Apresentamos a vocês o WhatsApp Business

Qual é o primeiro aplicativo que você instala na hora que tem em mãos um celular novo? Se eu tivesse que chutar, diria que é o WhatsApp. Na verdade, esse chute é bem consciente, já que 1,3 bilhões de pessoas usam o app no mundo inteiro. Sabemos que o Whats é uma ferramenta que facilitou a comunicação, mas você sabia que ele agora também vai facilitar a vida da sua empresa?

Não estamos falando só de grupos com seus clientes, ou talvez de um WhatsApp da empresa. Agora a plataforma oferece outro tipo de aplicativo, o WhatsApp Business.

O app é para qualquer empresa que queira se comunicar via mensagem com o cliente, mas só está disponível para o sistema Android, por enquanto, e continua totalmente gratuito. O aplicativo facilita a conexão entre as empresas e seus clientes e os 1,3 bilhões de usuários que possuem interesse na empresa.

Como funciona o WhatsApp Business?

O aplicativo oferece um perfil empresarial, que ajuda os clientes com informações úteis da empresa como uma descrição comercial, e-mail, endereço com mapa, respostas automáticas e atalhos.

Novidades do WhatsApp Business

Uma das maiores diferenças entre o WhatsApp e o WhatsApp Business é a ferramenta de mensagens inteligentes por meio de um chatbot, que responde automaticamente as perguntas feitas no app. Ainda não é uma inteligência artificial, mas já dá uma boa agilizada. Confira as novas funcionalidades:

  • Mensagem de ausência: esta funcionalidade permite criar uma mensagem personalizada que o WhatsApp vai responder automaticamente quando algum cliente enviar mensagem. Podem ser configuradas de três maneiras: responder sempre, responder apenas em um horário programado ou responder sempre que receber uma mensagem fora do seu horário comercial.
  • Mensagens de saudação: para apresentar-se aos clientes com uma mensagem.
  • Respostas rápidas: para que saibam quando você estiver ocupado e agilizar as respostas mais comuns aos seus clientes.

Outra novidade interessante, agora o app também disponibiliza estatísticas sobre as mensagens. Com uso de uma análise métrica simples, o app consegue fornecer, por exemplo, o número de mensagens que foram lidas para que você possa entender o que está funcionando para sua empresa.

Como configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business

Para criar estas mensagens basta entrar nas configurações > configurações da empresa do WhatsApp Business, e inserir o atalho para cada resposta rápida. Por exemplo, sua empresa é um restaurante e as pessoas sempre perguntam qual o horário de atendimento. Você pode criar uma resposta rápida assim “/hora” como o atalho rápido e personalizar sua mensagem. “Nosso horário de atendimento é de segunda a sexta das 11h às 15h. Te aguardamos para almoçar conosco. Você gostaria de reservar uma mesa?”.

O App para negócios não exclui a sua conta pessoal

Sabe como no Facebook, quando você troca de conta para postar com a página da empresa e depois volta para sua página pessoal? Então, é o mesmo princípio. Não será necessário baixar um novo aplicativo e criar uma outra conta. A sua conta será listada como comercial, e assim o cliente vai saber que ela a “oficial”.

Um estudo da Morning Consult comprovou que mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp os ajuda na comunicação com seus clientes e o crescimento de seus negócios. Com o WhatsApp Business, as pessoas e as empresas vão poder se comunicar de modo mais rápido, simples e prático.

Ainda não tem o app? Baixe a versão do WhatsApp Business e conte para a gente o que você está achando do novo app para sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter