Inteligência Artificial: saiba como usá-la no mundo dos negócios

Nós já falamos aqui no blog, que inteligência artificial não é só uma parte dos filmes de ficção científica e que ela faz cada vez mais parte do nosso dia. O que ainda não mostramos é como essa tecnologia já está sendo usada em diversos setores do nosso país. Mas vamos com calma, antes de tudo precisamos recapitular essa história que temos contado durante os últimos meses.

O que é Inteligência Artificial?

Apelidada carinhosamente de IA, esse ramo da ciência da computação se propõe a criar dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de raciocinar, perceber, tomar decisões e solucionar problemas. Em resumo, a IA pretende criar máquinas com a inteligência de humanos.

Apesar de parecer uma tecnologia moderna, ela já existe há décadas. Entretanto, ela é vista como uma tecnologia novinha em folha porque foi com o grande desenvolvimento tecnológico que tivemos nos últimos anos que ela se tornou viável.  A inteligência artificial, é dividia em quatro fases:

Primeira fase

Essa etapa é chamada de Inteligência Artificial passiva. Nela, um ser humano precisa abastecer o sistema de dados para que funcione. Caso contrário, o dispositivo não terá capacidade suficiente para agir da maneira que deve. Podemos comparar essa etapa como um carro quando está sem gasolina, é claro que ele não vai andar. Assim, a gasolina seria os dados e o carro, a máquina, ou software.

Segunda fase

Nesta fase, a máquina consegue executar ações pré-determinadas. Ou seja, um ser humano faz a programação “X”. A partir disso, o software só vai fazer a tal programação. Imagine em um futuro distante (ou nem tanto), em que você possui um pequeno robô que é capaz de preparar refeições rápidas. Porém, o robô não sabe como fazer os pratos, ele só sabe que tem que fazer. Assim, se você o programar para servir uma tigela de cereal todos os dias às 10h da manhã, ele só vai saber fazer isso. Ele não é inteligente suficiente para entender o que você gosta de comer, ele simplesmente faz a ação que está programada.

Terceira fase

Também conhecida como “Teoria da Mente”, essa fase já conta com um certo toque de ficção científica. Aqui, a IA é capaz de entender os sentimentos humanos, mas não consegue senti-los. Voltando ao seu futuro talvez não tão distante, essa fase será a do seu mordomo robô que se chama Alfred (sim, igual ao do Batman). Ele sabe que você está triste e então vai até a cozinha e prepara um brigadeiro. Faz isso pois sabe que vai deixá-lo mais alegre. Entretanto, o Albert ainda não consegue sentir o que é a tristeza e nem a sensação que saborear aquele brigadeiro vai te trazer.

Quarta fase

Essa sim é a fase digna de filme e literatura. Nesse estágio da inteligência artificial, as máquinas possuem consciência e podem sentir as mesmas coisas que nós. O dispositivo passa a se enxergar como um ser vivo. Agora, o querido Alfred é capaz de sentir exatamente a mesma sensação de felicidade quando dá uma colherada no brigadeiro.

E como isso muda os negócios?

Agora que você já se lembrou o que é a inteligência artificial, e pensou um pouco no seu futuro com um mordomo robô chamado Albert, vamos voltar a realidade e mostrar como e onde a IA já vem sendo utilizada.

Uma pesquisa da Salesforce revelou que 21% das áreas de vendas, serviços e marketing nos EUA já usam extensivamente a inteligência artificial para melhorar seus processos. Vicente Goetten, diretor do laboratório de inovação da Totvs no Vale do Silício, afirma que:

“A Inteligência Artificial te fala como está sua performance em relação aos seus concorrentes e o que você deve fazer para melhorar, quais produtos deve vender, quais promoções fazer”

Sendo assim, ela se tornou uma ferramenta para efetivar os lucros de inúmeras empresas. “Mas só as gigantes podem aproveitar esse recurso”. Se você acredita nisso, tenho uma notícia muito boa para te contar agora: existem diversas empresas que disponibilizam serviços para empreendimentos pequenos e médios. Nós da Mercado Binário, somos uma delas. A MB possui um robô, chamado ElevaWeb, que permite ao empreendedor focar em seu negócio, e não se preocupar com o marketing, pois ele estará rodando de modo automático com total segurança. Mas agora, chega de falar da gente.

Cases de IA no Brasil

Recentemente, a Microsoft disponibilizou um texto sobre a aplicação da inteligência artificial em negócios reais. Entre os cases está o da Unip (Universidade Paulista) e do Colégio Objetivo, que utilizam uma solução baseada em recursos da Cortana Intelligence Suite, oferecendo serviços como legendas automáticas em seis idiomas. A partir disso, a IA da Microsoft criou um dispositivo que busca as palavras mencionadas no vídeo do professor. Por exemplo, caso o aluno esteja assistindo um vídeo sobre história do Brasil, tudo que o professor fala será automaticamente transformado em legenda. Até aí, o Youtube também faz, certo? Mas a Microsoft deu um passo a mais e possibilitou que esse aluno busque a parte do vídeo que ele quer através das legendas geradas pelo software.

Outra utilização no Brasil é de uma startup que usa a IA para prever surtos de dengue. Por meio de dados de satélites e outras informações do governo, um algoritmo é gerado fazendo um cruzamento desses dados. Fatores como clima, velocidade e direção do vento, radiação e índice de chuvas e também os locais que possuem água parada são analisados. E sabe o mais legal de tudo? É que essa tecnologia já foi testada no estado do Rio de Janeiro. Usando dados de 2007 a 2013, a precisão foi de 84% nos locais de foco do mosquito. Além do Rio, foi testado na Malásia e acertou em 88% das vezes.  Segundo o Estadão, a startup pretende oferecer para o governo um tipo de assessoria para combater a doença com o uso de estratégias combinadas.

Gostou desse conteúdo? Conheça a Mercado Binário, nossos clientes e cases com resultados reais e efetivos! Acompanhe o nosso blog para saber tudo sobre Marketing Digital. Confira nossos projetos de criação de site, todos responsivos! Toda semana um vídeo novo no Canal MB.

Nos siga nas redes sociais

Assine nossa newsletter