Conheça a técnica de copywriting e como você pode aplicar na estratégia de marketing digital da sua empresa ainda hoje!
Em uma estratégia de marketing digital, o conteúdo é um dos principais pilares. Dentro dos meios digitais temos diversas opções de fotos, vídeos e textos para os mais diversos fins. Com os temas certos, você poderá destacar a sua marca nesse mar de conteúdo que é a internet. E as técnicas de copywriting irão te ajudar a produzir o conteúdo certo para o público certo.
O copywriting pode ser aplicado em qualquer lugar, no e-mail marketing semanal da sua empresa, nas suas redes sociais, no seu blog ou em anúncios diretos. Afinal, é uma forma de comunicação que conversa com o consumidor, ajudando-o a passar pelas etapas de compra, também conhecido como funil de venda: aprendizado e reconhecimento de problema, consideração de solução e, por fim, a decisão de compra.
A ideia de um texto que usa técnicas de copy, é fazer com o leitor tome uma iniciativa. Como fazer download de um material, assinar uma newsletter ou mesmo ir para outra página do blog e ler outro artigo. O texto deve conter elementos persuasivos para impactar o leitor.
Descubra os principais pontos de uma estratégia copywriting para aplicar na sua empresa ainda hoje:
Entendendo o Copywriting
Mas antes de aplicar o copywriting, é preciso entender como ele funciona. A questão da escolha é um ponto chave para esta estratégia digital. Existem dois lados responsáveis pelas escolhas: emocional e racional. O lado emocional está sempre buscando razões para finalizar uma compra. Ao contrário do racional, que argumenta contra a compra, listando razões para não realizar a compra naquele momento.
O copy usa elementos para destravar o lado racional e ao mesmo tempo controlar o emocional. Para chegar ao emocional, existem algumas estratégias. Como um título atrativo, destaques dentro do texto, listas, subtítulos e caixas com depoimentos. São formas de despertar a emoção do leitor através do texto, acionando o desejo, para que ele tome uma decisão final, que seria, em geral, a compra do produto ou serviço que está sendo oferecido dentro da redação.
Mas o texto não pode se apegar apenas ao lado emocional, também deve destravar o racional. O lado racional é ativado através de depoimentos de clientes prévios, que já usaram o produto e comprovaram sua eficácia. Imagens, gráficos, números e estatísticas. O lado racional do cérebro precisa de provas quase científicas do fato, é um apelo a segurança para sanar as dúvidas em relação àquela compra. Aliando os dois lados responsáveis pelas escolhas de compra, teremos um texto de alta conversão, pronto para vender o produto ou serviço que você está oferecendo com a sua empresa.
Como aplicar o Copywriting
Antes de aplicar o copywriting, é importante definir a persona da sua empresa. O texto precisa falar, de forma clara e específica, com o consumidor final do produto. E quanto mais dados demográficos constar no perfil do personagem, melhor será a comunicação para esse cliente. É essencial levar em consideração a sua faixa etária, profissão, relacionamento, salário, família e localidade. Adicione também um mapa de empatia: o que a sua persona vai ver ou ouvir? O que ela fala ou sente em relação ao seu produto?
O texto de copywriting ainda precisa se embasar nos principais desejos humanos, que estejam relacionados com o produto ou oferta final. Poder, independência, segurança, saúde, economia, bem-estar – são alguns dos principais. A partir dessas premissas é possível criar um texto persuasivo, que vai atingir em cheio o consumidor ideal do cliente, fazendo com que ele siga através do funil de vendas e realize a compra ao final da estratégia.
Uma boa copy se faz com paciência: é necessário fazer uma pesquisa extensa sobre o seu mercado de atuação e seus clientes ideais. Afinal, você precisa mostrar quais são os seus diferenciais. Qual é a solução que está sendo apresentada? Por que o leitor deste texto de copywriting precisa realizar essa compra?
Existem alguns atalhos mentais que apresentam um grande grau de poder de comunicação com o cérebro. Alguns exemplos são a escassez, a antecipação, a reciprocidade, a prova, a exclusividade, a curiosidade e a especificidade. Essas estratégias podem ser efetivas logo no título ou bem no começo do texto, atraindo o leitor até o conteúdo. Dentro do texto também é importante lidar com possíveis objeções. Trate o conteúdo como se fosse uma venda real. Demonstrando a necessidade de consumo e a promessa de solução para a dor do seu leitor.
Maturidade digital e Metodologia MB
O copy pode ser aplicado para diversas estratégias, como um fluxo de vendas via e-mail marketing, vídeos, anúncios e muitas outras ações dentro do marketing digital. Dentro do blog da sua empresa é possível, com muita pesquisa e desenvolvimento de cada um dos temas, procurar novas abordagens para lidar com as dores do seu consumidor final. Essa é a ideia do Inbound Marketing: demonstrar confiança e segurança na sua marca através dos seus conteúdos.
A maturidade digital é fundamental para definir em qual etapa de adaptação ao mercado digital a sua empresa se encontra, antes de aplicar estratégias de Inbound Marketing e copy, por exemplo. Cada uma dessas etapas pode trazer oportunidades para a sua marca otimizar ainda mais seus resultados – investindo nas estratégias certas e atingindo o seu público-alvo ideal.
Pensando nestes resultados, a Agência de Marketing Digital Mercado Binário desenvolveu uma metodologia exclusiva, que consiste em quatro níveis de maturidade digital. Através de uma consultoria gratuita, identificamos o atual nível da sua empresa, o melhor conjunto de ações para gerar resultados e quais as estratégias para que a sua empresa possa chegar ao quarto e último nível.
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