Criar proximidade e relacionamento engajado com os clientes são os principais desafios que as marcas enfrentam, hoje. Mas, com o uso de robôs de marketing, as grandes e médias empresas podem usufruir de uma construção de marca mais efetiva, humana e interativa.
Com um mundo cada vez mais rápido, ágil e tecnológico, as pessoas sentem a necessidade de ter mais conexões naturais com o mundo a sua volta. E isso, é uma bela oportunidade das marcas aproveitaram esse momento. Certamente, a tendência de futuro já é a inteligência artificial, então, como usar essa ferramenta no branding?
Leia mais: Como iniciar o uso de inteligência artificial no marketing da sua empresa.
Inteligência artificial e relacionamento
Aqui vou citar o case da BIA – a inteligência artificial do Bradesco. Estrategicamente, o Bradesco usufruiu das novas tecnologias, branding e estudo de público para criar um novo canal para seus clientes tirarem dúvidas e ter uma relação mais próxima com eles. Com a criação da assistente virtual BIA, os clientes têm uma voz, natural, feminina e agradável para terem suas dúvidas respondidas a qualquer momento (e sem precisar ficar horas em um atendimento telefônico).
E, isso deu muito certo! O banco aproveitou o momento para ampliar seu poder de marca com a nossa querida inteligência artificial na estratégia de voice interaction, sabemos que a Siri, do Iphone, e a Luiza do Magazine Luiza também ganharam espaço nas mídias e intensificaram a interação com os clientes.
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Portanto, com a IA e um forte estudo de branding, é possível criar coisas incríveis para solucionar algumas necessidades básicas dos consumidores. Descubra abaixo!
Como utilizar a inteligência artificial no branding?
Distante dos filmes de robôs, nos quais o mundo é dominado e exterminado pela tecnologia, a inteligência artificial no branding pode auxiliar em diversas áreas do marketing.
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Criar identidade visual
Criar uma identidade visual é um processo que exige diversas etapas, os designers e profissionais de branding sabem disso. Dentre eles, a criação de logo, materialização da personalidade da marca, escolha de elementos, ícones, imagens, cores e fontes são só 1/3 do processo de estrutura de branding de grandes marcas.
Com a IA, o desenvolvimento da identidade visual pode ser totalmente automatizado. Mas, não significa que os profissionais perderão seu espaço. A vantagem é que eles terão mais tempo e garantia de originalidade, tempo e criatividade no projeto.
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Entender a necessidade do consumidor
A necessidade de mudar, entender e adaptar-se ao consumidor digital nunca foi tão importante quanto agora. Por isso, as marcas devem aproveitar da tecnologia para gerar insights profundos e criar personas mais completas.
Diante disso, é possível ampliar a vantagem competitiva das empresas ao entender a jornada de compra do cliente. Criar experiências e conteúdos relevantes a partir desse estudo automatizado é uma realidade da junção da IA no branding.
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Os algoritmos avançados, máquinas e análise de dados que englobam a inteligência artificial ajudam as marcas a entenderem melhor a intenção do consumidor. Por isso, vemos as marcas cada vez mais poderosas por meio de um branding completo e com relações cada vez mais humanas.
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