Um conteúdo de qualidade é essencial para uma estratégia bem sucedida de marketing digital. Descubra agora mesmo 5 dicas para distribuir seu conteúdo!
A base de uma boa estratégia de marketing digital é a criação de conteúdo. Com temas de qualidade no seu blog e suas redes sociais, você pode criar um forte laço com seus clientes, aumentando o engajamento dos usuários com a sua marca.
Para criar esse conteúdo de qualidade é essencial traçar uma estratégia detalhada, para compreender todo o processo de produção. Com base na persona da marca, sua jornada de compra e claro, nas possibilidades de distribuição desse conteúdo.
Para quem busca resultados reais com ações de marketing digital, a divulgação do conteúdo é tão importante quanto a sua produção. Afinal, existem diferentes mídias e diferentes ações podem ser realizadas em cada uma delas.
Não adianta nada criar um conteúdo ótimo se ele não chegar ao público-alvo. Portanto, a distribuição é uma fase crucial. Isso significa promover seus conteúdos, em suas variadas possibilidades de formato, fazendo com que eles cheguem às pessoas certas. Para isso, é necessário apostar em uma boa estratégia.
Confira cinco dicas para a distribuição do seu conteúdo!
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01- Mídia orgânica e paga
O primeiro passo para distribuir o seu conteúdo é decidir como utilizar a mídia. Na da web, qualquer pessoa pode criar conteúdo – nas mais diversas plataformas. Esses conteúdos, entretanto, podem alcançar muitas ou poucas pessoas. A grande diferença está no uso das mídias pagas e orgânicas.
Mídia orgânica é aquela onde os usuários encontram seu site através de buscadores ou utilizando o link direto. É uma forma espontânea de mídia que irá atingir somente quem já está no fundo do funil. É um pouco mais trabalhoso e leva mais tempo alcançar grandes resultados utilizando apenas mídia orgânica.
Já a mídia paga, como o próprio nome sugere, funciona através de um pagamento prévio. Existem diversas formas de campanhas: desde impulsionamentos de publicações nas redes sociais até anúncios no Google e no Facebook Ads. A mídia paga garante que mais pessoas sejam impactadas pelo seu conteúdo e consequentemente, conheçam a sua marca.
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02- Blog e Redes sociais
Um blog e redes sociais são ótimos canais para começar a distribuir o seu conteúdo.
O blog é uma forma de mídia própria, geralmente dentro do site da sua marca. Ali você tem a plena liberdade para escolher a forma de linguagem, layout e principais configurações. Além disso, você pode publicar o que quiser. Trazendo artigos interessantes sobre sua área de atuação, novidades nos seus produtos e serviços, infográficos e muitos outros conteúdos.
As redes sociais são essenciais para conteúdos, mas é importante identificar onde está o seu público. São muitas mídias com diferentes formatos de conteúdo – é quase impossível acompanhar todas com um perfil comercial. Estude as preferências do seu público e escolha as principais, como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e LinkedIn. Nas redes sociais você pode ainda fazer publicações e impulsioná-las depois que já apresentaram bom resultado orgânico de engajamento. Com alguma verba específica para isso você pode aumentar a visibilidade das suas páginas!
Não esqueça que cada plataforma exige uma linguagem e formatos certos de conteúdo.
03- Google Ads
As mídias pagas podem gerar um alto alcance em pouco tempo. O Google Ads é uma ótima opção nesse quesito. Essa ferramenta possibilita que o seu conteúdo apareça nos primeiros resultados de busca do Google.
Você pode apostar na rede de pesquisa, que apresenta o seu site nos resultados de buscas a partir das palavras-chave ou na rede de display, com um banner em sites parceiros do Google, como o próprio Youtube.
A melhor parte é que as campanhas de Google Ads são altamente segmentadas. Ou seja, você tem a certeza de que o seu conteúdo irá atingir o público-alvo correto, gerando leads qualificados e resultados reais.
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04- Landing Page
Outra forma de distribuir um conteúdo, como e-books, infográficos ou cartilhas, é através de uma Landing Pages. Nessa página, você oferece o seu conteúdo como uma recompensa e em troca do contato da pessoa – incluindo-a em uma lista de leads. Tendo esta base de e-mails você pode criar fluxos de nutrição para que o usuário percorra a jornada de compras e se torne de fato um cliente.
Oferecendo um bom conteúdo, em uma página com design clean e atrativo você poderá conquistar muitas visitas e coletar muitos leads para a sua marca!
05- E-mail marketing
O e-mail marketing pode ser considerado um fluxo de nutrição. Ele é uma maneira de manter contato com sua base de clientes, envolvendo-a cada vez mais com a sua empresa. Encaminhe mensalmente uma newsletter com todos os novos conteúdos da sua marca! O último vídeo do Youtube, por exemplo, ou os artigos mais recentes do seu blog.
Por muito tempo o e-mail marketing foi considerado uma forma invasiva de marketing. Porém, atualmente esta é uma forma de criar e nutrir um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes.
E claro, antes de investir na distribuição, certifique-se que seu conteúdo é de qualidade. Muito além de publicações de ofertas e novidades de produtos, você deve oferecer ao seu cliente a solução para uma dor, demonstrando que a sua marca é autoridade no assunto.
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