Storytelling: aprenda agora a utilizar essa técnica em sua estratégia de marketing de conteúdo

Contar boas histórias é essencial no marketing de conteúdo. Descubra como aplicar a técnica do storytelling na sua empresa

O ser humano gosta de histórias. Gosta de contar, ouvir e descobrir novas narrativas. Desde nossos ancestrais, que expressavam suas histórias através de pinturas nas paredes das cavernas, até o homem moderno, que tem acesso a milhares de informações em tempo real, na palma da sua mão, com um simples toque na tela do seu smartphone.

As histórias conquistam as pessoas, podem transmitir sensações. Além disso, essa é uma forma de criar uma conexão direta com o leitor. Pode parecer demais, mas com certeza, em alguma narrativa, você se sentiu parte da história, como se estivesse sido escrito diretamente para você. Boas histórias marcam pessoas, mesmo que os detalhes se percam na memória, o contexto principal vai permanecer. E isso é o mais importante em uma boa história.

Para criar uma narrativa que seja permanente para seus leitores, é indispensável usar o storytelling. Em uma tradução muito literal é o ato de contar histórias. Mas pode ser dividida em duas partes, a história em si, e a forma como esta pode ser apresentada.

A mensagem pode ser forte e até mesmo ser uma ideia brilhante. Mas sem a técnica certa a ser aplicada, não surtirá o efeito desejado no seu público. Conheça um pouco mais sobre a técnica do storytelling e como utilizar na sua estratégia de marketing:

O que é storytelling?

Mas afinal de contas, o que é e como funciona o storytelling? É quase como uma arte. Desenrolar uma história, ou passar uma mensagem, com elementos narrativos. Por exemplo, dentro da sua storytelling você pode criar um ambiente, personagens, um conflito principal e, através de todas essas ferramentas, contar a sua história.

O storytelling vem para diferenciar conteúdos dentro da internet. Com o world wide web, todos nós somos autores, a cada minuto milhares de posts e vídeos entram online e querem a atenção do público. Essa técnica narrativa pretende diferenciar o seu conteúdo dentro do mar de informações da internet. A sua mensagem nunca mais será apenas mais um na multidão.

Aplicando essa técnica você garante um material único, criado a partir da sua própria perspectiva. Mesmo que seja um tema muito abordado pelos confins da internet, o seu toque pessoal, com base nas suas próprias – e únicas – experiências. É esse pequeno detalhe que faz toda a diferença. Que permite que o leitor crie uma conexão com o seu conteúdo, com essa troca emocional.

Uma história bem contada vai levar permitir uma leitura fluida, na qual o leitor poderá se identificar. O storytelling, mais do que comunicar um mensagem, prevê também a experiência do usuário – como ele vai se sentir lendo aquele conteúdo?

Como contar histórias?

O primeiro passo é definir qual a sua mensagem. O que a sua marca tem para contar? Essa será a base para montar o seu storytelling. Pode ser colocada logo no começo da jornada do seu leitor. Ou até mesmo como o seu final feliz. Mas é importante, definir qual é o conteúdo que você quer transmitir, antes de tudo.

Logo depois de definir a sua mensagem, você vai precisar de outros elementos para montar a sua história: ambiente, personagem e conflito. São importantes para gerar a identificação, o seu personagem é que vai fazer a jornada – juntamente com o leitor -, o ambiente é o contexto onde ele está inserido. E o conflito será o ápice da história, onde  o personagem será testado a continuar a sua jornada, o ponto onde geralmente captamos a atenção da audiência.

Como transformar meus conteúdos em Storytelling?

A ideia de narrativa, personagens e conflitos, faz parte da grande maioria dos storytellings. Mas ainda é possível trazer apenas alguns elementos individuais para o seu conteúdo, sem necessariamente transformá-lo em uma narrativa.

Nesse caso, o seu conteúdo poderá ser usado como a história, ou então, apenas parte do conteúdo. Você pode usar uma narrativa para complementar o conteúdo. Usando como um exemplo para captar a atenção do seu público.

A grande inspiração do storytelling são os grande escritores e roteiristas. Existe uma série de dicas e receitas para seguir um bom roteiro. Como a jornada do herói, onde o autor o antropólogo Joseph Campbell, coloca uma linha de aventuras que todo o herói passa, segundo a sua teoria, entre a apresentação do seu mundo comum, o chamado à aventura, desafios, conquista e caminho de volta. Existem doze passos no total, e muitos outros autores seguem essa linha para criar suas histórias.

Dependendo da linha do seu conteúdo, pode ser uma base para criar o storytelling. Mas também existem outras dicas de aplicação desta técnica:

Dicas para aplicar o storytelling

Lembre-se de usar uma linha de raciocínio. Ou seja, leve o leitor até uma conclusão final, use uma ordem cronológica para que a mensagem seja bem recebida, e possa ser reproduzida posteriormente. Siga uma linha de artigos científicos, como introdução, desenvolvimento e conclusão.

Qualquer história pode estimular sentimentos durante a sua leitura. Faça o possível para que o seu conteúdo passe uma sensação boa e positiva. Mas isso não quer dizer que você precise dizer apenas coisas boas durante todo o texto. Traga os problemas – mas não esqueça da solução de cada um deles. Assim você garante uma mensagem positiva.

E o ponto principal, seja criativo. Ofereça algo diferente para o seu leitor, surpreenda-o com o seu conteúdo. Seja diferente de tudo que ele já viu sobre esse tema, crie uma expectativa e então quebre-a no meio com uma reviravolta digna de Hollywood. O seu público vai amar. 

Existem mil maneiras de contar uma história – encontre a sua maneira, ou invente mais uma.

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