A união faz a força: tecnologia e marketing

Imagine que você tem uma máquina do tempo. Um belo dia, você decide usá-la para voltar à sua infância. O cenário do seu passado não vai ter smartphones, smart TVs e robôs que atendem pedidos de pizza (a menos que você tenha 10 anos de idade, claro). A questão é: seja qual for sua idade, quando pensamos no passado, a tecnologia era muito menos desenvolvida do que é hoje. Não precisamos nem voltar à nossa infância, basta pensar na nossa relação com celulares há cinco anos e comparar com a de hoje. Há cinco anos, o celular era um acessório, usado para emergências e trabalho. Hoje ele é uma extensão de nós, ali dentro está uma boa parte de nossa vida. Meio Black Mirror, né?

O fato é, a tecnologia veio para ficar. Ela é a queridinha de uns e o terror de outros, mas está aqui, e temos que aprender a lidar com ela da maneira mais conveniente possível. Ela já se tornou parte das nossas vidas, mudou relações no mundo e facilitou muitos processos.

Vivemos na era em que tudo é smart, e por que não tornar o seu negócio também?

Como já disse, a tecnologia veio para ficar. Quem não acompanhou e não quer acompanhar, cedo ou tarde vai ficar para trás. As relações entre empresa e cliente mudaram, e nossa sociedade se tornou imediatista. Não entendeu? Vamos para o exemplo:

Agora são exatamente 15:40 da tarde. A hora do lanche está chegando, e eu resolvo que quero comer comida japonesa de lanche da tarde. Sushi, sashimi, tudo que eu tiver direito. Dou uma olhada ao meu redor e não encontro nenhum restaurante japonês. Então, pego meu smartphone, acesso um app de comida e procuro direto meu restaurante favorito. Aí que descubro: eles não fazem parte do app. Que pena, eu entro em uma página de outro estabelecimento e faço meu pedido lá. Viu só? Eu simplesmente substituí um pelo outro.

Caso seu negócio seja o que me entregou sushi, bom pra você: ganhou uma cliente. Já meu restaurante favorito, perdeu uma estrelinha. A tecnologia é essencial para ações estratégicas em inúmeros setores da sociedade. Com o marketing não é diferente.

Tecnologia e marketing

A invenção da web foi o Big Bang do marketing como conhecemos. Produziu uma explosão de novas expectativas e oportunidades, tanto para o profissional quanto para o cliente. Já parou para pensar na quantidade de anúncios que você vê por dia no Facebook? E na quantidade de coisas que já descobriu via Google? Pois é, a tecnologia trouxe novas ferramentas para facilitar a comunicação entre cliente e empresa.

O cenário em constante transformação do marketing acompanha os avanços da tecnologia. Assim, familiarizar-se com os compradores de hoje ajuda a inseri-los no centro das estratégias, facilitando a implantação de novas tecnologias. Essas ferramentas utilizam dados para criar experiências cada vez mais personalizadas e únicas para o cliente, e tendem a ser cada vez mais acessíveis e fáceis de usar. Por meio delas, é possível medir e analisar com precisão os dados dos compradores, e baseado nessas informações criar campanhas cada vez mais direcionadas e personalizadas. Desse modo, as tecnologias permitem melhorar a experiência do usuário, e quanto melhor, mais leal ele será – e também mais disposto a pagar um pouquinho a mais. Portanto, a tecnologia proporcionou ao marketing uma nova maneira de entender e abordar o cliente.

Quanto mais o marketing e o comércio eletrônico crescem ou substituem pontos de interações tradicionais, mais cresce a importância de dominar esses novos instrumentos.  Porém, esse crescimento de orçamentos digitais não significa simplesmente uma migração de gastos da mídia tradicional para a digital: uma parte cada vez maior do orçamento de marketing é aplicado na própria tecnologia. Uma pesquisa recente da Gartner mostra que 67% dos departamentos de marketing planejam aumentar seus gastos em atividades relacionados à tecnologia nos próximos anos. Além disso, 65% estão aumentando os recursos para os prestadores de serviços de produtos relacionados à tecnologia.

Como você pode perceber, as novidades no marketing não param de chegar. Isso reforça o quanto esses profissionais precisam estar sempre atualizados e como essas tecnologias vão permitir a comunicação de forma cada vez mais personalizada e direta com os consumidores.

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