo Minecraft: por ser um canal bem segmentado, eles se tornaram fenômenos dentro e fora do Youtube e hoje já fazem até shows pelo mundo.

Então vamos fazer um passo a passo dessa dica:

  • Sente, pense e escreva tudo pelo que você é apaixonado.
  • Escolha um assunto, ou até mais assuntos, que possam ser relacionados.
  • Segmente seu canal, para o público que você quer.

2- Seja diferente

Agora, é a hora de ouvir aquela frase “falar é fácil, quero ver fazer”. É verdade que ser diferente não é fácil, mas já pensou que ninguém é igual? Isso quer dizer que todos temos algo para oferecer, um outro modo de pensar e ver as coisas. Eu sei que descobrir qual o nosso “tchan” não é fácil e requer muito autoconhecimento, por isso, vamos segmentar esse pensamento:

O que você tem a oferecer de diferente, em relação a quem já fala sobre o tema que escolheu?

A partir daí, é possível entender qual será o diferencial do seu canal. Mas antes de chegar nesse ponto, estude tudo o que seus concorrentes são e oferecem: como eles se portam em frente a câmera, o que eles têm de diferente, o que faz as pessoas o assistirem? Saiba sobre eles o máximo que conseguir. A razão dessa pesquisa é um tanto quanto óbvia, afinal, como vou saber o que oferecer de diferente, se não sei o que já está acontecendo no ramo?

Portanto, essa é a etapa do estudo: observar e conhecer o nicho que pretende entrar, para então se autoestudar e entender o que tem a oferecer para aquele segmento.

3- Cuide do conteúdo

Já escolheu seu assunto e descobriu qual seu diferencial? Agora é hora de saber o que você vai colocar dentro desses vídeos.

Para um canal de sucesso, é importante abordar temas interessantes para o segmento escolhido. Ah, um detalhe: os temas têm sim que ser muito legais, mas eles também têm que ser reais. Ficou meio confuso? Vamos para o exemplo:

Você decide criar um canal sobre fofoca de famosos, ou seja, seu canal fala sobre a vida de outras pessoas. Um dia, você cria um título sensacional para um vídeo, que deixa o espectador curioso para saber mais sobre o assunto. Essa pessoa vai clicar no vídeo esperando que o assunto seja o que está no título. Até que, após assistir por dois minutos, ela descobre que o título era só um chamariz. Além de ela sair do seu vídeo sem ter terminado, você ainda corre o risco de levar um dislike. Ou seja, menos dois pontos para você. Portanto, é de extrema importância ter certeza sobre se o que está falando é real ou não. Agora, podemos ir para as partes mais técnicas desta parte:

  • Crie sempre títulos que digam a respeito do que acontece no vídeo. Se ele trata sobre a história de vida de um filósofo, diga que ele é sobre sua vida, e não suas ideias. Caso contrário, o espectador não vai gostar do seu vídeo, e muito menos procurar mais conteúdos do seu canal. Isso também torna os vídeos mais atrativos para o Google, já que o título está relacionado com o que está contido no vídeo.
  • Veja qual tipo de vídeo se encaixa ao seu canal. Vlogs, documentários, gameplays e assim por diante. Quando se escolhe qual estilo seguir em seus vídeos, se define qual rumo seu canal seguirá.
  • Conecte seu canal do Youtube com outras redes sociais, como Facebook e Instagram. Assim, quem te acompanha nos vídeos poderá ter conteúdos além do que vê nos vídeos.

4- Crie um planejamento e CUMPRA

Como você quer alcançar sucesso no Youtube, se mal posta vídeos? Por isso, criar uma rotina de gravações é muito importante no começo de qualquer canal.

O planejamento não precisa ser seguido 100%, caso queira mudar o assunto de algum vídeo ou coisa do tipo, é totalmente possível e compreensível. O que não pode mudar é a frequência de postagem dos vídeos. EU entendo que você tem uma vida fora do Youtube, e várias coisas podem e vão acontecer que alteram algo na sua entrega dos vídeos. Mas entenda: a frequência fideliza audiência.

Para te ajudar no planejamento e cumprimento do seu cronograma, separe um dia da semana para postar seus vídeos. Se escolher a quarta-feira, você tem que estar com tudo pronto até lá.

5- Faça parcerias

Não é só porque os outros canais são concorrentes, que eles têm que ser seus inimigos. Muito pelo contrário, todos os canais mais antigos que o seu, já estão em vantagem e podem ser vistos como uma “oportunidade de negócio”.

Muitos dos fenômenos do Youtube, deram realmente certo pois se envolveram com a rede e com seus concorrentes. É muito comum assistir vídeos em que vários youtubers aparecem juntos comentando algo, fazendo palhaçadas, experiências e todo o tipo de coisa. Por isso, os outros canais devem ser vistos como possíveis amigos. Mas não é só pela oportunidade de negócio: eles estão no Youtube a mais tempo, isso quer dizer que têm mais experiência do que você. Não que eles te entregarão a “chave do sucesso”, mas eles podem ajudar muito a sua jornada.

Busque sempre mais

É importante lembrar que o mundo muda a todo momento. Assim, estar sempre qualificado para proporcionar novas experiências para quem o assiste é um diferencial que pode ser facilmente alcançado. Não estou falando que você precise ir para a Graduação de Youtubers (sim, existe um curso para formação de youtubers), mas que sempre busque conhecimento sobre novidades do seu ramo. Já ouviu falar que médico estuda durante a vida inteira? Pois é, Youtubers também!

Como você percebeu, um canal de sucesso não nasce da noite para o dia. Os canais mais famosos do nosso país demoraram anos para chegar onde estão hoje. Porém, uma coisa que você pode ter certeza é: existe espaço para todos no Youtube, desde que por trás do vídeo exista muito trabalho.

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