Prever o futuro seria uma habilidade gloriosa, mas saiba que ela não se restringe apenas à ficção. Conforme já abordamos no post “Análise preditiva: o futurismo aplicado no marketing digital”, atualmente o uso da inteligência artificial (IA) vem crescendo no mundo e empresas de todos os ramos estão investindo fortemente nesse setor. Mas o porquê de tudo isso? A Mercado Binário te explica!
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial é um conjunto de algoritmos que determinam, conduzem e executam ações. Também definida como “a ciência de criar máquinas inteligentes”, por Demis Hassabis, chefe da Google DeepMind. Mas você sabia que ela já havia sido idealizada por Platão e Aristóteles 3 mil anos A.C?
Isso mesmo! De acordo com o João Fernando Marar, doutor da área pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em entrevista para o Tecnoblog, afirma que “ela vem lá dos filósofos gregos, do Platão, do Aristóteles. É muito interessante observar esses estudiosos do passado. Eles vão remontando e construindo o que nós entendemos hoje como um modelo científico”.
Por que usar a inteligência artificial para prever o futuro?
Estudos realizados por cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, mostrou que “90% do que a maioria das pessoas faz, em qualquer rotina diária, pode ser previsto com apenas algumas equações matemáticas”. Então, é possível, sim, prever o futuro com base na IA.
“Muitas campanhas de marketing são repetitivas, quando aplicamos inteligência artificial, podemos identificar padrões mais amplos, que nós, seres humanos simplesmente não veríamos. Essa identificação ajuda a prever com maior precisão e responsabilidade quais as melhores ações futuras, baseado em dados e insights de robôs de marketing.”, afirma Rodrigo Schvabe, gestor de marketing e sócio da Mercado Binário.
Onde aplicar inteligência artificial no marketing da minha empresa?
Conseguimos aplicar a IA em vários setores das empresas, focando em otimizar processos e diminuir as ações mais repetitivas da nossa rotina. Confira algumas possibilidades:
- Automatização de processos
Para aplicar a inteligência artificial ao marketing digital do seu negócio é necessário realizar à automatização de processos. Existem softwares, por exemplo, que leem e-mails e identificam oportunidades de vendas, dentre inúmeras outras funções. Assim, você poupa algo muito importante nos dias de hoje: tempo.
Rodrigo Helcer, fundador e CEO da Stilingue, em entrevista para a Época Negócios, destaca, “[…] dentro de 125 anos, teremos o full automation of labor, a automação total do trabalho ou, em outras palavras, a capacidade da IA permitir que 100% dos trabalhos humanos sejam feitos por robôs.”
- Uso do chatbot
O chatbot é um sistema de atendimento ao cliente que poupa tempo e esforço. Ele chegou para otimizar o processo de compra e de vendas, respondendo perguntas básicas acerca das etapas de aquisição, além de qualificar os leads e nutri-los com as informações necessárias para realizarem a compra. A Mercado Binário criou um artigo especialmente para esse tema, denominado “Chatbot: a principal tendência em marketing digital para 2018“.
- Análise preditiva
Análise Preditiva é uma forma de prever padrões comportamentais do seu público-alvo. Essa ferramenta visa antecipar possíveis acontecimentos, como crises econômicas e picos de crescimento, funcionando com o auxílio de machine learning e big data. Aplicada ao marketing digital, ela traz resultados excelentes. Hoje, já existem cursos gratuitos para aprender sobre inteligência artificial.
Quer saber mais sobre inteligência artificial e robô de marketing? Conheça a Mercado Binário, agência de marketing digital que já utiliza robôs e ferramentas de machine learning para seus clientes. Acompanhe e compartilhe o nosso blog para saber tudo sobre marketing digital com inteligência artificial. Confira nossos projetos de criação de site, todos compatíveis com os dispositivos móveis! Toda semana um vídeo novo no Canal MB. Curta nossa página no Facebook e siga nosso Instagram. Entre em contato conosco.